Erros em montagem Ubuntu 10.04

Iniciado por rafael.luc, 07 de Dezembro de 2011, 23:08

tópico anterior - próximo tópico

rafael.luc

Olá pessoal.

Tenho uma placa ASROCK 810 lmr, tinha instalado o Ubuntu 10.04 funcionou perfeitamente durante alguns meses, porém começou a pouco tempo apresentar erros e instabilidade, achei que fosse o HD que estava com Bad e comprei um novo. Agora o sistema continua dando os mesmos erros, inicia verificação de erros durante o boot mais que normal e agora erro ao montar a partição Home (estou ignorando), algumas vezes também tenho erro no Gnome e no navegador algum aplicativo não aparece e até mesmo travamento. Ja limpei as memórias, não sei se isso não é um problema na placa que já é velhinha.
Outra coisa como faço para passar o memtest no Boot (esta sem unidade CD) , só tenho o Ubuntu instalado.

Brodovisk

Não sei mais creio que se vc usa o ubuntu 10,04 é pq seu pc não aguenta rodar o ubuntu 11.10 certo?
Vou te passar uma para acabar com seu pesadelo de uma vez só , use o lubuntu é simples, pois o mesmo já tem o kernel 3.0 atualizado e monta suas partições sozinho , instalei em um pc aqui , pois o mesmo usando tranparência usa 300mb de ram só.
Vai entrar como uma luva aí e não vai ter mais dor de cabeça , já apanhei mto montando partição , sei que é ruim p/ diabo,ainda mais qnd dá erro do nada e desmonta.
Dê uma pensada nisso , é a solução mais rápida,pode instalar o gedit e o resto do ubuntu se quiser.
Abração , boa sorte.

rafael.luc

CitarNão sei mais creio que se vc usa o ubuntu 10,04 é pq seu pc não aguenta rodar o ubuntu 11.10 certo?
Estou com com 10.04 porque é LTS, ja instalei o 10.04 em outros 3 PCs e não tive problemas, não tenho interesse em outras versões. O que estou achando estranho é corromper os dados do HD.

Brodovisk

Você está usando a mesma midia que instalou nos outros?Será que não é leitor de cd sujo que está corrompendo na instalação?Ainda mais se for todos os pcs iguais com a msm config porém só este que corrompe.(coloca o hd do outro instalado caso for todos iguais)
Percebi que vc sabe o que faz , só que vai ter que passar um pente fino aí , tipo trocar cabos de fonte e tomada  1º para ver se não é a tomada , depois ir para cabos do hd , e cada vez mais fundo.
Pode ser falha de chip ou aquecimento na hora da instalação , veja se ele não aquece mais que os outros , principalmente no chipset ,
Meu pc velho está com uma das saidas de usb pifada(errei o fio e queimou) , por causa disso atingiu algo que trabalha com o hd e para instalar o lubuntu é um Deus me acuda pq esquenta , o hd grita , o hd tamb está no fim tem mais de 5 anos.
É uma placa da importada e a saida de usb é padrão deles (minuscula) e fui encaixar no pininho e errei e ficou lento assim,(deu curto).
Só testando mesmo para saber.
Espero que ache aonde ocorre o erro , deu sorte que tem mais 3 pcs para desmontar e testar as peças.
Boa sorte , só tenho isto ao alcance.
Abração!

rafael.luc

O que você mencionou muitas coisas já forma feitas, tentei outra mídia, outra unidade de CD, troquei o cabo do HD, EX3 em vez de EX4, limpeza da memoria e slots. Também instalei o Debian 6 que também ficou instável (placa de vídeo provavelmente). Não testei o HD em outro PC pois o que estava antes tinha mesmo erro, montagem e erro na partição home. Nesta ultima instalação funcionou durante algumas semanas, depois começou a dar problemas de instabilidade, então atualizei o que tinha resolvido, mas agora com erro de partição novamente.
Não tem nada superaquecendo aparentemente (chipset/processador).

galactus

Bom, tudo indica que é hardware mesmo.

Já tentou trocar a fonte?

E já verificou a placa mãe fisicamente, digo, viu se tem algum capacitor "tufado"?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

rafael.luc

Não tentei trocar a fonte, vou medir os capacitores e a fonte. O mais estranho e que os erros ou instabilidade começa umas duas semanas depois que instalo o SO.

zekkerj

CitarOutra coisa como faço para passar o memtest no Boot (esta sem unidade CD) , só tenho o Ubuntu instalado.
Instale o pacote memtest86+.

sudo apt-get install memtest86+

Vc pode também baixar e instalar o Ubuntu em um pendrive, com o programa "usb-creator".

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

rafael.luc

Desmontei a fonte e tinha um capacitor estufado, troquei ele e mais dois que era o que eu tinha disponível para troca, talvez isso explique a corrupção, quando PC esta quente e sendo exigido processamento a alimentação do HD oscila dando erro, claro que isso é um palpite.
Depois disso, entrei pelo modo recuperação, tinha que digitar "F" para corrigir, isso não aparece na tela de correção normal do boot. Os erros da partição foram corrigidas.

CitarVc pode também baixar e instalar o Ubuntu em um pendrive, com o programa "usb-creator".
Eu criei para instalação um Pen drive, fiz no programa que já vem no ubuntu "Criador de disco de inicialização", a partir do ISO e instalei em um netbook. Essa placa da o boot pela USB, mas não carrega o SO, fica em Boot: dando um enter aparece a mensagem que não tem imagem do kernel, em outro notebook funciona normalmente o pen drive.

Citarsudo apt-get install memtest86+
Ja esta na versão mais nova quando fui tentar instalar. Eu instalei o StartUp-Manager, esta em 10s o que não aparece nada e o modo recuperação e memtest esta sendo mostrado como SO, ou seja, só posso escolher um para boot, caso eu escolha o memtest não conseguirei entrar mais no SO para mudar o StartUp-Manager.

zekkerj

Quando a fonte tá com defeito, vc vê um bando de coisas acusando problema. A memória corrompe, o HD falha, o vídeo enguiça, a rede desconecta...

Provavelmente vc já vai sentir melhora em seu micro com o conserto da fonte.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D