Dual Boot utilizando UEFI

Iniciado por T3ckn0s, 31 de Outubro de 2011, 10:34

tópico anterior - próximo tópico

T3ckn0s

Bom Dia pessoALL,

Meu notebook um CCE 745B, um ótimo notebook apesar de ser da CCE.
Por definição de fábrica veio habilitado o uso de UEFI, e eu não consigo alterar
isso, bloqueio da BIOS/UEFI.

Gostaria de saber de o Ubuntu 11.10 consegue fazer esse dual boot com o Sevem Professional 64-Bits.
Já tinha tentado outras distribuições mais sem sucesso, visto que já tinha tentado até instalar
somente a distribuição sem o Windows e o Linux não iniciava, e quando instalava junto com o Windows não iniciava o Grub.

Fiz essa pergunta pois reparei que no CD do Ubuntu 11.10 64-Bits vem com algumas pastas e arquivos que tem EFI
no nome, assim como na partição do meu HDD que o Sevem criou em formato EFI.

Agradeço desde já.

[]'s

carlinhoscomp

Cara, cai nessa situação!
Fui instalar o Ubuntu 11.10 64 bits, e nas opções reparei que tinha opção de "Inicialização de boot EFI"
Criei a partição para inicialização de boot EFI mas não deu certo.
Ubuntu não inicializa, não aparece o grub.
cai numa tela "shell>"

Não encontrei solução ainda!

f3lipecabral

Salve pessoal do fórum! Estou com o mesmo problema!!!

Comprei um super desktop para instalar ubuntu e trabalhar com renderização de vídeos, mas desde o natal ele está parado porque não consigo fazer o ubuntu rodar.

Vejam: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,91231.msg501975.html#msg501975

Primeiro achei que meu problema fosse a placa mãe e o hd (na real é, mas acabei evoluindo na minha busca por soluções). O ubuntu sequer rodava um live cd / usb live. Ai fui nas configurações da "Bios" / uefi e troquei o modo sata assim: Advanced -> SATA Configuration -> SATA Mode (AHCI Mode)

Depois tirei a placa de vídeo e conectei a saída de vídeo direto na placa mãe. Funcionou! Passou a rodar o ubuntu live.

Só que o problema ainda não está resolvido. Eu instalei o ubuntu e quando reiniciei ele "deu pau". Fica aparecendo uma tela preta, como se fosse um pront sem user, e não vai pra canto nenhum. Tentei reinstalar algumas vezes, mas sempre dá o mesmo erro e/ou o grub fica quebrado aparecendo:

"invalid arch independent ELF magic - grub rescue".

Estou tentando com o ubuntu 64. Não sei o que devo fazer. Nesse momento estou fazendo a 9° reinstalação e dessa vez criei uma efi partition para ver se dá certo.

Minha grande dúvida é: como proceder na instalação de ubuntu com hds ssd ocz II e como proceder com placas que tem essa tecnologia UEFI.

f3lipecabral

Oi pessoal... pois é, ainda sem sucesso para o problema. Reinstalei o sistema, fiz uma partição efi, mas por hora nada de dar certo.

Depois de reinstalar, o grub ficou com problema. Ai procedi assim:

mount /dev/sda6 /mnt (minha pasta do ubuntu é essa sda6)
grub-install --root-directory=/mnt/pasta_aonde_foi_montado /dev/sda

Mas mesmo recuperando o grub o ubuntu não inicia.

=(

Alguém sabe o que pode ser esse problema envolvendo placas mãe com tecnologia UEFI e/ou Hds SSD ?

danistation

Citação de: T3ckn0s online 31 de Outubro de 2011, 10:34
Bom Dia pessoALL,

Meu notebook um CCE 745B, um ótimo notebook apesar de ser da CCE.
Por definição de fábrica veio habilitado o uso de UEFI, e eu não consigo alterar
isso, bloqueio da BIOS/UEFI.

Gostaria de saber de o Ubuntu 11.10 consegue fazer esse dual boot com o Sevem Professional 64-Bits.
Já tinha tentado outras distribuições mais sem sucesso, visto que já tinha tentado até instalar
somente a distribuição sem o Windows e o Linux não iniciava, e quando instalava junto com o Windows não iniciava o Grub.

Fiz essa pergunta pois reparei que no CD do Ubuntu 11.10 64-Bits vem com algumas pastas e arquivos que tem EFI
no nome, assim como na partição do meu HDD que o Sevem criou em formato EFI.

Agradeço desde já.

[]'s

Consegue sim. Tenho um note identico. O ubuntu 11.10 64 bits, após a instalação, cria na Bios uma entrada chamada 'ubuntu'. Para subir o SO você deve pressionar F10 assim que liga ou reboota o note. Escolhe qual opção de boot irá usar (CD-ROM, Windows, ubuntu, HD, USB...)...

Mas gostaria de lançar algo mais emocionante... O Ubuntu 11.10 64-bits está preparado para isso. No caso das versões anteriores.. como poderemos fazer isso manualmente (ou até mesmo para a versão atual)???? Será que teremos que ficar dependendo de instalações automáticas para lidar com isso???

grande abraço a todos!