Autor Tópico: Problemas com o Ubuntu 11.10  (Lida 6589 vezes)

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Problemas com o Ubuntu 11.10
« Online: 24 de Outubro de 2011, 22:31 »
Pessoal, sou iniciante no Linux, mas já considero esse SO incrível e quero aprender mais sobre ele. Eu estava usando ele através do Wubi. Mas agora instalei o Ubuntu 11.10 em uma partição. A instalação foi tranquila. Mas estou com dois problemas irritantes e que estão me tirando do sério, pois não encontro nenhuma solução pela internet. Já reinstalei o Ubuntu umas 5 vezes por conta desses problemas, que são os seguintes:

1º quando coloco para reiniciar ele não reinicia, fica travado em uma tela preta.

2º o touchpad está maluco, saltando na tela aleatoriamente, sendo impossível utilizá-lo.

Gostaria que pudessem ajudar esse inciante a se tornar um usuário fiel do Linux, começando por solucionar esses dois problemas iniciais.

Espero contribuir com a comunidade!

Valew

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2011, 23:29 »

bawlaw

  • Visitante
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2011, 23:34 »
Instalar ubuntu em dualboot com seven
http://www.tecmundo.com.br/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm
Mas ele disse que conseguiu instalar o ubuntu.. nao creio que seja necessario. mas só para alivio de consciência de uma verificada se foi tudo de acordo cabelo2004

voce ja testou outra distro ou outra versão do ubuntu para ver se fica tudo perfeito??

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2011, 16:50 »
Como disse segui todos os procedimentos de instalação e não tive dificuldades ou problemas. Foi tudo tranquilo.
Tentei instalar a versão anterior Ubuntu 11.04, mas os mesmos problemas ocorreram.
Eu não tenho interesse por outra distro. Não quero ficar instalando e reinstalando o Linux, pois não acho seguro ficar fuçando no HD. Então estava esperando que a galera pudesse me ajudar a compreender melhor o Linux para solucionar esses problemas. Da compreensão inicial que tenho, todos os problemas do linux podem ser solucionados dentro do próprio linux, essa é o ponto mais forte desse SO.
Aguardo mais contribuições.
Obrigado!

Offline Gol_de_Barriga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2011, 18:02 »
Também estou com problema:

Dou boot, vejo o grub, o sistema carrega mas não consigo ver a parte gráfica. Ela fica com a tela totalmente avermelhada. Minha esperança era intalar o driver de video pelo texto, mas a tela fica totalmente preta em qualquer ctrl+alt+F#, 1<#<6.

Ubuntu 11.10 32-bit + Windows 7 64-bit
Intel i5 650
ATI HD 6450

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2011, 18:26 »
Vou falar pra vcs, os desenvolvedores do ubuntu 11.10 não pensaram nos usuários que tem máquinas mais fracas, esse ubuntu 11.10 foi pensado em máquinas potentes. Eun também tive problemas com ele, o ubuntu 10.10 maverick carrega em 15 segundos, quando testei esse 11.10, sabem quandos segundos ele leva para chegar a interface gráfica? 50 segundos. Solução? Voltei para o 10.10 e fim dos problemas.
Meu PC - DUOCORE 2.40GHz+2GB de memória RAM+ Placa de Video Gforcer de 256Mb+ HD de 500Gb.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 18:28 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2011, 18:26 »
Usuário Linux- 449417

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2011, 19:25 »
Aqui também tive problemas, o 11.10 não carrega a parte gráfica, fica na tela preta... Acabei de reinstalar o sistema, espero que pare...  :-\



[]'s

Offline diogonb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2011, 22:10 »
bom, quanto ao touchpad, é fácil de resolver, provavelmente seu touchpad deve ser da marca synaptics, assim como o meu, basta abrir o gerenciador de atualizações synaptic e lá procurar por synaptics, instale o q tiver a ver com o touchpad e problema resolvido!

quanto a reiniciar, a tela fica preta, ou aparecem algumas coisas escritas nela? pq caso seja a segunda opção é problema no plymouth, o ubuntu 11.10 e 11.4 tem esse mesmo problema, que ao invés de aparecer a tela normal, aparecem algumas coisas escritas, mas normalmente ele reinicia normal...

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:37 »
bom, quanto ao touchpad, é fácil de resolver, provavelmente seu touchpad deve ser da marca synaptics, assim como o meu, basta abrir o gerenciador de atualizações synaptic e lá procurar por synaptics, instale o q tiver a ver com o touchpad e problema resolvido!

quanto a reiniciar, a tela fica preta, ou aparecem algumas coisas escritas nela? pq caso seja a segunda opção é problema no plymouth, o ubuntu 11.10 e 11.4 tem esse mesmo problema, que ao invés de aparecer a tela normal, aparecem algumas coisas escritas, mas normalmente ele reinicia normal...

Já tentei instalar os pacotes synaptic e não funcionou.
Ao reiniciar ele simplesmente fica travado em uma tela preta sem nada, o mesmo acontece quando ele entra no descanso de tela, a tela fica preta, sem nada escrito e não volta ao normal de forma alguma.
Estou pensando em seguir a orientação de mudar de distro, vou testar o Fedora, me pareceu bem interessante e funcional, sem perder nada para o Ubuntu. Esses problemas sem solução estão inviabilizando minhas experiência com o Ubuntu. Não sei mais o que fazer. O que vocês acham do Fedora?
Obrigado!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:42 »
"http://orgulhogeek.net/2011/10/25/desura-para-linux-liberado-para-download/"
Você já testou a versão LTS , que é a 10.04?
Usuário Linux- 449417

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2011, 14:24 »
Pessoal, retornei ao Ubuntu 11.10, mas estou utilizando-o pelo wubi, pois me senti mais seguro e não tenho problemas com o comando reiniciar, nem travamentos, que talvez estejam relacionados ao hardware.
Minha surpresa foi que no wubi tive o mesmo problema com o touchpad, mas descobri a solução, que gostaria de compartilhar com vocês:

1º passo - editar o grub, que está localizado em: /etc/default/grub
ps: eu tive problema em edita-lo pelo terminal usando o comando "gedit", então digitei no terminal o comando "sudo nautilus" e abri o arquivo grub na pasta default.

2º passo - na linha GRUB_CMDLINE_LINUX="", acrescente "i8042.reset i8042.nomux i8042.nopnp i8042.noloop" entre áspas

3º passo -  salve as alterações

4º passo - volte ao terminal e aplique o comando: sudo update-grub

5º passo - reinicie o computador

Pronto! O touchpad está funcionando perfeitamente, espero que isso possa ajudar outras pessoas.
Eu uso um Netbook Megaware Aton N280.
Quanto ao primeiro problema com a reiniciação do sistema, ainda aguardo uma solução.
Valeu galera!

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2011, 12:59 »
Quanto ao reiniciar, faça dois testes simples, e vamos ver se ajuda um pouco a esclarecer o que está acontecendo:

Abra um terminal e digite o comando "sudo restart", e veja se ele vai reiniciar, ou se vai travar da mesma maneira, ou se ele vai mostrar alguma mensagem antes de travar.

Faça a mesma coisa com o comando "sudo shutdown -r now".

O que eu acho estranho é que você está tendo esse problema só para reiniciar não é? Quando você manda o sistema desligar ele desliga normal?
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2011, 14:55 »
Quanto ao reiniciar, faça dois testes simples, e vamos ver se ajuda um pouco a esclarecer o que está acontecendo:

Abra um terminal e digite o comando "sudo restart", e veja se ele vai reiniciar, ou se vai travar da mesma maneira, ou se ele vai mostrar alguma mensagem antes de travar.

Faça a mesma coisa com o comando "sudo shutdown -r now".

O que eu acho estranho é que você está tendo esse problema só para reiniciar não é? Quando você manda o sistema desligar ele desliga normal?

Quando eu estava com o Ubuntu em uma partição eu já tinha tentado esses comandos e acontecia a mesma coisa, ficava travado em uma tela preta sem nenhuma mensagem, e eu tinha que desligar o computador no botão. Veja que reinstalei o Ubuntu 5 vezes, sem qualquer mensagem de erro na instalação, e o problema persistiu. Eu também achei muito estranho o fato do problema não acontecer quando eu pedia para desligar. O problema era só quando eu mandava reiniciar. Como eu mencionei o mesmo problema ocorreu com outra distro, no caso a Fedora. Agora que estou usando o Ubuntu pelo wubi, não tenho esse problema, o comando reiniciar funciona perfeitamente. Penso que o problema possa estar relacionado ao hardware... Mas não tenho idéia do que possa ser.

Valeu!

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Ubuntu 11.10
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2011, 19:55 »
Pessoal encontrei esses dois links que poderiam ajudar a solucionar esse problema da tela preta, mas seria necessário editar o "xorg.conf" que não existe mais no Ubuntu 11.10:

https://wiki.ubuntu.com/X/Quirks#Intel_No_Display_After_Lid_Close_Quirks:_i915.2BAC8-intel_lvds.c

https://wiki.ubuntu.com/PowerPCKnownIssues#Wont_suspend_when_you_close_the_lid

Neste caso o que poderiamos fazer para avançar na solução desse problema.
Aguardo maiores instruções... Minha placa de vídeo é Intel Graphics GMA 950 (um lixo).
Continuo contando com a ajuda de todos.
Valeu!
« Última modificação: 08 de Novembro de 2011, 09:29 por cabelo2004 »