Autor Tópico: LightDM: Trocando temas, personalizando e instalando o tema do Ubuntu no Xubuntu  (Lida 10717 vezes)

Offline jere2001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • Linux pode ser o futuro, só depende de nós!
    • Ver perfil
Considero o LightDM como um Slim melhorado e turbinado, pois ele é leve e altamente personalizável, tudo de forma muito simples apenas instalando os temas e alterando seus scripts.
Como utilizo o Xubuntu no meu Netbook os exemplos de scripts são baseados no padrão do Xubuntu, mas tudo que será escrito aqui funciona em qualquer membro da família 11.10 com LightDM.

Conhecendo os scripts

O que precisamos para configurar o LightDM está na pasta /etc/lightdm/ aqui encontraremos os scripts necessários para a personalização e alteração de tema:

  • lightdm.conf
  • nomedotema.conf

O lightdm.conf é o arquivo que utilizamos para escolher nossa seção se vamos fazer login direto, e qual o tema será utilizado. Neste tutorial não mostrarei como se faz o login direto pois meu objetivo é mostrar como personalizar o LightDM, se  fizermos um Login direto para que personalizar o LightDM? Eis o conteúdo do arquivo:

Código: [Selecionar]
[SeatDefaults]
user-session=xubuntu
greeter-session=lightdm-gtk-greeter

Onde user-session é o desktop que será utilizado ao logar e greeter-session é o tema do LightDM que será exibido.
Lembrando que nos repositórios só temos quatro temas disponíveis. São eles:

  • lightdm-gtk-greeter
  • lightdm-qt-greeter
  • unity-greeter
  • mythbuntu-lightdm-theme

Para cada tema instalado será criado um arquivo nomedotema.conf. No Ubuntu, como apenas o unity-greeter estará instalado por default teremos apenas o arquivo unity-greeter.conf. Já no Xubuntu teremos apenas o lightdm-gtk-greeter.conf disponível pois apenas o lightdm-gtk-greeter está instalado. É neste arquivo onde podemos personalizar nosso tema de LightDM.

O conteúdo de um nomedotema.conf é:

Código: [Selecionar]
[greeter]
background=xxxxx
logo=xxxxx
theme-name=xxxxx
icon-theme-name=xxxxx
font-name=xxxxx
xft-antialias=xxxx
xft-dpi=xx
xft-hintstyle=xxxxx
xft-rgba=xxxxx

Explicarei apenas as configurações que podem trazer dúvidas background é o caminho para o papel de parede do LightDM, theme-name é o nome do tema GTK ou QT que será utilizado lembando que a grafia tem que ser perfeita respeitando maiúsculas e tudo o mais,icon-theme-name nome do tema de ícones segue a mesma explicação do ítem anterior, font-name nome exato da fonte seguido do seu tamanho (esses valores precisam estar instalados no sistema, caso contrário por exemplo se o valor de theme-name for o nome de um tema que não está instalado ou a grafia do nome estiver divergente o sistema irá carregar o tema padrão do gnome quadradão a lá Win95), xft-antialias suavisação de bordas, xft-dpi resolução, xft-hintstyle não sei ao certo mas me parece que controla a espessura da fonte  ??? e xft-rgba que também não vi utilidade.

Como um de meus passatempos é personalizar meu desktop sempre estou testando novos temas GTK e eu queria saber como deixar o LightDM com o mesmo tema do meu Desktop. A coisa é simples, somente altere os campos theme-name, icon-theme-name e font-name para os mesmos valores que você utiliza no seu desktop e altere o plano de fundo inserindo o caminho da imagem em background. Segue o lightdm-gtk-greeter.config que eu utilizo para o LightDM no Xubuntu com o tema Greybird:

Código: [Selecionar]
[greeter]
background=/usr/share/xfce4/backdrops/park.jpg
logo=/usr/share/unity-greeter/logo.png
theme-name=greybird
icon-theme-name=elementaryXubuntu-dark
font-name=Ubuntu 11
xft-antialias=true
xft-dpi=96
xft-hintstyle=hintslight
xft-rgba=rgb

Utilizando o tema unity-greeter - tema do Ubuntu - no Xubuntu

Instale o tema:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install unity-greeter gnome-settings-daemon
Aqui cabe uma observação o tema unity-greeter não funciona sem o pacote gnome-settings-daemon porém este não consta como dependência, se ele não for instalado o LightDM não irá subir e a tela irá piscar, somente sendo possível logar no sistema pelo tty

Altere o arquivo lightdm.conf para:

Código: [Selecionar]
[SeatDefaults]
user-session=xubuntu
greeter-session=unity-greeter

E por último altere as linhas  theme-name, icon-theme-name e font-name para os mesmos valores que você utiliza no seu desktop ou outros valores de sua preferência e altere o plano de fundo inserindo o caminho da imagem em background. Lembrando que esses valores precisam estar instalados no sistema, caso contrário por exemplo se o valor de theme-name for o nome de um tema que não está instalado ou a grafia do nome estiver divergente o sistema irá carregar o tema padrão do gnome (quadradão a lá Win95).

Bom é isso, espero que essa informação em portugês seja útil a alguém como assim foi para mim que tive que googlar um bom bocado e só encontrei informações espalhadas e em inglês. 
ASUS a7n8x-xe, Sempron 3300+, 2x 1GB Markvision DDR 400, 2x SAMSUNG HD080HJ (RAID0)
Audigy 2 ZS, Play TV Pró Ultra, Corsair vx450w, WinXP SP3
Ubuntu 10.04 (Dual Boot)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: LightDM: Trocando temas, personalizando e instalando o tema do Ubuntu no Xubuntu
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2011, 02:14 »
Muito boa dica,

Quando eu descobrir como instalar o LightDM no Kubuntu sem dar problemas eu testo esse seu tutorial, mesmo por que as próximas versões do Kubuntu virá também com o LightDM.