Impressões Kubuntu 11.10

Iniciado por Andreson Goveia, 20 de Outubro de 2011, 23:00

tópico anterior - próximo tópico

Andreson Goveia

Bom galera, fiz uma instalação limpa do Kubuntu 11.10 e para minha surpresa o sistema ficou ainda mais rápido. (tinha instalado o kubuntu beta 1 e fui atualizando até a versão final, e tem diferença da instalação limpa).

Bem o sistema está bem estável, como sempre a instalação foi bem tranquila e rapida, aqui fiz via livepen e instalei no meu Notebook e no PC de casa.
A instalação demorou cerca de 5 + ou -, sem problema algum durante a instalação que é bem simples e pratica.
O sistema esta iniciando bem, e rápido também.
Já vem por padrão diversos programas que eu já uso como Gerenciador de pacotes Muon, Kmail2, LibreOffice, Amarok, Dragon Player, K3b etc.
Todos os programas estão bem integrados ao sistema, alguns ainda apresentam uma certa "lentidão" para iniciar como é o caso do Libreoffice e do Chromium Browser, mas é devido eles ter enfase em GTK, pois esta "lentidão" não acontece no Ubuntu (sim por alguns minutos eu testei o Ubuntu, para conhece-lo né :P).
No Kmail2 fizeram um trabalho muito bom, está bem mais integrado ao sistema e muito mais facil de ser configurado, agora o assistente de configuração que ao abrir pela primeira vez é apresentado, não pede dados relacionandos a servidos POP3 ou IMAP ou mesmo SMTP, ele já configura automatico, aqui nas minhas contas do Hotmail e Gmail, só precisei colocar o e-mail e senha, tanto para o Hotmail quanto para Gmail.
O Amarok tem seus admiradores e aqueles que não gostam, para mim funciona muito bem, porém agora ele não abre o assistente quando não encontra o plugin (pelo menos aqui não abriu).
O K3B como sempre fantástico, ao inicia-lo pela primeira vez ele abre um assistente para instalar os plugins complementares (e que vale para o Amarok, no caso o MP3).
Sempre instalo após o termino da instalação do sistema o Kmess, um programa para usar o serviço de Msn Messenger da MS, o problema é que não tem suporte ainda a webcam e o desenvolvimento dele está meio devagar, os desenvolvedores estão meio sem tempo, é uma pena pois é um software muito bem e muito bem integrado ao KDE.
Fiz também a atualização para o KDE 4.7.2, pois vem por padrão o KDE 4.7.1, está atualização já esta nos repositórios de atualiçções de pre-lançadas, mais como atualizei pelo ppa não tenho muito certeza.
Bem os efeitos estão todos funcionando muito bem, o blur(Borrão), está bem mais leve e exigindo menos do sistema agora.

Considerações:

Bem mesmo se você não tem a intenção de instalar, pelo mesmo faça um teste via livecd ou livepen, é sempre bom ter uma visão de como anda a evolução de outros gerenciadores de janela, eu mesmo testo o Ubuntu quando é lançado, mesmo por que é sempre bom conhecer suas alternativas, pois nunca se sabe quando precisará dela.
O KDE já está um software muito maduro e estável, depois do que aconteceu com o lançamento do KDE 4 acho que eles aprenderam a lição.
O KDE ainda promete ficar muito mais leve e estável, já tem suporte a wayland e está entrando no mundo dos Tablet's, o que isso quer dizer??
Você imagina um sistema que consume muita memória e muito hardware rodando em um tablet??
Claro que não,  sistema tem que ser leve e uma estável também, as próximas versões do KDE serão mais leves e consumiram mesnas memoria,
Pense como deve ficar o Próximo Kubuntu 12.04 LTS com KDE 4.8.
Bem se eu lembrar de algo mais eu posto aqui e se tiverem duvidas, perguntas ou mesmo opiniões sobre o Kubuntu, não exitem em postar.

eliseu_carvalho

Interessantíssimo. Talvez na versão 12.04 eu teste o novo KDE :)

Creto

Citação de: Andry online 20 de Outubro de 2011, 23:00
Considerações:

Bem mesmo se você não tem a intenção de instalar, pelo mesmo faça um teste via livecd ou livepen, é sempre bom ter uma visão de como anda a evolução de outros gerenciadores de janela, eu mesmo testo o Ubuntu quando é lançado, mesmo por que é sempre bom conhecer suas alternativas, pois nunca se sabe quando precisará dela.
O KDE já está um software muito maduro e estável, depois do que aconteceu com o lançamento do KDE 4 acho que eles aprenderam a lição.
O KDE ainda promete ficar muito mais leve e estável, já tem suporte a wayland e está entrando no mundo dos Tablet's, o que isso quer dizer??
Você imagina um sistema que consume muita memória e muito hardware rodando em um tablet??
Claro que não,  sistema tem que ser leve e uma estável também, as próximas versões do KDE serão mais leves e consumiram mesnas memoria,
Pense como deve ficar o Próximo Kubuntu 12.04 LTS com KDE 4.8.
Bem se eu lembrar de algo mais eu posto aqui e se tiverem duvidas, perguntas ou mesmo opiniões sobre o Kubuntu, não exitem em postar.
Não hesitarei mesmo, como sabem uso o "ubuntu 10.04.3 LTS Lucid Lynx" e testei em livecd e até fiz a instalação do mesmo (ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot) que não ficou bem nas minhas "carretinhas" estou baixando o kubuntu 11.10 para ver como ele ficará, qual será seu real comportamento nas minhas "carroças", pois como comentei em outro fórum não tenho nada contra o Unity, Gnome 3 e gnome-shell o problema real pelo qual o mesmo está passando, acho que por estar em fase de desenvolvimento ainda e adaptação, não foi bom para os PCs como os meus antigos.
Ficou (me desculpem a comparação) mas o gnome está parecido ao software do outro "de$envolvedor" que ao mudar a versão do sistema quase que obriga ao usuário a fazer um upgrade de seu hardware, mas ainda não posso falar muito, pois não sei como o kubuntu irá se comportar.

Portanto meu caro amigo Andry como sei que você é usuário do kubuntu, realmente não hesitarei em seguir suas postagens quando chegar a hora de trocar meus Lucid Lynx (5 maquinas) pelo Precise Pangolin 12.04 (Kubuntu).

T+