instalar ubuntu 11.10 em um pendrive

Iniciado por irouma, 15 de Outubro de 2011, 13:27

tópico anterior - próximo tópico

irouma

Tem algum jeito de instalar o ubuntu 11.10 em um pendrive? não como livedisk mas sim como instalação definitiva mesmo.

robério1

Que tem, tem. Eu fiz uma instalação dessas usando um pendrive Kingston de 16 GB, e funciona, com um pequeno e esquisitíssimo problema.
Quanto ao modo de fazer: é preciso usar o gparted, apagar o que tem, refazer a tabela, criar partição ext3 (por exemplo), formatar. No caso do Kingston eu só conseguí fazer isso após zerar o MBR, porque sem isso o gparted não reconhece o tipo de disco e recusa-se a trabalhar. Zerar o MBR é o comando abaixo, mas pelo amor de Deus: o sdc valeu para o meu caso, na sua máquina pode ser outra coisa - é o que o gparted disser que é, e por favor olhar muito bem antes de apagar qualquer coisa, para evitar de apagar o que não quer!
sudo if=/dev/zero of=/dev/sdc bs=512 count=1
No meu caso o falecido Kingston era sdc e a partição criada ext3 foi sdc1. Para instalar, ponha o manager de boot no sdc, escolha a partição sdc1, e manda brasa.
Agora, o problema que eu não sei explicar; quem sabe algum leitor mais competente possa aparecer com a explicação.
A situação é a seguinte: se antes de direcionar o boot para o pendrive - com (F10+escolha em menu) na minha máquina - eu tiver trabalhado com o XP ou com o lucid dos HDs com o pendrive do oneiric já espetado, eu tenho um boot rápido (embora em tempo variável) no oneiric e o menu do unity do lado esquerdo funciona normalmente, sumindo e reaparecendo ao empurrar com o mouse a borda esquerda da tela.
Mas se a sessão anterior tiver sido do oneiric, o tempo de boot é muito variável, algo como do simples ao dobro; e o menu não reaparece ao empurrar com o mouse. No mais tudo funciona.
Ou seja, tudo se passa como se o oneiric alterasse alguma coisa no sistema, e essa alguma coisa fosse consertada - seja pelo XP, seja pelo lucid. Eu nunca pensei que isso fosse siquer possível; na minha cabeça as partições eram estanques, o sistema operacional não mexia no Bios, ou se mexia voltava ao anterior ao sair. A ideia de testar distribuições recem-lançadas usando um pendrive era baseada justo nisso; eu imaginava que no pior cenário um pendrive seria até perdido, mas o resto do computador não seria afetado. Pelo jeito não é assim.
Será que alguém nos explica o que está acontecendo?

Observação em 28/10/11: após 2 atualizações do oneiric - de 56+98 pacotes - o "problema misterioso" sumiu; se por efeito de uma delas, ou pelo efeito de uma verificação automática do sistema que ocorreu nesse intervalo, eu não sei.  O tempo de boot é certamente muito maior do que o de uma instalação em HD, mas ainda assim muito menor do que o do liveUSB, de forma que a instalação está em uso, funcionando aliás muito bem. A boa performance do oneiric na minha máquina  - inclusive unity... - é altamente animadora em relação à próxima versão de suporte longo!