Autor Tópico: [RESOLVIDO] Rede problemática em Placa-Mãe ASUS M5A88-V (10.04 e 11.04)  (Lida 2085 vezes)

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Galera, boa tarde!

Vou tentar ir direto ao ponto:
Possuía um pc com placa-mãe Zotac, onde estava instalado o Ubuntu 10.04 há mais de ano, sem problemas. No entanto, a placa começou a apresentar problemas recentemente, e tive que trocá-la. Troquei por um modelo mais recente, o que exigiu também a troca de processador e memória RAM.

A configuração ANTERIOR era a seguinte:
MoBo: Zotac (não lembro o modelo agora :S)
Processador: AMD Athlon x2 64 5400+ 2.8GHz
RAM: Kingston 2x1GB

A configuração ATUAL é:
MoBo: ASUS M5A88-V
Processador: AMD Phenom II x4 955 BE 3.2GHz
RAM: Corsair 2x2GB


Por questões de produtividade (possuía algumas coisas instaladas que não queria reinstalar), apenas troquei o hardware, sem fazer uma instalação limpa. No Windows 7 (dual-boot), foram necessárias apenas as instalações dos novos drivers, que vieram no CD da MoBo. Já no Ubuntu (que, inicialmente era o 10.04 LTS), a bronca foi maior.

Já na tela de login, tive problemas com o driver de vídeo, mas consegui contornar. Quando me loguei, o Ubuntu estava oferecendo atualização do driver de vídeo (ATI Catalyst blablabla). Fiz a tal atualização. No entanto, a rede encontrava-se péssima! Abrir qualquer site era coisa de 1-2min, numa net de 15mbps, até mesmo buscas no google. Às vezes ocorriam picos onde as páginas eram carregadas rapidamente, mas não era comum. Tentei dar apt-get update, e me foram oferecidos vários arquivos pra atualizar. Aceitei todos, mas nada mudou. Percebi que meu kernel não era a versão estável mais recente, mas o Ubuntu não me indicava o download dessa versão. Após várias outras abordagens, desisti, e resolvi instalar o 11.04.

De primeira, tentei apenas atualizar o 10.04 para o 11.04, através da opção fornecida pela interface gráfica do CD. Em determinado momento, a atualização deu pau, e tive que resetar o pc, porque ele tinha travado. Resolvi fazer uma instalação limpa mesmo, formatando a partição do Ubuntu. Tudo instalou corretamente, e o Ubuntu mais uma vez me ofereceu a atualização do driver de vídeo (aquele ATI Catalyst qualquer coisa). Notei que, ainda assim, o sistema encontrava-se lento, graficamente. Desativei o Unity e voltei ao Ubuntu Classic, o que resolveu o problema de lentidão no sistema. Suspeito que seja algum problema com o driver de vídeo.

Quando fui checar a rede, no entanto, ela CONTINUAVA com problema. Extremamente lenta, demorando para fazer buscas no google, me desconectando do chat do GMail, não enviando/recebendo msgs no chat do facebook ou do meebo (msn). Procurei na net, mas não vi nada relacionado a esse modelo de placa-mãe. Suspeito que seja um problema de drivers, talvez por ela ser uma MoBo relativamente recente. Procurei aqui no fórum também, mas não há nenhuma menção sequer a esse modelo de MoBo, quanto mais a problemas de rede com ela.

Enfim, peço a ajuda/sugestão de vocês pra me ajudar nessa tarefa... Preciso do linux (mesmo que não seja o ubuntu, contanto que seja uma distro amigável =P) pros meus estudos, mas, é muito complicado ficar sem internet funcional hoje em dia, né.. :P

Ah, só pra constar, a internet no Win7 e no Mac OS X (de onde escrevo agora) está ótima, tanto com fio quanto sem fio.
Agradeço antecipadamente a atenção!
« Última modificação: 12 de Outubro de 2011, 18:09 por Kolger »

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Rede problemática em Placa-Mãe ASUS M5A88-V (10.04 e 11.04)
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2011, 18:08 »
Bom, consegui resolver meu problema. Perguntei a um amigo, e ele me deu umas dicas.

Vi o modelo da placa de rede no site da ASUS (Realtek 8111E), fui no site da Realtek e baixei o driver correspondente pra linux. Baixei inicialmente pelo Windows (onde a internet funcionava), e depois acessei a partição pelo Ubuntu pra pegar o driver. No entanto, na hora de dar os make's, tava dando problema. Baixei de novo pelo Ubuntu (peguei um adaptador wireless USB com esse meu amigo), e por algum motivo, dessa vez deu certo. Talvez pelo Windows não tenha baixado corretamente (arquivo corrompido ou coisa do tipo).

Enfim, driver baixado e instalado, internet funcionando normalmente!