Autor Tópico: Ubuntu só carrega quando Acer AOD250 está conectado a um monitor externo  (Lida 2295 vezes)

Offline Aguilarn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Pessoal, meu netbook está com um problema muito esquisito. Quando eu o ligo, sua tela fica completamente escura, sem mostrar nenhuma informação. Se eu o conecto a um monitor externo nada acontece. Agora, se eu ligo o laptop com ele já conectado a um monitor, ele inicia normalmente. A princípio tudo aparece apenas no monitor externo, mas quando o Ubuntu começa a carregar as imagens aparecem em ambas as telas. Nesse momento eu posso desconectar o monitor externo e usar o netbook normalmente. Mas para ligar e desligar de novo ele precisa estar conectado a um monitor externo.

O que já fiz:

-> Tentei pressionar os botões de troca de tela (FN+F6) durante o carregamento.
-> Verifiquei as opções de monitor do sistema operacional (não encontrei nada como tela padrão. Apenas as telas que estão conectadas no momento, a do próprio netbook e uma externa se for o caso, aparecem e posso trocar entre elas, mas isso não fez a menor diferença no caso da inicialização).
-> Verifiquei o setup inicial para ver se havia alguma opção de saída de imagem padrão. Não encontrei nada. Marquei a opção para restaurar as configurações originais e nada mudou.
-> Formatei o HD e reinstalei o Ubuntu.
-> Atualizei a BIOS.

* Tentei também restaurar a BIOS a partir do seguinte procedimento: pressionei FN + ESC, conectei o cabo de energia, apertei o power, soltei FN+ESC. Nada apareceu na tela, mas as ventoinhas e processador pareciam estar trabalhando. Deixei horas assim e nada aconteceu. Eu fiz o mesmo procedimento pra atualizar a BIOS, só que com um pendrive com o arquivo .fd conectado. Após pouco tempo o computador reiniciou sozinho e eu notei que a versão da BIOS estava atualizada, mas como eu mencionei, nada mudou :(

Mesmo depois de todos esses procedimentos continuo com o mesmíssimo problema. O que é muito estranho, pois acaba que aparentemente o problema não está relacionado nem ao sistema operacional (uma vez que eu já o reinstalei), nem à BIOS (uma vez que ela foi atualizada), nem ao monitor (já que depois que o Ubuntu carrega, ele funciona normalmente).

O que será que houve?


***

Informações do equipamento:

Acer Aspire One AD0250: 1.6GHz Intel Atom N270 / 1 GB RAM / Chipset Mobile Intel 945GSE Expres / Placa de vídeo Intel Graphics Media Accelerator 950

OS: Ubuntu 11.10