Autor Tópico: [Resolvido] Instalação distribuição Linux ( Ubuntu pref.) num Asus 1215N  (Lida 3878 vezes)

Offline Guero88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Boa Tarde

Tenho um Asus 1215n e gostaria de instalar um sistemas linux que mais se adequa ao meu netbook:http://pt.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1215N/#specifications. E peço a vossa ajuda porque varias razões. Instalei recentemente o Ubuntu 11.10 x64 nele e notei que a ventoinha do processador está muitas vezes activa e dá sensação que o cpu está ser muito puxado, ao contrario de no ruindows 7 ( que tenho de manter devido ao trabalho) não faz praticamente qualquer barulho a fazer as tarefas normais, sendo o portátil muito silencioso. Outra questão é que o meu portátil tem a tecnologia optimus da Nvidia e como tal tem 2 placas gráficas. Já vi em foruns que o novo bumblebee salvo erro chamasse ironhide pode fazer o " switch" entre placas gráficas mas todo o processo me parece demasiado complicado, e tendo em conta que uso o ubuntu apenas para trabalhar, navegar na net, ver series etc não é muito importante isso, por isso se ficar apenas a placa intel activa não é problema. Por isso para concluir e resumir gostaria de saber a vossa opinião de qual a melhor opção tendo em conta as questões que atrás referi, a melhor distribuição baseada em ubuntu preferencialmente para instalar no meu netbook asus. Já ouvi falar em varias ( Lubuntu,Xubuntu, Zorin OS etc...) mas gostaria de saber a vossa opinião e inclusive a experiência de alguém que tenha o mesmo portátil que eu.

Agradecer desde já a vossa atenção

Cumprimentos a toda a comunidade ubuntu
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 13:51 por Guero88 »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2011, 17:15 »
num netbook eu instalaria o xubuntu/lubuntu 32bits por ser mais leve que ubuntu/kubuntu


Offline Guero88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2011, 17:26 »

Obrigado clodoaldops

Mas é assim, o meu é um netbook mas não é um daqueles básicos. Se vires as características dele ele apesar de tudo já um pouco mais que um simples netbook. O processador já é o atom D525 dual core, bem como aquela questão da gráfica que falei no tópico. Por exemplo o meu portatil já vem com Windows 7 Home premium e não com o Starter como vem em muitos netbooks. Por isso a minha duvida. De qualquer forma obrigado pela tua ajuda e vou pensar em instalar um desses. Entretanto vou vendo mais opiniões.

Cumprimentos

Creto

  • Visitante
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2011, 17:35 »
Olá Guero88,

Recomendação? Lucid Lynx 10.04.3 LTS que te dará ainda suporte até 2013.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2011, 17:59 »
Creto... meu recorde foram 12 meses com o 10.04-lts... sempre instalo a ultima versão lançada... portanto a cada 6/7 meses um novo ubuntu habita o hd.
Guero88... se vc não tem problema de hardware vai de ubuntu-11.10 mesmo... qdo vamos em drivers adicionais aparecem duas opções certo? vc já testou a segunda que aparece em baixo... no meu desktop essa foi a melhor

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2011, 23:31 »
Eu uso o Ubuntu 10.04LTS em um Asus Eee PC 1000HA. Já faz mais de um ano e nunca tive problemas com a ventoinha. Reparei que as vezes, se abro vários aplicativos, a ventoinha dispara e é possível sentir até o ar quente saindo do aparelho, mas nada absurdo.

Não sei se o 1215N possui esse recurso, mas as placas-mãe Asus de desktop possuem uma configuração na bios de cool'n quiet, que seria um gerenciamento da velocidade da ventoinha em função da necessidade, com o objetivo de silenciar o aparelho.

Se não me engano, esse sistema tem suporte para windows e não para o linux.

De qualquer forma, esse sistema é secundário e o fato da ventoinha disparar as vezes revela que o ubuntu consegue cumprir a função.

Outra coisa que reparei, com windows xp, é que existia uma configuração de economia de energia, que fazia com que o processador atom funcionasse com menos de 800MHz, o que economiza energia, diminui a necessidade de dissipação de calor e sacrifica o desempenho. Com o ubuntu percebi que o desempenho do processador é maior, com maior atividade de dissipação de calor, porém com mais autonomia da bateria.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Guero88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2011, 09:23 »

Boas

Antes de mais agradecer a todos os que tentaram ajudar-me
Tive a ver em fóruns coisas relacionadas com o Lubuntu e até gostei daquilo que vi, apesar que lá diz que é preferencialmente para computadores antigo, e o meu é um netbook ultima geração quase. Em termo visuais será aquilo foleiro? Porque terá que perder em alguma coisa digo eu, comparando ao Ubuntu.
Em relação à gráfica, reparei que após a instalação do x64 Ubuntu 11.10 na aplicação para detecção de hardware neste momento ele não detecta a gráfica Nvdia, coisa que acontecia com a versão de 32bits. Por um lado não é problema, a questão é que para ver filmes em HD só mesmo no ruindows agora.
Apesar do meu processador ser de 64 bits estou a pensar tendo em conta as vossas sugestões eventualmente experimentar quando sair a versão 32 bits do Ubuntu 12.04 e/ou do Lubuntu 12.04.
Penso que em qualquer um dos casos continuarei a ter o problema da tecnologia Optimus da Nvidia que em linux parece haver dificuldade em funcionar. Já vi em foruns falar do bumblebee e do ironhide mas aquilo parece-me um bocado complicado. Alguem já ouvi falar disto? Existe algum tutorial para ser fazer aquilo? bem como o que fazer para alternar a placa grafica a utilizar no momento?

cumprimentos a todos

Creto

  • Visitante
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2011, 11:49 »
Faça uma busca aqui mesmo no fórum por "Guia Geral da nvidia"

T+

Offline Guero88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Instalação distribuição Linux ( preferencialmente base ubuntu ) num Asus 1215N
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2011, 13:50 »

Obrigado pela ajuda de todos.

Provavelmente vou agora experimentar as varias opções e até Abril altura em que sai a versão LTS vou decidir qual a melhor opção.

Mais uma vez agradecer a vossa ajuda.

Cumprimentos a toda a comunidade Ubuntu

Offline Caseoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Instalação distribuição Linux ( Ubuntu pref.) num Asus 1215N
« Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2011, 13:43 »
Olá,

Se o seu caso foi resolvido, por favor mude o ícone de seu post principal para o ícone de "Solucionado".

Esta medida visa melhorar e organizar mais ainda este nosso fórum.

Obrigado.

Offline alancads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Instalação distribuição Linux ( Ubuntu pref.) num Asus 1215N
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2012, 20:47 »
Instalando Nvidia Optimus ION no Ubuntu

Currently, you need to open your terminal and enter the commands below.

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable

If you are on Ubuntu 11.04 or older and want newer drivers (recommended) than the ones available in the official repos, run:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo apt-get update

To install Bumblebee using the proprietary nvidia driver:

sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

sudo usermod -a -G bumblebee $USER

(change $USER to your username) and reboot or re-login.

If you intend to run 32-bit programs like Wine and using Ubuntu 11.10 Oneiric or later, install 32-bit libraries with:

sudo apt-get install virtualgl-libs:i386 libgl1-mesa-glx:i386 libc6:i386

Fonte: http://www.bumblebee-project.org/install.html


Tá ae o Resultado:

EeePC 1215N + Kernel 2.3.7 + Bublebee 3.0 + Lucid 10.04.4


Instalando Nvidia Optimus ION no Ubuntu

Currently, you need to open your terminal and enter the commands below.

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable

If you are on Ubuntu 11.04 or older and want newer drivers (recommended) than the ones available in the official repos, run:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo apt-get update

To install Bumblebee using the proprietary nvidia driver:

sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia

sudo usermod -a -G bumblebee $USER

(change $USER to your username) and reboot or re-login.

If you intend to run 32-bit programs like Wine and using Ubuntu 11.10 Oneiric or later, install 32-bit libraries with:

sudo apt-get install virtualgl-libs:i386 libgl1-mesa-glx:i386 libc6:i386

Fonte: http://www.bumblebee-project.org/install.html


Tá ae o Resultado:

EeePC 1215N + Kernel 2.3.7 + Bublebee 3.0 + Lucid 10.04.4

http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/viewshot.php?codigo=22805&shot=1329936765.Screenshot-5.png

[]`s
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 19:40 por alancads »