Sou totalmente contrario a esta técnica, usar o linux com permissão de super usuário, ou seja, poder usar o sudo sem digitar uma senha é algo que por causa de um ícone no systray não vale a pena. Se usar o firestarter é com o objetivo de deixar seu pc mais seguro, porque iria abrir mão de uma segurança prioritária ? Não adianta fechar as portas de seu pc se alguém podendo por um disquete ou conseguir acesso ao computador ter permissão de formatar o sistema sem pedir permissão. Pessoal olha lá eim, é hora de medir as atitudes. Valeuuuuuuuuu
Caro
cadiles, usar o comando
sudo sem pedir a senha não é a mesma coisa que usar o Linux como superusuário. A diferença é sutil, mas quando você usar o Linux como superusuário não há a necessidade de se usar o comando
sudo e a todo momento ou comando você está executando o mesmo
sempre como superusuário e portanto com todos os privilégios que ele oferece. Já o comando
sudo , sem pedir a senha senha, só é usado para executar um determinado programa ou script que precise de privilégios especiais voltando em seguida, após sua execução, a ficar com privilégios restritos do usuário comum, portanto uma diferença sutil mais importante.
No Linux nada é auto-executável, ou seja, o sistema foi projetado para dar ênfase à segurança, o que também é fator de dificuldade. Nesse sentido, por exemplo, o sistema é configurado de modo que antes de o usuário executar um arquivo recém-baixado, ele precise acessar as
propriedades e marcar a opção de
execução, portanto remotamente é muito difícil, não vou dizer impossível, que alguém se utilize de algum script ou programa que venha a usar o comando
sudo no seu interior afim de ter permissão de super usuário, sem que eu tenha antes dado
permissão de execução para este script ou programa. Lembre-se o Linux não é o Windows onde qualquer um pode fazer um programa auto-executável.
Você falou sobre disquetes, acho eu que você estava se referindo aos chamados
rootdisks que para quem não sabe são disquetes de boot com um conjunto de utilitários que explora falhas do sistema para tentar obter acesso. A maioria das brechas de segurança só pode ser explorada localmente e é exatamente isso o que o
rootdisk faz. Se não for possível obter acesso explorando alguma vulnerabilidade conhecida, o
rootdisk ainda pode tentar um ataque de força bruta, testando várias possibilidade de senha de superusuário até acertar. Entretanto, neste caso, uma senha de 12 caracteres, o meu caso, com letras ( maiúsculas e minusculas), números e outros caracteres especiais já seria suficiente para proteger o sistema. Além do mais são poucas as pessoas que tem acesso ao meu PC localmente e o
sudo sem senha só é habilitado para o meu login e não os dos outros.
Faço todas as atualizações, principalmente de segurança, do meu Ubuntu e não instalo qualquer programa de fontes não confiáveis, portanto tenho sempre a versão mais atual com todas as correções de possíveis falhas de segurança e etc. Já uso o Linux faz um certo tempo e nunca tive problemas relativos a segurança.
Como tenho uma senha grande e com vários tipos de caracteres, que troco regularmente, acho um incomodo muito grande ter que ficar digitando a mesma com o
sudo, portanto uso-o sem pedir a senha da mesma forma que o Kurumin usa e acho que uma pessoa com os conhecimentos do Morimoto não iria fazer sua distribuição assim tão frágil como possa parecer, pode não ser a mais segura, mais com certeza não é a mais frágil.
Acho até mais seguro, opinião minha, quem usa o
sudo sem pedir a senha do que quem usa o
sudo com senha,
mais instala qualquer coisa que nem sabe o que é e que pede a senha na hora da instalação e o usuário prontamente a fornece. Quem usa comando
sudo, sem senha, passa a ter mais responsabilidade no seu uso e não usa o comando sudo sem senha para qualquer coisa. Além do mais quando se usa o
sudo pedindo a senha o usuário tem a tendencia de usar senhas mais fracas com poucos dígitos por que é um saco ter de digitar uma senha enorme a cada momento e quem usa o sudo sem pedir a senha tem a possibilidade de usar uma senha melhor.
A questão da segurança depende muito também dos hábitos dos usuários que assumem um comportamento de risco, deixando vários servidores ativos, usando senhas fracas e etc. Em resumo a segurança do sistema depende muito mais do comportamento do usuário do que do sistema operacional.
Para finalizar gostaria de dizer que não estou fazendo propaganda sobre este ou aquele modo de usar o comando sudo, mas apenas mostrei como uso o firestarter no meu Ubuntu, desde a versão 5.10, e por que vi alguém falar aqui que não havia nenhum modo de fazer o mesmo funcionar, sem pedir a senha, no Dapper quando do uso do comando sudo. Cada um usa da forma que lhe convém, mas acho que esta foi a de melhor custo-benefício com relação a segurança e usabilidade do sistema, ou seja, não é a forma mais segura, porém não é a forma mais frágil e além disso é a que traz uma usabilidade menos restrita, burocrática do sistema. Lógico que é melhor o comando sudo pedir a senha, mas enquanto não se encontra uma alternativa melhor para se usar o firestarter esta pelo menos é satisfatória.
Há outra coisa, não é questão apenas de se ter um ícone do firestarter no systray do sistema, é uma questão de se ter a mão a interface gráfica do iptables de fácil acesso para se poder bloquear e/ou liberar portas para programas e outros de uma forma real-time.