Autor Tópico: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)  (Lida 14218 vezes)

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Online: 09 de Novembro de 2011, 21:40 »
Resolvi testar se o ubuntu 11.10 funcionaria melhor no meu notebook (Acer Aspire 5551_BR237) porém eu notei que está um tanto lerdo em relação às versões anteriores, por exemplo, quando abro o painel de aplicativos do unity, as animações (fade) ficam todas repicadas e, caso este painel esteja por cima de outra janela, o movimento de passar o mouse por cima dos itens faz o sistema ficar lento.

Para tentar resolver isso, eu tentei instalar o driver proprietário da ATI (fglrx), porém, ao reiniciar o sistema, o driver em uso é o vesa, e tudo fica pior ainda.

Emfim, tentei instalar o driver binário baixado do site da ATI e o resultado foi o mesmo, o modelo da placa de vídeo onboard é ATI HD4250 (RS880). Instalei tudo usando o jockey que vem no ubuntu.

Alguém mais está com problema parecido ou sabe como resolver?
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2011, 19:23 »
configuraçao completa do note por favor...
Ubuntu Linux 10.10

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2011, 19:20 »
Vídeo: Radeon HD4250
Áudio Realtek ALC272X
Processador: Athlon II X2 P320
Memória: 2GB DDR3
Rede Wireless: Broadcom BCM43225
Rede Ethernet: Broadcom BCM57780

Não sei se falta alguma informação, desculpe.
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline otakiram

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:25 »
Eu ando também com o mesmo problema,
Mesmo com os drivers fornecidos pela AMD para linux não dão,
Pena, gosto do 11 mas se não houver nenhuma solução lá vou eu instalar o ubuntu 10

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2011, 22:21 »
Tem um acerto a ser feito para melhorar o desempenho das placas ati no ambiente Unity, Gnome e kde depois de instalar o driver que é o seguinte:

abra o Catalyst Control Center (Administrativo) e na parte de "opções de vídeo" vá na opção "Livre de cortes" e escolha a opção "Desative a Área de Trabalho sem Cortes para liberar recursos do adaptador gráfico".

Vocês vão notar uma grande melhora no desempenho depois disso.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2011, 00:31 »
O problema é que eu instalo o driver e ele não funciona, percebi muita gente reclamando da HD4200, a mesma do meu pc, e sistematicamente, a mesma do meu notebook. Vou fazer um teste instalando o 11.10 no pc e instalar o driver da ATI.

Quanto a sua dica, nomade, eu já uso e melhora o desempenho mesmo, no caso, eu usei o driconf para configurar o driver opensource.

Vou testar no pc e volto os resultados quando possível, por inquanto, no pc eu ainda uso a 10.10.

abraço!
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2011, 16:34 »
É cara? A minha é HD4350 (é só um pouquinho melhor tecnicamente) e funciona beleza, como falei, rodo Devil May Cry 4, Need For Speed Most Wanted, Goodfather 2, tudo pelo wine (configurando com o playonlinux). Tenho o Compiz ativado e rodando suave, no 11.10. Detalhe que eu atualizei do 11.04 e não tive problemas que não pude resolver, até agora. Tenho um Kubuntu 11.10 com instalação limpa em outra partição e roda bonito também. Será que o grilo não está na sua combinação de hardware (tipo, processador e memória).
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2011, 01:19 »
Fiz a instalação no meu pc e deu no mesmo, abaixo estão algumas informações que coletei:

$glxinfo:
direct rendering: Yes
server glx vendor string: ATI
server glx version string: 1.4
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: ATI Radeon HD 4200
OpenGL version string: 3.3.11005 Compatibility Profile Context
OpenGL shading language version string: 3.30

$glxgears:
tamanho normal: 975.524 fps
janela maximizada: 254.514 fps (a animação ficou lenta visualmente)

Screenshot da seção "informações do sistema" no painel de controle do gnome:
http://dl.dropbox.com/u/429060/gccenter.jpg

Screenshot da seção informações do ati catalyst
http://dl.dropbox.com/u/429060/catalyst.jpg
Citar
Será que o grilo não está na sua combinação de hardware (tipo, processador e memória).

A partir dai eu não sei,a configuração do meu pc está aqui:

Placa mãe: ECS A785GM-AD3
Memória: Kingston 2Gb DDR3 1333Mhz
Processador: AMD Athlon II X4 635 2.9Ghz
Fonte: 3R System iCEAGE 500W
HD's: Samsung HD080HJ/P 80Gb + Samsung HD504HJ 500Gb

No 11.04.e no 10.10, os drivers funcionam impecavelmente, neste, embora tudo diga que está tudo bem, está muito lento, a rolagem das páginas, as animações e até o ato de mover o cursor de digitação dentro do texto fica dando algum "lag".

Acredito que seja um bug no driver da ATI, não no ubuntu, se bem que nem o driver opensource conseguiu rodar o unity em sua plenitude aqui.
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline morpheusmat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • A dúvida é o principio da sabedoria por isso ajude
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2011, 09:07 »
aproveitando a discussão do topico fiz um outro post que nao ta rendendo assunto mais vamo aki então, estou usando o ubuntu 11.10, e estou com problema do driver proprietario fglrs,

driver grafico proprietario fglrx ati/amd (atualização pos instalação) nao instala de jeito nenhum
driver proprietario ati/amd fglrx Que instala e ativa

melhorou o desempenho depois que fiz ao contrario do que o nomade disse abilitei a opção (Desative a Área de Trabalho sem Cortes para liberar recursos do adaptador gráfico)
melhorou dramasticamente a qualidade aki mais vou continuar tentando se conseguir resolver posto aki.
Detalhe na versao 11.04 instala tudo normal ate.
a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.
"benjamim franklin".

Offline otakiram

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2011, 15:45 »
Tem um acerto a ser feito para melhorar o desempenho das placas ati no ambiente Unity, Gnome e kde depois de instalar o driver que é o seguinte:

abra o Catalyst Control Center (Administrativo) e na parte de "opções de vídeo" vá na opção "Livre de cortes" e escolha a opção "Desative a Área de Trabalho sem Cortes para liberar recursos do adaptador gráfico".

Vocês vão notar uma grande melhora no desempenho depois disso.
Feito, mas nenhuma melhoria aqui registada  :(

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2011, 02:54 »
Citar
driver grafico proprietario fglrx ati/amd (atualização pos instalação) nao instala de jeito nenhum

Aqui este também não funciona, vou testar a dica de habilitar a área de trabalho sem cortes, vou postar os resultados abaixo depois de fazer os testes.

-----------------

Habilitar a área de trabalho sem cortes não alterou o desempenho aqui.
Rodei o jogo de corrida Torcs aqui e funcionou perfeitamente, sem nenhuma travadinha nem nada. O que deve estar acontecendo é com a aceleração 2D presente no driver, já que o xserver-xorg-video-radeon roda o torcs mas fica quadro-a-quadro,
Sem contar que rodando o torcs com o fglrx, quando fechei o jogo, a tela ficou toda serrilhada e repicada, típico do driver da ATI.

Estes testes foram feitos com o fglrx versão "2:8.881-0ubuntu4.1", vou testar usando o driver do site da ATI versão 11.11.
Com o driver 11.11 os resultados foram os mesmos, infelizmente.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2011, 03:22 por Chernobyl_User »
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2011, 12:09 »
Chernobyl, sua configuração é boa o suficiente, com certeza é um bug com relação as funcionalidades da placa e o driver e mesmo o opensource pode bugar de uma versão para a outra, visto que eles tendem a falhar com relação a caracteristicas expecificas relacionadas aos modelos das placas já que são bem genéricos. Leve em consideração que o driver é o mesmo para uma série de placas.
Eu tive um problema parecido com minha placa mas foi numa atualização do 11.04, consegui resolver catucando no compiz no plugin do Opengl e também, uma outra vez, clicando com a direita no Fusion icon escolhendo renderização indireta. Tenta isso também. É uma pena, infelizmente não tenho uma placa exatamente igual a de vocês para testar (a minha é uma Radeon HD4350 512MB).
O pior é que não encontrei nenhuma documentação a respeito...
Infelizmente não tenho muito como ajudar... recomendo que experimentem o Kubuntu 11.10, o ambiente Kde está bem mais estável e é bem mais personalizável que o Unity e o Gnome Shell. Acredito que possa ser uma solução até o Unity e o Gnome Shell estarem mais estáveis. Ou então voltar ao 10.04 ou 10.10, onde a única diferença radical em desempenho, a meu ver, é com relação ao wine, que funciona com desempenho bem melhor no 11.10.
Sinto muito pessoal...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2011, 12:27 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline morpheusmat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • A dúvida é o principio da sabedoria por isso ajude
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2011, 13:03 »
bom galera depois de mais de duas semanas rodando e quando tinha acabo as esperanças apelei pros sites em ingles, apesar de meu ingles ser meia boca fui no peito e na raça e cheguei na seguinte conclusão, por enquanto o drive da ati nao e compativel com a aceleração " fglrx 3d "do ubuntu, pelo que vi varias pessoas tem o mesmo problema e ninguem tem solução ainda, na quinta vi que saiu um drive novo vs. 11.15, mais a versao do drive 8.892 e X.org 6.9 ou seja nao mudou nada desde a 11.08, pois bem falando agora sobre efeitos no ubuntu, lembrando que testei somente com compiz, depois de pesquisar muito e ler muito tambem descobri que o problema das garradas do compiz e um conflito no openGL do mesmo; pra resolver isso fassam o seguinte, lembrando que o compiz nao esta instalando por padrao tem que instalar mais isso fica pra outro topico, e so abrir o compiz e ir ate a aba geral e clica em openGL, depois desativem a opção sincronizar Vblank, depois voltem a aba principal e clica em composite e desative
Citar
Detectar Taxa De Atualização
agora testai os efeitos do compiz e posta pra gente o resultado, consegui tbm usar o gnome-shell nao funcionava nem %$#@, fiz o seguinte desativei os drives proprietarios da AMD os benditos "fglrx" como os drives da ati instalam normalmente nao vejo porque usar os do ubuntu, deixando bem claro que nao alterou nada no desempenho pelo menos com programas, ainda falta testar com jogos se alguem puder ajudar posta depois pra gente.
Bom galer apelo menos vou ter um bom domingo e relaxado usando o que gostaria no ubuntu quem puder ajudar com soluções alternativas agradeço pois sou noob no ubuntu ainda uso a 3 meses somente, bom vou postar os links abaixo dos artigos que usei pra chegar ate aki abraços a todos.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2011, 13:21 por Tota »
a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.
"benjamim franklin".

Offline morpheusmat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • A dúvida é o principio da sabedoria por isso ajude
    • Ver perfil
a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.
"benjamim franklin".

Offline Chernobyl_User

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • ChNPP RBMK-1000
    • Ver perfil
Re: Driver de vídeo ATI no Aspire 5551 (Ubuntu 11.10)
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2011, 22:40 »
Sim nomade, já sabia disto do driver genérico ser o mesmo para várias placas, ainda acho o kubuntu meio pesado no meu note, mas vou instalá-lo e testá-lo individualmente. Por enquanto vou ficar com meu 11.04 que está redondinho. Aliás, para conseguir usar o ubuntu 11.10 por enquanto, eu uso o unity 2D.

morpheusmat, não vou "zicar" o sistema se eu fizer isso? Que eu saiba, há conflitos entre o unity e o compiz. (meu domingo teve várias provas da udesc, bem tranquilo mesmo  ::) )

 ;)
Sony Vaio VPCEH30EB/W @ Ubuntu 12.04 + Ubuntu 12.10 + Debian 6.0