Problema no Grub com instalação do Ubuntu em dual boot em outro hd.

Iniciado por Ortollani, 26 de Novembro de 2011, 16:30

tópico anterior - próximo tópico

Ortollani

Boa tarde,

Procedi a instalação normal do Ubuntu 11.10 em dual boot. No primeiro hd tenho o windows 7, e escolhi o segundo hd para o Ubuntu. Segui os passos para instalação desse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=MfXvgnM8No4), e obtive sucesso.

Porém, na reinicialização, o Grub não reconhece nenhum sistema (Windows e Ubuntu) e aparece a mensagem "grub rescue". Para voltar a ter acesso ao Windows 7 precisei recuperar a MBR com o cd de instalação do Windows 7. Alguém saberia me dizer o que posso fazer para conseguir ter acesso aos dois sistemas? Obrigado!

clodoaldops

recupere o grub2 do ubuntu
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona

depois entre no terminal do ubuntu e digite:
sudo-update grub

ou instale o rode o grub-customizer

Ortollani

Amigo, tentei recuperar o grub, mas o problema ainda persiste. Aliás, tentei recuperar o grub a partir de diversas maneiras que encontrei aqui no fórum.

Quanto ao grub-customizer, o sistema informa que não é possível instalar porque estou no modo live cd ou coisa parecida. Isso procede?

A mensagem de erro que ocorre no momento de boot diz também "no such device". Obrigado por me ajudar.

clodoaldops

meu desktop tem 2hd... sda com seven e sdb com linux... qdo instalei o ubuntu eu escolhi instalar o grub na sdb e não na mbr... qdo inicio o pc ele entra direto no win2... para entrar no linux eu clico F11 e escolho o sdb p/ iniciar

Ortollani

Interessante essa opção... Mas, para que haja a tela de escolha do Grub eu preciso colocar o mesmo no hd principal, não é? O que aconteceria se colocasse o Grub no Windows 7 (loader)?

clodoaldops

qdo iniciar o pc ira aparecer ubuntu e seven como opções e um tempo pdão de 10 segundos p/ escolher qual so iniciar

Ortollani

Mas isso não ocorre qdo eu instalo o Grub no HD principal(sda)? Se eu instalar no Windows 7(sda1) ocorre o mesmo?

clodoaldops

se vc instalar o seven na sda e qdo instalar ubuntu na sdb vc escolher o grub na sda forma o dual-boot automaticamente

Ortollani

Entendi... Por que será que isso não ocorreu? Será que há outra maneira de resolver esse problema com o grub? Se eu mudar as posições dos hds como master, slave o grub pode funcionar ou isso não tem nada a ver?

xluisfernando

Citação de: Ortollani online 26 de Novembro de 2011, 16:30
Boa tarde,

Procedi a instalação normal do Ubuntu 11.10 em dual boot. No primeiro hd tenho o windows 7, e escolhi o segundo hd para o Ubuntu. Segui os passos para instalação desse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=MfXvgnM8No4), e obtive sucesso.

Porém, na reinicialização, o Grub não reconhece nenhum sistema (Windows e Ubuntu) e aparece a mensagem "grub rescue". Para voltar a ter acesso ao Windows 7 precisei recuperar a MBR com o cd de instalação do Windows 7. Alguém saberia me dizer o que posso fazer para conseguir ter acesso aos dois sistemas? Obrigado!

No momento de finalizar a instalação do ubuntu, o correto nesse caso seria determinar na opção avançada que o grub fosse instalado na MBR do segundo HD (o do ubuntu). Assim, é só configurar na BIOS o segundo HD como prioridade de boot que o grub carregaria tranquilamente.

Observação: ainda não entendi exatamente o que, mas a versão do grub usada no 11.10 tem apresentado problemas com o windows 7. Não sei se por causa de algo do windows ou se por causa de bug da versão.

Uso debian, ubuntu 10.04LTS e Mac OS X, em HDs diferentes e tudo funciona bem. Não cheguei a usar com o windows 7 por muito tempo, pois pulei a janela antes...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Ortollani

Realmente, xluisfernando, foi só colocar o hd do ubuntu como boot! Agora está tudo ok! Muito obrigado pela ajuda, clodoaldops e xluisfernando! Valeu mesmo. ;)