Autor Tópico: (Resolvido) Particionar Ubuntu 11.04  (Lida 4098 vezes)

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
(Resolvido) Particionar Ubuntu 11.04
« Online: 09 de Outubro de 2011, 10:35 »
Colegas, eu tinha um dual boot windows x Ubuntu. Como só uso Ubuntu, virtualizei  o Windows. Agora quero pegar meu HD de 320GB e dividir assim:

50GB - Instalação de programas no Ubuntu
269B - Armazenamento gerais.
1GB - Memoria

Mas gostaria que ficasse bem definido visualmente igual ao windows drive C:/ e D:/.

Importante:
Atualmente eu tenho no Ubuntu com 50GB, 220GB (ntf) para armazenamento e 50GB que parecem que esta morto(sem uso), eu usava o windows nessa partição, mas depois que reformatei, parece que perdi ou seja, não estou usando. Por isso eu gostaria que apagar tudo, e formatar conforme acima. Salvarei tudo em um HD externo vou partir do zero.

Como eu configuraria a tabela de partição do Ubuntu para atender ao que eu preciso?
Obrigado!

Nota:  Se puder me explicar de uma forma simples agradeço. Tem muito tutorial que complica muito!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 23:05 por nlsouza »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2011, 16:52 »
Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Eu faria assim:
sda1...ext4... / ...15 a 20gb
sda2...swap...1 a 2gb
sda3...ext4... /home... restante do hd

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:20 »
Qual á diferença entre ext3 e ext4?
Como faço para ficar visível as partições?
 A ultima vez que criei, eu criei a /home dentro da raiz /!

/
/home

clodoaldops

  • Visitante
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2011, 18:45 »
EXT4, é sistema de arquivos sucessor do EXT3, que começou a ser usado a partir do início de 2009. Ele incorpora diversas melhorias, incluindo um novo sistema de alocação de espaço, que reduz a fragmentação dos arquivos, melhorias no desempenho e suporte a arquivos de até 16 terabytes (contra o máximo de 2 terabytes do EXT3).
http://www.hardware.com.br/livros/linux/usando-gparted.html

Ubuntu, Fedora, Mageia e Mandriva usam ext4 com sistema de arquivos padrão.
Instalar a /home junto com a /raiz tem um desvantagem: qdo vc for instalar a nova versão terá que salvar seus arkivos num hd externo ou partição propria p/ isso.
Meu notebook tem 4 partições: sda1/ntfs/xp + sad2/ntfs/BKP + sda3/swap + sda4/ext4/ubuntu
« Última modificação: 09 de Outubro de 2011, 18:46 por clodoaldops »

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2011, 22:58 »
Isso mesmo que pensei. Como instalar a /home separada da raiz /?

Offline bmasetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2011, 23:08 »
estou com um problema parecido e estou me baseando nesse tutorial.
http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal
espero que te ajude

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2011, 18:16 »
Alguem poderia me ajudar. Ainda estou com o problema, fiz desse jeito:
:
sda1...ext4 15gb primaria
sda2...swap...1gb logica
sda3...ext4... /home 304gb

mas mesmo assim ela esta dentro da pasta raiz /
Preciso que fique assim:
/15gb
/home 304
Mas fique visivel. Do jeito que fiz, só acesso a home se entrar na raiz, preciso que seja visivelmente separada, tem jeito?
Os tutorais que me indicaram não me ajudaram.
Obrigado!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2011, 19:01 »
Isso mesmo que pensei. Como instalar a /home separada da raiz /?


Sugiro que particione o disco como a sugestão do clodoaldops, usando apenas partições primárias.
Na instalação, no momento da definição do local onde instalar, selecione a opção avançada e nela, observe a qual é a partição reservada para /home e a marque sua utilização como EXT4 e ponto de montagem /home. Se for a primeira vez que a instalação é feita, marque para formatação. Se for uma atualização de um sistema com partição /home separada, marque EXT4 e ponto de montagem /home e não marque formatação.

Na partição reservada para a raiz, sempre marque EXT4, ponto de montagem / e formatação.

Se tiver a intenção de fazer dual boot com windows, deixe a partição NTFS como a primeira e se quiser uma boa integração entre os dois, defina a /home como NTFS em vez de EXT4
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2011, 22:12 »
Fiz como vc disse, e ficou do mesmo jeito. Qual é a configuração que devo fazer para que minha partições fiquem visivelmente separadas. Tenho que usar uma partição nts, ou qual é o jeito correto.
Obrigado!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2011, 12:52 »
Fiz como vc disse, e ficou do mesmo jeito. Qual é a configuração que devo fazer para que minha partições fiquem visivelmente separadas. Tenho que usar uma partição nts, ou qual é o jeito correto.
Obrigado!

Veja como se faz:
http://andregondim.eti.br/ubuntu/instalando-o-ubuntu-com-a-particao-home-separada/

ou uma versão um pouco mais antiga.

http://ubuntulinuxbr.blogspot.com/2010/02/instalacao-do-ubuntu-com-home-em.html
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2011, 13:05 »
Ola

Quando voce cria varias partições para seu sistema, faz a instalação e tudo corre bem, terá extatamente este efeito.

Ao verificar sua arvore de diretórios o /home estará obrigatóriamente embaixo da raiz "/".

sda1...ext4 15gb primaria
sda2...swap...1gb logica
sda3...ext4... /home 304gb

mas mesmo assim ela esta dentro da pasta raiz /

Exatamente o que se espera do sistema, pois a /home é essencial ao funcionamento do mesmo, mesmo ela estando num hd a quilometros de distância num servidor remoto.

mas mesmo assim ela esta dentro da pasta raiz /
Preciso que fique assim:
/15gb
/home 304
Mas fique visivel. Do jeito que fiz, só acesso a home se entrar na raiz, preciso que seja visivelmente separada, tem jeito?

Voce teria que, no caso do Ubuntu, recompilar o gerenciador de arquivos (Nautilus), ou criar hardlinks para que isto seja visualizado fora da pasta => Sistema de arquivos

Crie um hardlink na sua pasta /media, edite este link para que aponte para sua pasta /home e poderá ver ela no Nautilus como um dispositivo. ( Se entendi o que realmente deseja )

[]'s

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2011, 17:31 »
Obrigado pelo retorno. Mas estive analisando alguns post e tutoriais, se eu criar conforme disse acima, poderia por exemplo salvar todos os meus arquivos na pasta /home e depois formatar a parta /raiz, e não perderei meus arquivos certo? Minha unica preocupação é essa?
Vou zerar meu HD, quando for criar os diretórios, devo marcar a opção formatar do particionamento /home? Instalei hoje no virtuabox e essa opção ja foi marcada automaticamente.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2011, 19:35 »
Viu o vídeo que passei?
Camarada, se for deixar só ubuntu crie três partições:
15gb Ponto de montagem /
1 ou 2 gb linux-swap
Todo o resto /home

O resto é só seguir o vídeo.
Em eventuais reinstalações você formatará apenas a de 15gb, ou seja, /
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline nlsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 243
    • Ver perfil
Re: Particionar Ubuntu 11.04
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2011, 23:04 »
Otimo,
muito obrigado pelo vídeo foi de muita ajuda.
Sucesso a todos!