Autor Tópico: Renomeei o hostname e perdi condição de root--sudo parou de funcionar  (Lida 3356 vezes)

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Bom dia pessoal,estou utilizando o Ubuntu 6.06. Ontem à noite resolvi remomear o arquivo hostname que fica em /etc/hostname. Mudei de "zecarlos-desktop" pra "casa". Acontece que agora o sudo não funciona mais. Parece que perdi a condição de usuário root. No PC só tem a minha conta e não estou conseguindo executar tarefas como root. Quando digito: sudo apt-get update, o terminal me retorna a mensagem ---sudo: unable to lookup casa via gethostbyname()---. Que posso fazer para resolver esse problema? Desde já obrigado a todos que puderem me ajduar..
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Renomeei o hostname e perdi condição de root--sudo parou de funcionar
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2006, 07:43 »
Zeca,
quando altera o hostname primeiro tem que o adicionar ele em /etc/hosts , assim não teria esse problema.
Agora para resolver vai ter que utilizar um LiveCD, montar a partição antiga e adicionar no /etc/hosts o novo nome do seu sistema.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Re: Renomeei o hostname e perdi condição de root--sudo parou de funcionar
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2006, 11:11 »
Mas qual é o procedimento que terei que fazer para editar o /etc/hosts. Quais comandos devo dar pra fazer isso?
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Renomeei o hostname e perdi condição de root--sudo parou de funcionar
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2006, 12:09 »
Arrana do LiveCD mas utilizando o modo de recuperação.
Depois ao escolhe para entrar com prompt no sistema para recuperar.
Depois digita:
Código: [Selecionar]
sudo nano /etc/hostsDeverá abrir um editor onde pode adicionar o novo hostname no arquivo.
Grave e depois reinicar o sistema com CTRL-ALT-DEL.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Re: Renomeei o hostname e perdi condição de root--sudo parou-(Resolvido)
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2006, 14:51 »
Amigo, muito obrigado pela ajuda, problema resolvido. Já aproveitei também e criei uma senha para o usuário ROOT, para não ter que passar pelo mesmo problema. Dei uma pesquisada no google e achei esse link: http://vivaotux.blogspot.com/2005_08_01_vivaotux_archive.html. Nesse bolg tem diversas informações sobre como recuperar a senha  do ROOT, configuração do LILO, GRUB etc. Valeu, um abraço a todos.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!