Autor Tópico: Ubuntu trava e teclado fica piscando  (Lida 17470 vezes)

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Online: 27 de Novembro de 2011, 07:51 »
Olá pessoal, estou usando o Ubuntu 11.10 64bits e meu problema é o seguinte:
Eu ligo meu PC e mexo normalmente sem dar nenhum problema. Tenho um HD externo(samsung) e tbém utilizo ele normalmente, só q na hora de ejetar o PC trava e ficam piscando as luzes do "scrool Lock" e do "Caps Lock" e o sistema não responde mais nada.
Daí tenho que reiniciar o PC, as vezes ele inicia normalmente mas atualmente tá travando antes de exibir a tela de Login, e uma vez tentei ir em modo de recuperação e mesmo assim ele trava, mas foi só uma vez.
daí eu uso a opção 2 para checar os arquivos, ele detecta um erro e mostra corrigido, fica até em SDFA/6 (acho q é isso), na unidade onde o SO está instalado, depois quando vou iniciar normalmente ele trava de novo.

O que pode ser isso?? Incompatibilidade com alguma placa?

Obs: usava ele e a versão 11.04 e nunca me deram problema desse tipo.
       Há, tem um capacitor q fica perto da placa de vídeo q está inchado, mas mesmo assim sempre funcionou normalmente com os Dois SO's, Ubuntu e Windows.
Agradeço desde Já.

Brodovisk

  • Visitante
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2011, 10:51 »
Vou te falar uma coisa, fica complicado desde que vc já viu um capacitador estufado , tem que descobrir fazendo a medição de sua fonte , pode ser queda de fonte ou oscilação , que está sobrecarregando sua placa e estufando seus capacitadores.(um fan mau conectado ou pifando resultaria no mesmo efeito, ou sua rede de energia)
Só testando peça por peça , o windows já viu nee , o bixo é meio burrinho e faz funcionar na marra alterando voltagens dependendo da placa , e nessa em algumas placa acabam pifando.
Se não manja hard ou não tem como testar por falta de equipamentos sugiro que leve a um profissional qualificado , pois já aconteceu de eu ter uns paus em hard e nem eu+ uns 3 cara que manja achar o pobrema ,depois voltar para casa com o pc e fazer puf...(perdi a placa)
Então complica eu falar é exatamente isso ! Parte de hard realmente é um bixo de 7 cabeças , não adianta trocar a placa sem descobrir o que fez os capacitadores inchar , pois vai inchar novamente e perder outra placa.
Com essa seu sistema tem suas variações , e fica quase impossível configurar 100% o SO , quando vc acertar e achar que está bom queima do nada entende?
Boa sorte amigo, vá com muita calma e paciência , isso é complicado !

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2011, 11:12 »
Vou te falar uma coisa, fica complicado desde que vc já viu um capacitador estufado , tem que descobrir fazendo a medição de sua fonte , pode ser queda de fonte ou oscilação , que está sobrecarregando sua placa e estufando seus capacitadores.(um fan mau conectado ou pifando resultaria no mesmo efeito, ou sua rede de energia)
Só testando peça por peça , o windows já viu nee , o bixo é meio burrinho e faz funcionar na marra alterando voltagens dependendo da placa , e nessa em algumas placa acabam pifando.
Se não manja hard ou não tem como testar por falta de equipamentos sugiro que leve a um profissional qualificado , pois já aconteceu de eu ter uns paus em hard e nem eu+ uns 3 cara que manja achar o pobrema ,depois voltar para casa com o pc e fazer puf...(perdi a placa)
Então complica eu falar é exatamente isso ! Parte de hard realmente é um bixo de 7 cabeças , não adianta trocar a placa sem descobrir o que fez os capacitadores inchar , pois vai inchar novamente e perder outra placa.
Com essa seu sistema tem suas variações , e fica quase impossível configurar 100% o SO , quando vc acertar e achar que está bom queima do nada entende?
Boa sorte amigo, vá com muita calma e paciência , isso é complicado !
Mas eu ñ creio q possa ser isso ñ cara, agora pouco msmo ligue e consegui usar normalmente o Ubuntu, acho estranho essa instabilidade de ter hora q liga, hora trava...
Vi tópicos em que o PC trava e as respostas apontam pra placa wirelles, será que tem possibilidade de ser isso? A placa que uso é uma Ralink RT61.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2011, 11:20 »
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2011, 11:26 »
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Sim, é isso msmo, só trava quando eu ejeto o HD, e trava as vezes quando vou iniciar o sistema! Basicamente começou sim quando ejetei o HD. É como se o PC desmontasse a partição do Ubuntu junto com o HD e quando liga não pudesse montar...
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 11:34 por filipe donato »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2011, 11:43 »
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Sim, é isso msmo, só trava quando eu ejeto o HD, e trava as vezes quando vou iniciar o sistema! Basicamente começou sim quando ejetei o HD. É como se o PC desmontasse a partição do Ubuntu junto com o HD e quando liga não pudesse montar...

Pode ser alguma má função na entrada USB que você está tentando conectar o HD. Creio que não seja o próprio HD pois eu suponho que ele esteja funcionando normalmente, né? Quase certeza que é problema de hardware.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2011, 12:39 »
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Sim, é isso msmo, só trava quando eu ejeto o HD, e trava as vezes quando vou iniciar o sistema! Basicamente começou sim quando ejetei o HD. É como se o PC desmontasse a partição do Ubuntu junto com o HD e quando liga não pudesse montar...

Pode ser alguma má função na entrada USB que você está tentando conectar o HD. Creio que não seja o próprio HD pois eu suponho que ele esteja funcionando normalmente, né? Quase certeza que é problema de hardware.
É o HD tá bom, já a USB é frontal dessas q vc ñ ve a marca! srsrsr. Mas na inicialização tbém trava.

Brodovisk

  • Visitante
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2011, 13:43 »
Citar
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Me diz uma coisa?
Outro dia você mesmo postou dizendo que é novato em linux não foi?
Como pode afirmar que é kernel panic com essa certeza?
Não é por nada não , mais outro dia fui por você dizendo que eu estava adicionando ppa na minha sources.list ,revirei meu ubuntu de ponta cabeça para descobrir e depois que vi que era uma atualização da canonical.
Tenho anos trabalhando com hard e para vc ver , nem por isso aponto nada sem ter certeza dessa forma!(o rapaz aí se souber recompilar o kernel vai se matar e vai fica bravo p/ caramba quando descobrir que não é o kernel).
Olha a data do meu cadastro daqui para você ter uma noção desde quando uso ubuntu , isso pq antes usei outras distros.
Sei que você é gente boa!Porém tenha cautela com o que diz senão vai deixa muita gente doida.(o rapaz aí já deve estar em desespero procurando de onde vem o tiro , se vc aponta algo com convicção ele vai persistir nisso entende?)
Espero que não se chateie com o que falei.
Sem fazer os testes que falei não tem como saber.
Abração.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2011, 14:59 »
Citar
Quando congela tudo assim e as luzes do caps lock e scroll lock ficam piscando é Kernel Panic. Normalmente é causado por alguma falha/bug no hardware. Você disse que tenta ejetar o HD externo e o sistema trava, só trava se ejeta-lo? Isso começou a acontecer quando tentou ejetar esse HD?
Me diz uma coisa?
Outro dia você mesmo postou dizendo que é novato em linux não foi?
Como pode afirmar que é kernel panic com essa certeza?
Não é por nada não , mais outro dia fui por você dizendo que eu estava adicionando ppa na minha sources.list ,revirei meu ubuntu de ponta cabeça para descobrir e depois que vi que era uma atualização da canonical.
Tenho anos trabalhando com hard e para vc ver , nem por isso aponto nada sem ter certeza dessa forma!(o rapaz aí se souber recompilar o kernel vai se matar e vai fica bravo p/ caramba quando descobrir que não é o kernel).
Olha a data do meu cadastro daqui para você ter uma noção desde quando uso ubuntu , isso pq antes usei outras distros.
Sei que você é gente boa!Porém tenha cautela com o que diz senão vai deixa muita gente doida.(o rapaz aí já deve estar em desespero procurando de onde vem o tiro , se vc aponta algo com convicção ele vai persistir nisso entende?)
Espero que não se chateie com o que falei.
Sem fazer os testes que falei não tem como saber.
Abração.

Ele não vai precisar recompilar nada. Relaxa. Eu tenho certeza de que é Kernel Panic porque já li sobre isso, as duas luzinhas piscando do teclado é Kernel panic na certa, e provavelmente problema de hardware (em qual peça eu não sei, sugeri problema no USB pois foi por lá que começou tudo, quando ele conectou o HD externo).

Eu sei de onde vem o tiro, só não sei a solução [ainda].  :D

Falow!
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2011, 20:01 »
Olha é o seguinte: Meu Pc tava atrasando a hora aí antes de trocar a pilha o linux travou ao iniciar de novo,peguei uma pilha semi-nova aqui em casa, aproveitei e troquei a pilha do computador e quando ligue o sistema pediu para verificar o disco(afinal como o PC não tava pegando reiniciei 2 vezes), fiz isso e a maquina reiniciou, até agora nada de travar na inicialização.
Tem algo haver ou foi só conhecidência?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2011, 20:08 »
Quando você diz "pilha", você quer dizer bateria, certo?

Se até agora não travou, então é uma boa notícia. Podia ser bateria fraca ou defeituosa mesmo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Kadu_tbj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • Busque a DEUS enquanto se pode achar...
    • Ver perfil
    • Obedecendo ao Chamado do Mestre
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2011, 22:01 »
Mano tive um problema desse no not hp tx2000 quando eu usava o 10.10, mas era problema na placa, eu tinha comprado ele usado e a placa e alguns capacitores estavam zuadaços, troquei e ficou tudo de boa....
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2011, 11:15 »
Quando você diz "pilha", você quer dizer bateria, certo?

Se até agora não travou, então é uma boa notícia. Podia ser bateria fraca ou defeituosa mesmo.
Sim, a bateria, ela estava fraca.

Brodovisk

  • Visitante
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2011, 19:07 »
Era a bateria então?
Se for o 1º notbook não pense que enviando para a garantia vai voltar outra bateria bala que nunca vai viciar.
Alguns anos atrás no ultimo not que peguei fiz isto , comprei uma bateria zero não aguento 10 dias , viciou novamente.
Acho que todas viciam rapidinho , o jeito é usar carregador.

Offline filipe donato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e teclado fica piscando
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2011, 19:16 »
Era a bateria então?
Se for o 1º notbook não pense que enviando para a garantia vai voltar outra bateria bala que nunca vai viciar.
Alguns anos atrás no ultimo not que peguei fiz isto , comprei uma bateria zero não aguento 10 dias , viciou novamente.
Acho que todas viciam rapidinho , o jeito é usar carregador.
Creio que tenha sido a bateria.
Não sei se vc se referiu a mim, mas eu ñ tenho notebook, o meu é um PC de mesa mesmo.