Autor Tópico: Scanjet 3200c (HP)  (Lida 4463 vezes)

Offline Imfernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Scanjet 3200c (HP)
« Online: 31 de Julho de 2006, 10:17 »
Alguém já conseguiu instalar esse no Ubuntu?

Onde acho esse driver?


Offline ricardopinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Temporal de Idéias
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2006, 20:58 »
lmfernandes,

Estou com o mesmo problema!

Já tentei instalar esse scanner mas não consegui.

Espero que alguém nos ajude.

Abraço!
"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

Offline CyZyco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2006, 23:22 »
Eu consegui, seguem os passos abaixo:
1) fui na bios e ativei modo EPP para a LPT1, irq 7, 0x378. Acho que não precisa ter estes parâmetros mas é recomendado o modo EPP.
2) fui no arquivo /etc/sane.d/dll.conf e comentei a linha onde estava o umax e descomentei o umax_pp.
3) inseri o meu usuario no grupo lp
4) já pode usar!!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 10:05 por CyZyco »
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - Pompeu, General Romamo
"Navegar com Firefox é preciso; IE não é preciso" -  Moacyr, Analista de Sistemas

Offline Imfernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2006, 00:17 »
A Minha impressora está na porta LPT1. Isso não vai dar conflito? ???

Offline CyZyco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2006, 10:26 »
Eu tenho uma impressora hp que é paralela(não me lembro o código, mas comprada junto com o scanner), mas descobri que havia um plug atrás da impressora para plugar um conector usb. Desta forma liberei a lpt1 para o scanner. Caso sua imporessora seja igual aminha em que scanner liga no computador e a impressora no scanner, veja na impressora se possui um plug em cima do plug do cabo que vai para a lpt1.
Não tentei instalar como no caso da ipressora no scanner, do scanner para o computador. Se consguir informe no forum.
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - Pompeu, General Romamo
"Navegar com Firefox é preciso; IE não é preciso" -  Moacyr, Analista de Sistemas

Offline ricardopinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Temporal de Idéias
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:13 »
Olá CyZyco!
Sou um novato no Ubuntu 6.06 e gostaria muito que tu expĺicasse melhor o teu how-to sobre a instalação desse scanner.
Por exemplo: o que é ' inserir o usuário no lp'?
Outra questão é: qual o programa e como eu configuro ele para acessar o scanner.
Peço ao amigo um pouco de paciência com esse iniciante e que  explique como se fosse para um guri de 3 anos.
Forte abraço!
Ricardo.
"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

Offline CyZyco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2006, 16:02 »
Olá CyZyco!
Sou um novato no Ubuntu 6.06 e gostaria muito que tu expĺicasse melhor o teu how-to sobre a instalação desse scanner.
Por exemplo: o que é ' inserir o usuário no lp'?
Outra questão é: qual o programa e como eu configuro ele para acessar o scanner.
Peço ao amigo um pouco de paciência com esse iniciante e que  explique como se fosse para um guri de 3 anos.
Forte abraço!
Ricardo.

Começado no passo 2:
Escrevi no console
> sudo gedit /etc/sane.d/dll.conf

lá em baixo, onde tiver umax, mude para #umax e onde tiver #umax_pp mude para umax_pp

Passo 3:
   Todos arquivos e pastas pertencem à um usuário e à um grupo (na verdade do ponto de vista do Sist. Operacional, seja windows ou linux uma pasta é um arquivo).
   Todo usuário possui um grupo, por exemplo se meu usuário é moa eu sou do grupo moa. Além disso, também posso pertencer ao grupo admin, root, cvs, etc....
   Todo dispositivo no linux, na visão do sistema, é uma pasta. Cada dispositivo seja placa de vídeo, serial, usb, tem uma pasta dentro da pata "/dev". A entrada da pasta da lpt1 está em "/dev/lp0" que possui dono  lp e grupo lp. Se você não for do grupo lp não poderá acessar a lpt1.

Como eu adiciono o usuario moa ao grupo lp?
Vou em Sistema -> administração -> usuarios e grupos(um programa do gnome). lá selecionei a aba grupos e cliquei no grupo lp. Cliquei no botão adicionar usuário e escolhi o ,meu usuário moa e fechei a aplicação.
Obs: Nã me lembro bem como funciona o gerenciador de usuários e estou no trabalho(windows).

Para o scanner funcionar eu usei o programa que já vem com o ubuntu, em aplicações -> gráficos, ou pelo gimp que tem a opção adiqurir imagem. O gimp usa o otro aplicativo para scanear.

Eu não posso te dar mais detalhes pq estou no trabalho, espero que as informações possam te ajudar.
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - Pompeu, General Romamo
"Navegar com Firefox é preciso; IE não é preciso" -  Moacyr, Analista de Sistemas

Offline ricardopinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Temporal de Idéias
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2006, 00:09 »
 CyZyco,

Segui estritamente o teu how-to mas infelizmente não deu certo.

Simplesmente quando eu tento digitalizar alguma coisa (tanto pelo Gimp como pelo Xsane Image Scanner) aparece a seguinte mensagem de erro:

"Falha ao iniciar digitalizador: Argumento Inválido".

Me resta apenas agradecer o teu empenho em me auxiliar.

Obrigado.

...


"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

Offline CyZyco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2006, 14:39 »
Eu posso tentar te ajudar quando estiver em casa(via skype), o problema é que na hora que chego vc não está online. A vesão do ubuntu é o dapper(6.06)? A impressora está conectada la lpt1 ou no scaner? A porta na bios está configurada para EPP?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 14:49 por CyZyco »
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - Pompeu, General Romamo
"Navegar com Firefox é preciso; IE não é preciso" -  Moacyr, Analista de Sistemas

Offline ricardopinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Temporal de Idéias
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2006, 14:55 »
Consegui!
O scanner está funcionando a todo o vapor!
Muito obrigado Cyzyco!
Tenha a certeza que destes uma contribuição muito valiosa aos Ubuntistas!

PS.: Na Bios não adianta deixar a configuração da lpt1 no modo ECP/EPP! Tem que ser só EPP!!!
« Última modificação: 26 de Agosto de 2006, 15:22 por ricardopinto »
"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

Offline CyZyco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2006, 18:27 »
Consegui utilizar a impressora e o scaner pela lpt1??
"Navigare necesse; vivere non est necesse" - Pompeu, General Romamo
"Navegar com Firefox é preciso; IE não é preciso" -  Moacyr, Analista de Sistemas

Offline ricardopinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
    • Temporal de Idéias
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2006, 02:40 »
Olá Cyzyco!

Estou usando a impressora na USB e o scanner na ltp1.

Se assim já foi uma dificuldade, imagina se juntasse os dois numa só porta! rsrsrsrs!

Forte abraço e obrigado.
"Persevera no Ubuntu e a cada dia terás uma vitória!" - http://www.temporaldeideias.com.br

Offline Floyd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
    • Ver perfil
Re: Scanjet 3200c (HP)
« Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2007, 12:33 »
Olá a todos.

Segui o passo-a-passo deste tópico e consegui fazer funcionar o ScanJet 3200C.
Mas só consigo usá-lo se executar o xsane como root. Os usuários comuns não têm acesso.
Já incluí todos no grupo lp e mesmo assim não deu jeito.  :-\
Alguém sabe o que pode ser?
Obrigado.

[]s.
Sentir-se bem é o que basta.