Autor Tópico: Age Of Empires OpenSource no Linux  (Lida 15110 vezes)

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Age Of Empires OpenSource no Linux
« Online: 16 de Outubro de 2011, 16:37 »
Vamos supor que você adora jogar Age Of Empires, não importa qual seja. AoE I, AoE II, AoE III, ou até mesmo Rise Of Nations!

Aí você mudou pro Ubuntu e não consegue executar o AoE (sei lá, vai que o Wine tá estragado!), ou então não tem dinheiro pra comprar o jogo... O que você faz? Pirateia? Não... você procura alternativas opensource!

E pensando nisso, surgiu um projeto OpenSource chamado 0 A.D., um Age Of Empires gratuito! São muuuitas semelhanças com o jogo da Microsoft! Veja só:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lNb2jEM6EGw

Maaaas, o jogo ainda está em desenvolvimento! Está no Alpha 7, mas diversas coisas já foram implementadas, inclusive a inteligência artificial dos inimigos. Creio que você não irá sentir falta de muita coisa no jogo mesmo assim, porque boa parte já está pronto, exceto pelo modo Campanha.

Os gráficos são muito bons, texturas bem trabalhadas, então é um ótimo substituto para o AoE.

Pra instalar no seu ubuntu, é muito simples:

Digite isso primeiro no terminal: sudo add-apt-repository ppa:wfg/0ad

Depois isso: sudo apt-get update

Então isso: sudo apt-get install 0ad

Serão instalados pelo menos 242 MB de arquivos. Depois é só executar o jogo pelo comando 0ad ou então entrando no menu e executando-o. Muito simples, né?

Página do jogo: http://wildfiregames.com/0ad

Colabore com o desenvolvimento!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2011, 17:01 »
Ola gostei muito desse game, recomendo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2011, 10:17 »
Fantástico, sou fã da serie desde o primeiro, e uma versão dessas é o que todos queriam, um "age of empires" com gráficos 3D baseados nas eras mais antigas, to no aguardo da versão final.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2011, 23:28 »
Bem como projeto depende de pessoas com tempo livre, acho que a versão fina ainda demora um pouquinho, hehe.
Mas quando sair vai ser um dos maiores lançamentos de jogo para Linux.

Offline kaito57

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2011, 07:19 »
Esse game tá muito bonito, só que ainda não está "jogável"... torço muito por este projeto...

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2011, 09:34 »
Galera,

Se apoiam o projeto e querem ajudar, não precisa ser programador nem nada disso é só fazer uma pequena doação para ajuda aos desenvolvedores...

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2011, 14:54 »
Caramba, tomara que Command&Conquer também tenha uma alternativa open source como essa!  :D

Ages of Empires não faz meu estilo, mas é parecido com Command&Conquer.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Ralado

  • Visitante
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2011, 14:01 »
Caramba, tomara que Command&Conquer também tenha uma alternativa open source como essa!  :D

Ages of Empires não faz meu estilo, mas é parecido com Command&Conquer.
garfo não sei se ta sabendo mas a EA liberou vários jogos antigos da série C&C: C&C Original, C&C Red Alert e C&C Tiberan Sun(+Expansão), o Sun dava para rodar no Wine(apesar dos problemas). Tinha um projeto FreeCNC(acho que chegava ou chegou perto de apoiar o Tiberan) para criar um cliente código aberto mas estagnou.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Age Of Empires OpenSource no Linux
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2011, 22:02 »
Caramba, tomara que Command&Conquer também tenha uma alternativa open source como essa!  :D

Ages of Empires não faz meu estilo, mas é parecido com Command&Conquer.
garfo não sei se ta sabendo mas a EA liberou vários jogos antigos da série C&C: C&C Original, C&C Red Alert e C&C Tiberan Sun(+Expansão), o Sun dava para rodar no Wine(apesar dos problemas). Tinha um projeto FreeCNC(acho que chegava ou chegou perto de apoiar o Tiberan) para criar um cliente código aberto mas estagnou.

Sim, eu vi esses jogos disponíveis no Baixaki. São de graça mesmo, mas tem que fazer uma engenhoca braba pra faze-los funcionarem (e isso é para o Windows, imagina pro Linux). Além do mais, não uso Wine. Seria bom mesmo se eles viessem nativamente para Linux, opensource e tudo. Não custa sonhar...

Mas valeu pela dica, amigo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"