Refazer o processo de compilação de kernel pelo método tradicional

Iniciado por xluisfernando, 29 de Outubro de 2011, 17:13

tópico anterior - próximo tópico

xluisfernando

Depois de ler um pouco sobre o tema resolvi compilar um kernel otimizado para o meu netbook, com o pacote linux-source da mesma versão do headers e do kernel que tenho instalado no meu sistema.
O procedimento correu relativamente bem (demorou mais de uma hora e meia):
Citar#cd /usr/src
#make xconfig
make clean
make -j4
make modules
cp arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz-3.0.0-8-eeepc1000ha
make modules_install
mkinitramfs -o /boot/initrd.img-3.0.0-8-eeepc1000ha
update-grub
No entanto, no primeiro boot eu percebi que tinha esquecido de colocar um módulo para eeepc_laptop e por isso o sistema não reconhecia as teclas de função.

Vou ter refazer o processo. Como copiei manualmente a entrada vmlinuz o novo kernel não é listado como pacote instalado no sistema e não posso removê-lo pelo apt.

1) Para remover esse kernel com erro devo simplesmente apagar o vmlinuz dele e depois executar o update-grub?

2) Quando eu uso o make clean no começo do processo de compilação o GCC remove o bzImage da compilação anterior e abre caminho para uma nova?

3) Se eu precisar restaurar o .config devo apenas copiar a configuração do kernel pretendido ou é preciso algo mais elaborado?

Numa próxima etapa pretendo fazer esse processo pelo método debian, com make-kpkg
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

xluisfernando

Sobre a remoção dos kerneis instalados manualmente, achei uma solução:
http://www.sysadmin.eti.br/blog/?p=184

Devemos remover os arquivos de inicialização manualmente dentro do diretório /boot, removendo os arquivos iniciados com abi*, config*, initrd.img*, System.map*, vmcoreinfo* e vmlinuz*, identificados pelo número de versão do Kernel.

Depois é só rodar o update-grub

zekkerj

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

xluisfernando

Citação de: zekkerj online 30 de Outubro de 2011, 12:47
Cuidado pra não remover todos os arquivos de kernel...
Bem lembrado. Como essa remoção é feita pelo terminal como superusuário se remover os arquivos do kernel em uso o sistema não volta mais no boot.

Metalbobolic

Para recompilar o kernel novamente..basta antes do MAKE, fazer o make clean e o make clean all, não faça mrproper, pois ele apaga o arquivo .config e zera a configuração que você fez...e o make clean e clean all, apenas "limpa" uma compilação anterior..