aMSN (sons)

Iniciado por claudiochaves, 30 de Setembro de 2005, 10:19

tópico anterior - próximo tópico

claudiochaves

Eu instalei o AMSN e está rodando numa boa. O único problema que estou tendo é não ter os sons que queria q tivesse qnd recebesse uma msg , alguem ficasse online. Eu não sei onde fica essa pasta dos Sons e não sei como configurar e muda-los. Se alguem souber poderia me dizer. E acho q também não tenho o "play", "mpg123" no caso pra rodar esses sons. Se pudessem me dizer onde baixar ou quais sao os pacotes necessarios.

Muito obrigado ... Flw

galactus

Você está usando os drivers ESD?? Se tiver, mude para ALSA.

Durante as instalações, sigam as instruções do Ubuntu Guide:

Instale o pacote de codecs multimidia: http://www.ubuntuguide.org/#codecs

Instale o Real Player: http://www.ubuntuguide.org/#realplayer

Vamos alterar a maneira de ouvir mútiplos sons no Ubuntu. Vamos instalar o libesd-alsa0. No terminal digite:

sudo apt-get install libesd-alsa0

Agora vamos criar uma configuração /etc/asound.conf
No terminal digite:

sudo gedit /etc/asound.conf

Insira os seguintes comandos no arquivo aberto:

pcm.card0 {
type hw
card 0
}

pcm.!default {
type plug
slave.pcm "dmixer"

}

pcm.dmixer {
type dmix
ipc_key 1025
slave {
pcm "hw:0,0"
period_time 0
period_size 2048 #1024
buffer_size 32768 #4096
#periods 128
rate 48000 #44100
}
bindings {
0 0
1 1
}
}

Agora precisamos alterar o conteúdo do /etc/esound/esd.conf
No terminal digite:

sudo mv /etc/esound/esd.conf /etc/esound/esd.conf_backup
sudo gedit /etc/esound/esd.conf

Insira o seguinte no arquivo aberto:

[esd]
auto_spawn=1
spawn_options=-terminate -nobeeps -as 2 -d default
spawn_wait_ms=100
# default options are used in spawned and non-spawned mode
default_options=

Agora precisamos mudar o servidor de Som do Ubuntu para o ALSA (você pode deixar o ESD, mas é melhor utilizar o ALSA porque ele lida melhor com múltiplos sons). Novamente no terminal:

gstreamer-properties

Altere ambas as abas de ESD para ALSA (as de SOM, não as de VIDEO), para ficar parecido com esta foto: http://img104.echo.cx/my.php?image=screenshotmultimediasystemssel.png

Se houver algum erro no teste de entrada (Input), desconsidere. Agora reinicie o computador, você deve ouvir o inconfundível audio dos tanborezinhos do Ubuntu e o da inicialização. Se você fizer uso do XMMS ou do Beep-media-player ( ou de outros players), altere as propriedades de audio para que usem o ALSA ao invés do ESD. Se você ouvir algum som estranho, volte para o ESD. Se tudo correu bem, agora o AUDACITY e o SKYPE trabalharão normalmente e todos os programas tocarão sons com o ALSA ou o ESD. Se você não ouvir nenhum som, talvez seja porque sua placa não seja suportada pelo ALSA.

Abraços.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

claudiochaves

Beleza cara.. mudei pro ALSA.. sendo q nao consigui instalar os Codecs e nem o Realplayer.. Eu digito o comando no APT-GET e ele diz q é impossível achar o pacote.

E em relacao aos sons do aMSN, vc sabe como configurar pra mim passar a escutar e onde fica a pasta de sons dele ou tem q baixar ?

Valeu