Autor Tópico: LibreOffice/BrOffice - Dificuldade com a paginação  (Lida 4950 vezes)

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
LibreOffice/BrOffice - Dificuldade com a paginação
« Online: 12 de Outubro de 2011, 15:15 »
Olá Pessoal...

Estou com uma dificuldade com a a paginação do writer, meu problema é o seguinte: Preciso colocar a numeração de página no canto superior da folha, ora no lado esquerdo (páginas pares) e ora no lado direito (página ímpares).

Da forma como eu coloco, ou fica do lado esquerdo ou do direito. Mas não fica alternado entre páginas pares e ímpares.

Encontrei um arquivo disponibilizado do site do BrOffice (http://www.broffice.org/files/Conhecendo_a_Mala_Direta_no_Writer.odt) que pode ser usado como exemplo. Ele está formatado desta forma, a única diferença é que está na parte inferior da folha. Quando visualizamos a impressão nele podemos observar que o número das páginas nele, ora está do lado esquerdo, ora do lado direito.

Alguém saberia mostrar como isso é feito, ou indicar algum artigo a respeito?

Grato!
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 13:17 por Xin »
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: LibreOffice/BrOffice - Dificuldade com a paginação
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2011, 15:50 »
Camarada, não sei se este é o melhor procedimento, porém, ao ler seu tópico fiz um teste aqui e funcionou da seguinte forma:

1º Na página 1> Inserir> Quebra manual> Estilo: Página direita> Escolha o número inicial ímpar
2º Inserir> Cabeçalho> Página direita
3º Com o cursor no cabeçalho> Inserir> Campos> Número da página> Depois alinhe do lado que achar conveniente

Repetir o procedimento na página seguinte alterando para esquerda

4º Na página 2> Inserir> Quebra manual> Estilo: Página esquerda> Escolha o número inicial par
5º Inserir> Cabeçalho> Página esquerda
3º Com o cursor no cabeçalho> Inserir> Campos> Número da página> Depois alinhe do lado que achar conveniente

Pronto.
Acredito que aprendemos juntos. Valeu.  :D
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: LibreOffice/BrOffice - Dificuldade com a paginação
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:16 »
Adriano R.N. obrigado pela sua ajuda...

Foi de grande ajuda, e caso queira, o pessoal do Ubuntero publicou um artigo hoje sobre isso. Trata-se de uma extensão para o LibreOffice que auxilia na paginação. O download do plugin paginator pode ser feito no link a seguir http://extensions.services.openoffice.org/en/project/pagination. O artigo sobre o assunto pode ser acessado aqui http://www.ubuntero.com.br/2011/10/paginacao-no-libreoffice/.

Creio que aprendemos mais um pouco ainda!

Obrigado pela ajuda!
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”