menu problema com synaptic (Resolvido)

Iniciado por jopeu, 15 de Outubro de 2011, 08:42

tópico anterior - próximo tópico

jopeu

Estou com o 11.10

Instalei vários programas entre eles o synaptic. Ele funcionou bem até que não abriu, tentei no terminal e deu erro de display. Deixei para outro dia pensando que se resolveria mas no menu não entrou.
Fui para o terminal e funcionou perfeitamente.

Resultado só abre do terminal.

Meu sistema é 64bits, mas aparecem muitos pacotes i386 instalados.
Isso é normal?

O apt-build tive de desinstalar. Peguei ele como 64bits e no apt-get update me dava constante erro com os pacotes i386

Depois mandei reconfigurar:

jopeu@jopeu-desktop:~$ dpkg --configure synaptic
dpkg: erro: a operação solicitada requer privilégios de superusuário
jopeu@jopeu-desktop:~$ sudo dpkg --configure synaptic
[sudo] password for jopeu:
dpkg: erro processando synaptic (--configure):
pacote synaptic já está instalado e configurado
Erros foram encontrados durante o processamento de:
synaptic
jopeu@jopeu-desktop:~$

Fui buscar o leitor de logs e nada aparece, ele abre mas fica totalmente branco.

Depois fui ver log .xsecion:

(nautilus:1667): GLib-GObject-CRITICAL **: g_value_get_object: assertion `G_VALUE_HOLDS_OBJECT (value)' failed
** (process:1801): DEBUG: desktop-launch-listener.vala:118: ran with uri: file:///home/jopeu/.xsession-errors
** (process:1801): DEBUG: zeitgeist-datahub.vala:174: Inserting 1 events
Erro do GConf: Não foi possível contatar o servidor de configuração: Erro D-BUS: Method "Set" with signature "s(i(ias))" on interface "org.gnome.GConf.Database" doesn't exist

Erro do GConf: Não foi possível contatar o servidor de configuração: Erro D-BUS: Method "Set" with signature "s(ib)" on interface "org.gnome.GConf.Database" doesn't exist

Obrigado pela ajuda

clodoaldops

synaptic já vem instaldo por padrão no ubuntu/xubuntu não vem, não?
Tente:
sudo apt-get update
e depois
sudo apt-get upgrade

jopeu

não amigo

ele não vem no 11.10

Isso não deu resultado. Parece ser que falta o bd, mas está complicado para meus conhecimentos. É possivel que isso aconteça com outro menu.

obrigado

antoniodosantosor

Se você descobrir onde está o terminal, é só digitar synaptic e enter, aparecerá uma tela de super e logo em seguida abrirá. Para poder acessar o terminal tive que trocar o gnome para o clássico.

clodoaldops

Agora vi que  synaptic não vem por padrão no 11.10.
O jeito é usar a  Central Programas ou o Terminal.
Cá entre nós a Central está cada vez melhor.

jopeu

São duas coisas diferentes.

Para instalar o synaptic abra o terminal e digite:

sudo apt-get synaptic

Ele pedira sua senha e instalara.

clodoaldops

Não vejo vantagem em usar synaptic em detrimento da central de programas... por isso ou eu uso o Terminal ou a CPU

jopeu

para vc usar o terminal tem que lembrar de todos os comandos, e eu esqueço.

o synaptic tem muitas coisas simplificadas e a que uso mais é quando quero instalar pacotes como o gimp e de desenvolvimento web.

Digito gimp e aparecem todos os pacotes relacionados permitindo que escolha com calma e sem erro. Assim quando vou trabalhar tenho o programa completo sem quebrar a cabeça.

O synaptic é um programa basado no apt completo, o gerenciador esta somente basado em instalar e desinstalar.

Eu uso os dois e o terminal. No terminal uso a maravilha sem par que é o MC

Bom muito obrigado, mas o problema persiste, menos mal que posso chamar ele do terminal.
Se alguém souber, eu estou com um sistema X86_64bits, nunca vi isso, é normal???

linuser104

Seu problema é só o de abrir o synaptic pelo ícone na barra lateral esquerda ou teclando Alt+F2 e digitando gksu synaptic ou mais ainda indo no terminal e digitando sudo synaptic ele abre normal?

Se for isso já experimentou remover, de forma completa o synaptic (sudo apt-get purge synaptic), e instalar outra vez, pois pode ser que o ícone que ele colocou lá estava com defeito e o comando que você usou anterior não desinstalava para instalar sobrescrevendo possíveis arquivos referentes a ele que poderiam estar com defeito, então é melhor remover completamente e depois baixar outra vez dos repositórios e instalar. Limpe o cache (sudo apt-get clean) antes de baixar outra vez (sudo apt-get install synaptic)

A primeira coisa que instalei aqui no Ubuntu 11.10 foi o Synaptic e aqui ele abre perfeitamente. Não gosto muito do central de problemas, quer dizer, do central de programas, pois acho muito limitado.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jopeu

Foi o primeiro que fiz o purgar

depois vi o erro que falta algo no menu

Ele abre desde o terminal  --- Não abre do ícone -- quando coloco o icone na barra de inicialização rápida, ele não aparece mas está la e também não abre.

Pelo resto antes de acontecer isso funcionava tudo ok e abrindo pelo terminal ele funciona perfeito. Isso demostar que não é um problema do programa e sim do sistema

linuser104

Era isso que suspeitava o problema é no lançador. O motivo de pedir para reinstalar o synaptic removendo ele por completo seria para o mesmo remover os lançadores nas configurações, ou seja, zerar tudo, para que numa outra instalação ele colocasse o lançador sem defeitos e não porque achava que o synaptic tivesse com problemas.

O problema é saber onde fica a configuração deste lançador para verificar qual seria o erro dele para não sem mostrado o ícone na barra ou ele não abrir o aplicativo.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

jopeu

Amigo, fiz tudo de novo, inclusive depois de purgar o synaptic desliguei o pc coisa totalmente desnecessária.

Tudo segue igual e não funciona do menu

Falta algum link e/ou alguma outra coisa. Também notei que alguns programas custam mais em aparecer.

A única mudança que fiz ali foi mudar o sistem de gerenciamento de seção para dkm

jopeu

O problema foi com o gerenciador de seção, não sei como foi instalado o kdm (que agora sei que é o do kde).

Eu não sabia qual era o gerenciador padrão, agora sei que é o lightdm. Instalei o gdm, desinstalei o kdm e ficou tudo solucionado.

Obrigado a todos