Autor Tópico: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.  (Lida 35155 vezes)

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #30 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 13:34 »
Consegui agora resolver dando permissão somente ao firestarter:

Vá até /usr/sbin>firestarter
Como root altere a permissão dele para vc (seu nome de usuário)
Em sessões coloque ele para rodar no início assim:
sudo /usr/sbin/firestarter
Obs: Desfiz as modifcações no etc/sudoers para default
Seu sistema agora estará trancado, vc agora estará como usuário comum, segurança em primeiro lugar!!!!!
Se alguém achar que ainda o sistema está vulnerável, favor postar sua opinião.

Aniclator,

Tem como fazer isso no Kubuntu 6.10?

No Kubuntu é diferente, no meu Kubuntu ele já inicia sozinho sem fazer nenhuma modificação, ele só pede a senha, creio que vc terá que utilizar a dica do Morimoto colocando a permissão para ele no etc/sudoers, é só vc ir até a página principal de GDH e digitar na busca firestarter que aparece o Tuto do Morimoto.

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #31 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 15:41 »
aniquilator,

não achei o tutorial no gdh não.
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

alarcon

  • Visitante
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:21 »
aniquilator,

não achei o tutorial no gdh não.

Bom quando eu usava o Kurumin, que usa o KDE, há muito tempo atrás eu fazia assim:

criava um arquivo de texto chamado firestarter.desktop com o seguinte conteúdo:

Citar
[Desktop Entry]
Exec=sudo firestarter --start-hidden
Name=Firestarter
Type=Application

salvava e colocava o mesmo em /home/usuário/.kde/Autostart/ e também dava permissão de execução para este arquivo. Acho que permissão de execução sem ser pelo root, ou seja, permissão pelo usuário normal mesmo.

Mas para isso você tem de habilitar o sudo sem senha como já mostrado logo acima,ou seja, editando o arquivo sudoers em /etc/
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2007, 17:29 por alarcon »

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #33 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 17:55 »
pessoal,

fiz uma besteira, dei um chmod 777 no arquivo sudoers, agora o sudo não funciona, e não tinha criado a senha do root, tem como resolver isso?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

alarcon

  • Visitante
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #34 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 18:14 »
pessoal,

fiz uma besteira, dei um chmod 777 no arquivo sudoers, agora o sudo não funciona, e não tinha criado a senha do root, tem como resolver isso?
Olha só quando se vai alterar alguma coisa em um arquivo importante é sempre bom antes fazer um backup.

tenta assim:

abra um terminal e digita sudo su e forneça sua senha de usuário.

caso não dê certo, digita su e sua senha de usuário.

Se mesmo assim não resolve o seu problema, mas como você deu permissão 777 para ele, então você pode editá-lo pelo seu usuário aí você abre ele pelo nautilus como usuário e deixa o mesmo exatamente assim:

Citar
# /etc/sudoers
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# Defaults

Defaults   !lecture,tty_tickets,!fqdn

# User privilege specification
root   ALL=(ALL) ALL

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL

salve e reinicie seu sistema.

Quando voltar tente ver se o sudo funciona e então mude a permissão para 440 (chmod 440).

se o dono e o grupo não for o root então faça também:

chown root.root sudoers

para que o dono e o grupo do arquivo em questão seja o root. Atenção que antes de dar o comando acima você terá de estar no terminal e na pasta /etc/ onde se encontra o arquivo em questão.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2007, 18:23 por alarcon »

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #35 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 20:01 »
alarcon,

fiz os procedimentos mas o sudo não voltou!
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

alarcon

  • Visitante
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #36 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 12:20 »
alarcon,

fiz os procedimentos mas o sudo não voltou!

Quando você abre um terminal e digita sudo su e logo em seguida sua senha de usuário dá erro?

Quando você, no terminal, digita o comando su e logo em seguida sua senha de usuário também dá erro?

Bom, caso nos dois métodos você não consiga ficar como root pelo terminal, então acho que você deverá dar boot com o LiveCD do Ubuntu em questão e lá abrir um terminal e digitar sudo su para virar root, montar a partição em questão e tentar editar o sudoers da partição e suas permissões para ver se dá certo.

Como tinha dito, antes de se alterar o sudoers era necessário criar uma senha root e fazer um backup do sudoers. Aqui além destes passos eu também permiti no gdm a entrada do login como root, ou seja, no login eu posso entrar como os usuários comuns ou se preferir como root.

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #37 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:02 »
Alarcon,

utilizei o live cd e funcionou blz.
vlw

Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 09:35 »
Alarcon,

utilizei o live cd e funcionou blz.
vlw



Esse arquivo sudoers é pedreira, quem tem a permissão dele é o root, para modificá-lo vc terá que dar permissão de leitura  e escrita para o root, pois ele só está somente leitura, depois das modificaṍes serem aplicadas, é só voltar ao que era antes, ou seja, somente leitura, ai tudo volta ao normal.

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #39 Online: 06 de MAR?O de 2007, 23:00 »
Citar
Meus procedimentos foram assim: primeiro eu fiz como todo mundo aqui já comentou, ou seja, fui em Sistema > Preferências > Sessões e logo em seguida na aba Programas Iniciais o qual eu adicionei o seguinte comando sudo firestarter --start-hidden
Agora para que ele não peça a senha root eu editei o arquivo sudoers que se encontra em /etc/, colocando, no final deste arquivo, a seguinte informação:

alarcon ALL=NOPASSWD: ALL

e eu comentei a seguinte informação que tem lá:

%admin ALL=(ALL) ALL

para

#%admin ALL=(ALL) ALL

ou seja, eu liberei para o usuário alarcon a necessidade de digitar a senha ao usar o comando sudo, assim o camando sudo firestarter --start-hidden não vai ficar pedindo a senha no boot do sistema..

Também criei uma senha root antes de fazer estas modificações citadas acima, para se ter uma senha root diferente da minha senha de usuário normal.

Alarcon,

tentei os procedimento no 6.10 mas infelismente não funcionou, quando coloco o sudo firestarter nas sessões ele simplesmente não inicia. o que pode ser?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #40 Online: 07 de MAR?O de 2007, 09:47 »
Citar
Meus procedimentos foram assim: primeiro eu fiz como todo mundo aqui já comentou, ou seja, fui em Sistema > Preferências > Sessões e logo em seguida na aba Programas Iniciais o qual eu adicionei o seguinte comando sudo firestarter --start-hidden
Agora para que ele não peça a senha root eu editei o arquivo sudoers que se encontra em /etc/, colocando, no final deste arquivo, a seguinte informação:

alarcon ALL=NOPASSWD: ALL

Vc deve ter esquecido de tirar a permissão de leitura e escrita do sudoers e deixar só leitura.......

e eu comentei a seguinte informação que tem lá:

%admin ALL=(ALL) ALL

para

#%admin ALL=(ALL) ALL

ou seja, eu liberei para o usuário alarcon a necessidade de digitar a senha ao usar o comando sudo, assim o camando sudo firestarter --start-hidden não vai ficar pedindo a senha no boot do sistema..

Também criei uma senha root antes de fazer estas modificações citadas acima, para se ter uma senha root diferente da minha senha de usuário normal.

Alarcon,

tentei os procedimento no 6.10 mas infelismente não funcionou, quando coloco o sudo firestarter nas sessões ele simplesmente não inicia. o que pode ser?

alarcon

  • Visitante
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #41 Online: 10 de MAR?O de 2007, 00:45 »
Citar
Meus procedimentos foram assim: primeiro eu fiz como todo mundo aqui já comentou, ou seja, fui em Sistema > Preferências > Sessões e logo em seguida na aba Programas Iniciais o qual eu adicionei o seguinte comando sudo firestarter --start-hidden
Agora para que ele não peça a senha root eu editei o arquivo sudoers que se encontra em /etc/, colocando, no final deste arquivo, a seguinte informação:

alarcon ALL=NOPASSWD: ALL

e eu comentei a seguinte informação que tem lá:

%admin ALL=(ALL) ALL

para

#%admin ALL=(ALL) ALL

ou seja, eu liberei para o usuário alarcon a necessidade de digitar a senha ao usar o comando sudo, assim o camando sudo firestarter --start-hidden não vai ficar pedindo a senha no boot do sistema..

Também criei uma senha root antes de fazer estas modificações citadas acima, para se ter uma senha root diferente da minha senha de usuário normal.

Alarcon,

tentei os procedimento no 6.10 mas infelismente não funcionou, quando coloco o sudo firestarter nas sessões ele simplesmente não inicia. o que pode ser?

Você fez as alterações que falei no sudoers para que o seu usuário possa usar o sudo sem senha?

Lembre-se que o arquivo sudoers, inicialmente, só tem permissão de leitura para o dono e grupo e nada para os outros e portanto para poder editá-lo você tem que permitir a escrita neste arquivo. Depois de fazer as alterações dele é necessário voltar as permissões para a forma original senão o sudo sem senha não funciona.

Você fez isso também:

Meus procedimentos foram assim: primeiro eu fiz como todo mundo aqui já comentou, ou seja, fui em Sistema > Preferências > Sessões e logo em seguida na aba Programas Iniciais o qual eu adicionei o seguinte comando sudo firestarter --start-hidden


O resto são configurações no próprio firestarter


Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #42 Online: 06 de Abril de 2007, 11:00 »
Um pergunta,

como instalo o firestarter no ubuntu 7.04? no synaptic não tem
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

alarcon

  • Visitante
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #43 Online: 06 de Abril de 2007, 11:17 »
Um pergunta,

como instalo o firestarter no ubuntu 7.04? no synaptic não tem

procure pelo pacote firestarter aqui:

http://packages.ubuntulinux.org/feisty/allpackages
« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 11:19 por alarcon »

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: Firestarter o Tutorial definitivo !!! Minimizado no boot e sem senha.
« Resposta #44 Online: 18 de Junho de 2007, 14:07 »
as dicas aqui postadas funcionam blz, o unico problema é o firestarter inicia parado no caso de redes wireless, teria como configurar a ordem em que a rede inicia e depois o firestarter?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB