Conexão a internet.

Iniciado por Brodovisk, 06 de Dezembro de 2011, 13:50

tópico anterior - próximo tópico

Brodovisk

Antes de conectar seu Ubuntu a 1ª vez  ou fazer alguma alteração colocando comandos no terminal , sugiro que leia o manual do modem ou routeador para saber o que são as luzes e o que elas dizem.
Pois o usuário pode estar tentando fazer uma conexão sem sinal no modem , e sabendo identificar o significado de cada luz você saberá se é falta de sinal no modem , (no caso de entregarem o modem , porém o sinal não está liberado no provedor para o seu modem) , ou se é o seu Ubuntu.
Vejo que muitos não sabem , porém o Ubuntu caso use um modem dhcp e cabo de lan na maioria dos casos faz a conexão sozinha e não é preciso instalar ou adicionar nada.
Ontem aconteceu de minha internet não conectar após a meia noite , como estava no escuro e o modem na minha cara logo vi!Não é nada no meu Ubuntu e sim falta de sinal do provedor!
Caso o Ubuntu perder a conexão do nada sugiro que check suas luzes do modem antes de mais nada!
Sabendo que existem modem que não conectam 2 macadress ao mesmo tempo , nesse caso só irá conseguir usar 2 pcs ou mais usando routeador ,porque mesmo clonando o macadress só é possivel conectar 1 de cada vez.(eu clono o meu ,porém só para não ter que reiniciar o modem toda vez que conecto o outro pc).
Sendo assim , toda vez que você liga seu pc novo direto no modem e não conecta é preciso reiniciar o modem para ele pegar o novo macadress do seu novo pc.(macadress é o endereço de lan da sua placa mãe)
Cada modem reseta de uma forma diferente , alguns só desligando e ligando , outros já  é necessário apertar botões por determinado tempo , então fica por conta do usuário ler o manual do modem para saber como ele funciona e como reseta-lo.
Quando se tem um modem dhcp é o modem que conecta ao plugar o cabo de lan e faz a conexão sozinha , só que tem estes 2 porém que citei acima  , e além disto na maioria das vezes carrega a internet e configura automático somente iniciando , isto pode ser feito via comando ou reiniciando a maquina.(só reiniciar)
Para quem usa adsl via pppoe é preciso fazer discar , no forum tem tanto  poste dizendo sobre dhcp , pppoe e wireless porém sem ler seu manual é impossivel de saber qual será ou qual modelo que tem que fazer isto ou aquilo.
Então para conectar sua internet no Ubuntu 1º  leia o manual do modem , identifique seu modem e seu tipo de conexão que será usada , depois sim procure no forum a solução de seu problema colocando dhcp,wireless ou pppoe no search logo acima no inicio do forum.
Não caia na besteira de colocar comando sem ter certeza de que tipo de conexão que usa , pois pode estar fazendo seu modem discar via pppoe em um modem dhcp(o que liga automatico), vai embananar tudo no caso.
Antes de postar dê uma consultada , pois já tem tudo mastigado.
A pista está dada de como consultar.
Abração , boa sorte e bom divertimento.

jorge505

Muito bom brodovski, isso evitará muitas perguntas ;D

Kadu_tbj

É isso ai brother...as vezes a galera reclama do nosso amado ubuntu e o bixinho nem tem culpa...boa sua iniciativa...
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

Brodovisk

Fiz com esta intenção mesmo , pois vejo muita gente perguntando a mesma coisa e não sabe ao menos identificar seu modem ou modelo de roteador e que tipo de conexão que é , quando vai perceber é o sinal do provedor as vezes (no caso de veterano e não vê as luzes ), ou erros ao ligar o pc e modem (não sabe que tem essa de macadress).
Tendo pelo menos esta noção já dá para começar a procurar os topicos dos outros que já pediram o mesmo e entender como se faz de todas as formas  , o que se aprende não se esquece nee...
O negócio é conectar conectando e não conectar sem querer e falar não sei o que aconteceu ,mais segui o topico e não funcionou ! Porém depois liguei e funcionou!rs...então está ok!rs...
Abração