Como instalar o Linux no lugar do windows???

Iniciado por RonaldoB., 07 de Agosto de 2006, 17:39

tópico anterior - próximo tópico

RonaldoB.

Copiei o Linux Ubuntu do site  linuxval.free.fr/winlin/ e tenho o sistema operacional windows XP professiona.
Acontece que tenho o HD partilhado em C: e D: e não queria perder os dados contidos no D: .
Tudo que estiver no C: eu não ligaria de perder.
Será que alguém pode instruir um leigo como eu a instalar o Linux e fazê-lo meu sistema operacional.....e ao mesmo tempo, retirar o windows XP que só tem me trazido problemas....deixando somente o Linux na minha máquina....
Detalhe....tenho visto que as pessoas instalam o Linux de um CD e eu apenas o copiei do site que achei no google (que tá citado acima)....
Antecipadamente agradeço qualquer ajuda......(ah....desculpe falar mas meu conhecimento em computadores é bem básico.)

Valeu

agente100gelo

Primeiro: Seja bem-vindo!
Segundo: Altere o título de sua mensagem pq fere as regras do fórum.
Terceiro: Vamos a ajuda:

1. Vc baixou o arquivo .ISO? Qual o nome do arquivo q vc baixou? É necessário gravar um CD para fazer a instalação.
2. O Linux não entende o C: ou D:... ele entende em uma outra formatação. Provavelmente seu C: será lido com hda1 e o D: por hda2 ou hda5. Quando for fazer a instalação, basta selecionar que seja instalado em hda1.

A instalação difere dependendo do arquivo q vc baixou. Então responde a 1 primeiro pra que a gente possa dar os passos.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

RonaldoB.

Estou instalando o ubuntu 6.06.iso...ou melhor.....gravando ele direto em CD......assim que conseguir entro em contato.....obs...demora.....
de qq forma...obrigado por enquanto.....
ah...valeu o toque do título ;)

agente100gelo

RonaldoB.

Versão desktop....mas estou ha mais de uma hora e ainda não deu o download completo....vou gravar em CD.....depois, pelo que vi no "ajuda do windows"....não vou conseguir desinstalá-lo sem ser por completo pq está particionado.....
Mas vou avançar parte a parte....primeiro quero gravar o CD e ver se consigo instalá-lo... ???

RonaldoB.

Gravei o Linux Desktop (i386.iso) num CD mas não consigo fazer o windows reconhecê-lo.....alguém pode me ajudar a proceder a instalação e desinstalar o windows XP (se possível).....pois o windows está partilhado em 2 (C: e D :) e não queria perder os arquivos gravados no D:
Já tive uma valiosa ajuda acima que me explicou q o nome das partições do HD vão mudar....mas não sei por onde começar.....
Obrigado

agente100gelo

Não é o Windows que vai reconhecer... vc precisa fazer sua placa-mãe reconhecer.
Para isso no início do micro (antes do Windows), tecle DEL e vá nas configurações da BIOS e mude a ordem do boot para passar primeiro pelo CD.
Como as configurações variam, não dá pra dá um passo a passo.

RonaldoB.

Mas o boot já tá pelo CD....tanto q quando formatei o computador de novo (há alguns dias), coloquei o CD do windows para instalar e ele leu pra re formatar o cpu.....daí, apaguei a partição C: e deixei só a D:
de qq forma, vou tentar de novo.....mas acho q não vai dar certo....
Obrigado de novo pela ajuda

coyoterj

Olá , também sou novato aqui, mas como já passei essa etapa (apanhando um pouco) da para tentar ajudar.
É o que o o agente100gelo falou e vc deve estar fazendo algo errado.
Se teu micro bota pelo cd, então ele vai entrar direto no Ubuntu, ai se estiver tudo ok, vc clica num ícone que vai estar na tela para instalar no hd e ai é só ir com atenção que vc chega lá.
Uma coisa, qual sua máquina e quanto tem de memória ? Eu tinha numa máquina 256 de ram e não consegui instalar pelo cd desktop então baixei o alternate e funcionou blz.
Mas vale a pena o esforço, o Ubuntu é um SHOW !!!

[]s
ps.: vc só tem que prestar atenção na hora de particionar o hd, para não colocar a sua partição em risco.
Eu tinha no meu hd 2 partições winxp (sistema ntfs+dados fat32) e instalei o linux em outras sem perder nada... O lance é ter atenção e ler o material disponível aqui.
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Lamego

Como é que você gravou o .ISO para o CD ? Muita gente não sabe que o ISO nao se copia com um programa normal, é uma imagem que tem que ser gravada com um programa que a suporte...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

coyoterj

Realmente tem esse detalhe.

Quem tem o winrar instalado no win, ele associa a extensão '.iso'. Muita gente descompacta o .iso antes de gravar, ai acontece dele não dar boot mesmo...

[]s
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

agente100gelo

Citação de: Lamego online 08 de Agosto de 2006, 07:31
Como é que você gravou o .ISO para o CD ? Muita gente não sabe que o ISO nao se copia com um programa normal, é uma imagem que tem que ser gravada com um programa que a suporte...

Completando...Na maioria dos programas de gravação de CD tem uma opção "gravar como iso" (ou alog parecido)