Senha de Superusuário para montar HD (Resolvido!)

Iniciado por Samuel Ubuntu do Sur, 18 de Dezembro de 2011, 15:35

tópico anterior - próximo tópico

Samuel Ubuntu do Sur

Olá Pessoal!

Boa Tarde!

Aqui em casa todos estão usando o Ubuntu e por isso mesmo, eu estou criando novos uruários para acesso ao computador, cada um com sua senha de usuários comuns, sem privilégios.

Contudo, para que um usuário comun acesse arquivos de uma pasta que esteja em outro HD (partição ext4) - pois não cabe tudo na Home - é solicitado a senha de superusuário para montar (o que é ruim, pois somente eu deveria ter esta senha).

Enfim, parece que só restam duas opções: ou monto automáticamente o HD no boot (não sei como fazer, apesar de ter procurado no fórum) ou tenho que tirar esse pedido de senha.

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado!

Samuel Ubuntu do Sur

Pessoal, boa noite!

Apesar de ler e estudar os sites abaixo:

( www.hardware.com.br/livros/entendendo-linux/trabalhando-com-paermissoes.html

http://www.hardware.com.br/livros/entendendo-linux/montando-desmontando.html )

indicados aqui mesmo no fórum no tópico "Aprendendo a usar o terminal", não consegui ainda solucionar o problema inicial. Mesmo entrando como "root" para ver as permissões do HD montado, vem a mensagem: "Não é possível determinar as permissões"

Alguém tem alguma idéia de como começar?

Abraços!

phaleixo

tem um programa chamado pysdm na central de programas com ele voce pode definir as particoes que serao montadas automaticamente no boot
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Samuel Ubuntu do Sur

Obrigado Phaleixo! Sensacional! Agora sim, está tudo resolvido! Inclusive, tem opções de, se não montar no boot, permitir que outros usuários montem e desmontem! Show de bola! Problema resolvido!

É só uma pena que aplicativos como esse fiquem escondidos da maioria dos usuários que estão migrando do Windows para Linux! Vamos colocá-los naquela lista dos "indispensáveis". Valeu!