Autor Tópico: Desinstalar programa sem deixar rastros, tem como?  (Lida 11100 vezes)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Desinstalar programa sem deixar rastros, tem como?
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2011, 17:31 »
Fiquei curioso agora, no Windows é claro que quando se instala e desinstala várias vezes aplicativos no sistema ele fica cheio de rastros e "sujeira" oque o torna cada vez mais lento, no Línux sabemos que não há necessidade de desfragmentar o disco mas será que é mais eficiente quanto a instalação e remoção do aplicativos? Alguém sabe dizer se acontece a mesma coisa que acontece no Windows?
Apos a desinstalação completa de um aplicativo e depois de rodar o "autoremove", "autoclean" ... Entre outros o sistema volta a ficar "limpo" ?



[]'s

Brodovisk

  • Visitante
Re: Desinstalar programa sem deixar rastros, tem como?
« Resposta #16 Online: 15 de Novembro de 2011, 20:16 »
É que após vc dar o comando ;
dpkg --list |grep "^rc"
Aparecerá em baixo a cofiguração do programa que vc desistalou pelo que entendi ....
O outro comando apaga,porém se não aparece nada no primeiro comando nem precisa dar o segundo pq não tem nada....

Offline WSoares9

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Desinstalar programa sem deixar rastros, tem como?
« Resposta #17 Online: 21 de Novembro de 2011, 20:03 »
Bom pessoal, para resolver o meu problema acabei apelando para a reinstalação do ubuntu.
É claro que essa não é a melhor maneira de se resolver um problema como esse.
Por isso, depois de todos o problemas resolvidos (e não me dando por satisfeito) resolvi fazer um teste com outro pacote (o Kompozer). Instalei o mesmo e desinstalei.
Quando fui no pesquisador de arquivos lá estava a pasta do Kompozer com algumas sub-patas e arquivos de configuração.
Como resolvi esse problema?
No terminal digitei:
$ sudo su <enter>;
digitei a senha <enter>;
# sudo nautilus <enter> (agora estou usando o nautilus como root, portanto tenho permissão para remover pastas e arquivos);
Entrei na pasta /etc, localizei a pasta kompozer e cliquei com o botão direito do mouse sobre ela e escolhi a opção "Mover para a Lixeira";
Saí do nautilus (voltando ao terminal);
digitei "exit" e <enter>. Até agora nenhum problema.

Obs.: Neste caso eu só eliminei a pasta "Kompozer" com todos os seus arquivos. Se ele deixou algum outro rastro em outras pastas eu não sei.
No caso do MySql acho que também daria certo se eu apagasse todos os arquivos e pastas que começassem por esse nome. Se eu estiver errado alguém me corrija. Caso contrário, vou dar o assunto como solucionado.

Obrigado a todos pela atenção

Brodovisk

  • Visitante
Re: Desinstalar programa sem deixar rastros, tem como?
« Resposta #18 Online: 21 de Novembro de 2011, 21:33 »
Esta certo , formatar pode não ser a melhor solução  quando se trata de uma empresa , eu particularmente formato o meu pc , não curto deixar remendos mau feito , só quando é certeza que fica 100% , senão é perde tempo mesmo tentando consertar algo que passa por mais de 1 dia as vezes e não encontra um modo ou amigo que diz o código mágico ...rs
Foi bom a experiência, agora sabe navegar pelo nautilus...
Abração!