Instalação do ubuntu com o windows

Iniciado por Marcelo Correia, 12 de Dezembro de 2011, 18:27

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo Correia

Pessoal,  boa tarde,  estou com um problema na instalação do ubuntu e o windows....acontece que eu tenho o windows numa partição instalado...e deixo um espaço sem partição para instalar o linux...acontece que nesta versão nova do ubuntu...eu instalo ele ...depois de instalado ele inicia o grub...me apresentando o menu do windows...so que quando clico na opção do windows ele diz que esta faltando um arquivo dll  responsável pela inicialização do windows...já instalei umas 4 vezes com versões diferentes...e , em todos acontece a mesma coisa...o windows não inicializa...alguém poderia me  ajudar a entender o que está ocorrendo??  curto muito o linux...mas infelizmente tenho pessoas aqui que não se deram bem com linux...por isto preciso  de instalar os dois...abç.

bawlaw

olá,

pelo visto o problema é com o windows..
veja qual arquivo .dll que estáfaltando e tente inseri-lo na partição windows nos arquivos dele..

Marcelo Correia

Muito obrigado pela atenção....mas esta acontecendo com todas as versões de windows a começar pelo xp até o windows 7...enquanto que as versões anteriores de linux ubuntu ...fica tudo na normalidade...abç..vou reiniciar e pegar o tipo de arquivo.

eaxgrande

Você tem mais de um windows instalado?

Se sim, no grub só vai mostrar a opção do mais recente (windows 7)

Clicando nela, começa o boot, abre uma janela do windows, perguntando se você quer iniciar a versão mais nova (W7) ou mais antiga (XP)

Você seleciona uma delas e carrega.

Deveria ser assim.

Já tentou consertar usando o CD do Windows em modo recuperação?

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Marcelo Correia

A ultima instalação eh do xp mas estou so com ele instalado, juntamente com o linux, mas infelizmente ele não está estartando....tentei , sim com o cd de instalação do windows, mas ele pediu o caminho...e eu não sei como chegar..mas assim, quando eu tento inicializar o windows ele  da esta mensagem....

Windows could not start because the following file is missing or corrupt:

<windows root>\ system32\ntosdkynl.exe.

please re-install a copy of the above file.

estou no linux..

abç.

clodoaldops

se ubuntu inicia mas o windows não... vc deve recuperar a mbr do windows... depois de recuperar a mbr do windows .... recupere o grub do ubuntu... depois de recuperar o grub do ubuntu... abra o terminal do ubuntu e digite o seguinte comando: sudo update-grub

Master King

Pode ser conflito,se voce instalar o mais novo primeiro ele apaga o arquivo de boot,recomenda-se instalar sempre o mais velho primeiro,pra nao haver problemas,digo isso por que fui instalar junto com o vista o Xp,e tive que pagar um tecnico e.e

eaxgrande

É mesmo!

Uma vez instalei XP e W7 e o XP vinha primeiro!

Só que na hora do boot, era assim:

-Selecionava windows no grub
-Aparecia uma tela perguntando qual versão do windows devia iniciar (a opção mais nova primeiro)
-Selecionava (com mouse ou tab, não lembro)
-Aí dava o boot

Ainda tenho o XP aqui. Procurei ontem essa pasta aqui e não achei:
Citar<windows root>\ system32\ntosdkynl.exe.

Existe windows root ?!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Fabiuntu

Precedimento:

Faça backup de todos seus arquivos antes de presseguir!

1- insira o cd windows de sua preferencia de o boot pelo cd do windows e formate todo o hd e instale normalmente como se fosse apenas utilizar o windows mesmo.
2- Após a instalação do windows reinicie e de o boot pelo cd do ubuntu prossiga com a instalação até o momento que aparecerá uma tela com o seguinte iten "instalar o ubuntu lado a lado com outro sistema operacional" escolha este e na próxima parte vc irá escolher o tamanho de suas partições, e prossiga com a instalação normalmente,

Por fim quando você iniciar o Pc irá aparecer o Grub para escolher entre quais sistema deve ser o boot!

link do próprio forum para instalação do sistema ubuntu ! http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html

be free !

Marcelo Correia

Boa noite pessoal...

Então fiz todo este procedimento de instalação...instalei o windows...e depois fui instalar o linux..escolhi a opção ...lado a lado com o windows...o linux instalou tudo sozinho...não pediu para dimensionar a partição...e nem perguntou com qual gerenciador eu queria estartar os dois sistemas...ja tentei fazer as partições manualmente...mas acontece o mesmo problema...ele não inicia o windows...estranho isto...nunca tive problemas com as versões mais antigas... ja cheguei a instalar 3 windows...mais o linux..

eaxgrande

Esquisito mesmo...

Tem como postar uma screen da sua tela de grub?

Tem como digitar isso no terminal e postar aqui?
Citarsudo fdisk -l /dev/*da

Obs: é fdisk -l(ele minúsculo), não fdisk -i
Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Marcelo Correia

venon@venon-System-Product-Name:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for venon:

Disco /dev/sda: 8006 MB, 8006926336 bytes
39 heads, 39 sectors/track, 10281 cylinders, total de 15638528 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xc3072e18

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        8064    15638527     7815232    c  W95 FAT32 (LBA)

Disk /dev/sdb: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders, total de 312581808 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x7038a1cc

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1           15181    81920159    40952489+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sdb2   *    81922048   276482047    97280000    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sdb3       276482048   304197631    13857792   83  Linux
/dev/sdb4       304197632   312580095     4191232   82  Linux swap / Solaris
/dev/sdb5           15183    81920159    40952488+   7  HPFS/NTFS/exFAT
venon@venon-System-Product-Name:~$
apareceu isto....

eaxgrande

Nooooossa cara...

Tá aí uma coisa que eu ainda não tinha visto...

O que é isso em sda1? Um pen drive? Tem um pen drive espetado ai?

Seu hd está em sdb?

Puxa, como você conseguiu fazer a primeira partição extendida e continuar com primária na sequência? Nem sabia que existia isso...

E em /dev/sdb1 você tem o quê? Windows 95?!?!?!

Puxa, cara, isso está além da minha compreensão atual. Não posso te ajudar, a não ser que fosse o caso de formatar geral.

Vou ficar acompanhando aqui e torcendo pra que você obtenha ajuda, pois essa eu quero aprender!

Desculpe ai...

Abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Marcelo Correia

também não entendi.....tenho uma partição ntfs para armazenar dados...tenho a do windows que deveria ser um xp...e sim meu pen drive esta por aqui...acabei instalando com ele...nem me toquei...e finalmente a partição do linux....rss não sei de onde veio este windows 95....vou zerar tudo....e criar todas as partições  do zero...valeu ...muito obrigado pela antenção..abç.

eaxgrande

Cara, antes de você se embrenhar nessa de formatar de novo, não seria melhor aprender por que seu HD aparece em sdb e não sda?

Aqui, é o meu pen drive que aparece em sdb e não o contrário.

Se você tiver paciência, posso ajudar na parte da pesquisa pois também não sei o que é isso.

Mas se você tá mesmo é com pressa de ver funcionando (acredite, também sei bem o que é isso, kkkkkkkk!), então fica a sugestão de você tentar um particionamento "clássico", pra início do aprendizado:

/dev/sd*1   primária   ntfs   100 Gb   Windows XP  boot
/dev/sd*2   primária   ext4    15 Gb       /             Ubuntu
/dev/sd*3   extendida -----------------------------------------
/dev/sd*5   lógica       ext4     43Gb       /home      Ubuntu
/dev/sd*6   lógica       swap      2Gb                     

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal