Autor Tópico: O Unity pode melhorar! Qual sua ideia?  (Lida 3166 vezes)

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
O Unity pode melhorar! Qual sua ideia?
« Online: 21 de Outubro de 2011, 23:08 »
O Unity desde de sua primeira versão vem melhorando, principalmente na estabilidade como também na interface com o usuário final. Mais isso até o momento não é o bastante, pois a falta de refinamento é notória, sua personalização é bem limitada,e as opções existentes dependem de instalações extras. Isso deveria estar disponível nativamente.

Eu fiz no meu blog um post com algumas ideias para o Unity, e nele também tem um vídeo que ilustra bem essas minhas ideias. Sei que cada um tem sua opinião, mais é obvio que se unirmos diversas ideias boas, temos uma melhor ainda.

Link do post

Tenho certeza que o Unity será muito melhor do que é hoje, mais para isso acontecer a comunidade tem que se manifestar, e os desenvolvedores perceber essa vontade coletiva. Tenho mais algumas ideias, que tive depois do post. Vou bolar outro post com todos esses detalhamentos, e quem sabe se eu tiver tempo fazer outro mockup.

O autor do site WebUpd8 fez um post com essas minhas ideias.

WebUpd8 - UNITY MOCKUP: SIMPLIFIED DASH

Link para o vídeo da ideia, em HD.

Seria bom ver outras ideias. Qual a sua?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 23:20 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline abdo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: O Unity pode melhorar! Qual sua ideia?
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2011, 23:33 »
na minha opinião

- possibilidade de auto ocultar a barra superior
- possibilidade de podermos editar os temas como anteriormente, mudando cores, fontes, icones

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2011, 00:37 »
Uma coisa que gostaria é que ao apertar a tecla super fosse apresentado os programas abertos (assim como no Gnome-Shell).
Alt+Tab ou uma grande quantidade de movimentação de mouse são funções não produtivas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline luiscarlos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2011, 02:32 »
Acho que faltou poder mudar a barra lateral de posição, deixa-la sempre visivel, alterar tamanho...
Uma mudança que acho que ficaria legal era criar um menu de atalhos que ocupace todo o desktop o qual fosse permanente, o desktop virou uma area "morta", assim ficaria apenas um painel indicando os aplicativos abertos, parecido com os menus dos celulares...  ;)

[]'s

Offline postenga

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2011, 03:50 »

Tweaks, tweaks, tweaks. Personalizar o unity é dose:/

Offline ClaudemarMartins

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2011, 09:56 »
ótima dica, vou mexer para melhorar o Unity.

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2011, 11:56 »
Para mim, uma das coisas mais importantes é poder incluir applets no painel, como se podia fazer no Gnome 2.x. Usava vários bem úteis, como o que indica o Caps-Lock ativado (no meu netbook não tem led para indicar que a tecla está ativada) e também o netspeed (que mostra atividade de rede).

Quanto a mudar o tamanho da barra lateral, dá para fazer através do Ubuntu Tweak.

Um abraço.

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline rruella

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2011, 12:58 »
ao que parece afinal não sou só eu a espera de hipóteses para mudar o visual do unity.
acabei de ler em outro tópico, http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,88700.0.html, que já é capaz de iniciarmos o unity sem a barra lateral mesmo que tenhamos que usar artifícios não natos.
mas tenho certeza a união faz a força e vamos conseguir mudar o unity, para o bem de nós e da canonical.
pois está não é uma luta de poucos mas de todos nós, e viva o linux.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:24 »
Não uso Unity atualmente, mas sei que essa interface ainda pode melhorar muito.
Se é o que eu entendi, a interface Unity é totalmente voltada para dispositivos touch-screen, tais como tablets e smartphones. E já que a origem do Unity é o GNOME, então creio que não seria nada mal fazer um plugin para desktops, que conciliasse a beleza do Unity com a praticidade do GNOME. Um "unity-desktop", talvez?

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2011, 09:19 »
Fiz um mais pequeno vídeo da ideia que eu tive para o Unity.

http://www.youtube.com/watch?v=6lQNEFpHG2s&feature=channel_video_title

Minha ideia é dá ao Botão do Unity no dock, uma funcionalidade ao clicarmos com o botão direito, , coisa que acontece com os programas que temos no dock do Unity. Então ao clicar com o botão direito teríamos o menu clássico que todos estão acostumados).
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

eliseu_carvalho

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2011, 13:11 »
Quando respondi aqui, eu não conhecia a interface Unity ainda. Usava XFCE e LXDE. Agora uso Unity e quer saber? Pra mim não falta nada...

Offline Adriano R.N.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2011, 15:05 »
Abandonar o compiz e investir no unity-2d com possibilidade dele acionar alguns efeitos 3-d.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2011, 15:26 »
Seria otimo Adriano, so queria saber se nao ha como fazer os efeitos minimos do compiz com o 2D, embora o compiz seja um otimo programa eu nao faço a menor questao de telo instalado, so gostaria de manter os efeitos de sombra, e o efeito de empilhar os icones na barra lateral e mais algum efeito simples. Desde que começei a usar o Ubuntu a alguns anos sempre tive problemas com o Compiz, principalmente para jogar, e as soluçoes que encontrei nao funcionam sempre para todas as versoes, se quero jogar tenho que ir para o Unity 2D......embora alguns games mais leves rodem com o compiz ativado. 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rvelascop

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2011, 18:28 »
Boa tarde,

Quanto a efeitos 3d, no unity 2d, já experimentaram ativar o composite manager no gconf-editor?

O que sugiro para melhorar o Unity é fazê-lo compatível com todas as placas de vídeo, inclusive a geforce 5200, pois não vejo razão para uma placa de vídeo não rodar os efeitos do Unity 3d se a mesma placa rodava o Compiz com tudo ativado (cubo, por exemplo) nas versões Karmic e Lucid.

Abraço!

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2011, 18:47 »
Ola para a gforce vc tem que fazer uma "manha" para fazer ela funcionar com 3D no Unity se eu nao estiver anganado...procure sobre "fx5500" eu lembro que ja foi respondida essa questao aqui no forum da uma pesquisada http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83174.0.html vc fala de ativar os efeitos pelo metacity? o problema e que pelo menos aqui no meu note com placa intel 965 ele desativa a sincronia vertical...ja tentei de todas as formas manter ele e ativar a sincronia, as janelas ao mover ficam "cortadas" ao meio...ja com o compiz ativado isso nao acontece....
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997