Autor Tópico: Clonar partições  (Lida 3520 vezes)

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Clonar partições
« Online: 05 de Outubro de 2011, 15:24 »
Gente estou tentando clonar uma partição que esta instalado o ubuntu 11.04 para um hd externo de 2TB que também esta particionado. A partição que é exclusiva para a clonagem é de 250GB, á partição onde o ubuntu esta é de 30GB e na hora da clonagem diz que não tem espaço suficiente. Detalhe uso dois sistemas e já clonei o windows que esta na partição de 84GB para partição de 250GB e no meus cálculos tem espaço suficiente para caber 30GB. O comando a ser usado foi dd if=/dev/sda3 conv=sync,noerror bs=100M > /mnt/ubuntu.img
Agradeço muito pela atenção.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clonar partições
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2011, 16:03 »
Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

df -h

du -smx /mnt/*


Sobre o comando que vc usou, vc poderia ter feito assim:

dd if=/dev/sda3 of=/mnt/ubuntu.img conv=sync,noerror bs=4K

Veja que no meu comando eu estou usando um bloco de dados menor (4KiB em vez de 100MiB). Fiz isso pq não tenho certeza de qual vai ser o comportamento do "dd", se o último bloco não tiver 100M.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2011, 13:35 »
Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

df -h

du -smx /mnt/*


Sobre o comando que vc usou, vc poderia ter feito assim:

dd if=/dev/sda3 of=/mnt/ubuntu.img conv=sync,noerror bs=4K

Veja que no meu comando eu estou usando um bloco de dados menor (4KiB em vez de 100MiB). Fiz isso pq não tenho certeza de qual vai ser o comportamento do "dd", se o último bloco não tiver 100M.

Olha o que deu o primeiro comando.

aufs                  1,4G   21M  1,4G   2% /
none                  1,4G  688K  1,4G   1% /dev
/dev/sdb1             1,9G  1,7G  187M  91% /cdrom
/dev/loop0            658M  658M     0 100% /rofs
none                  1,4G  100K  1,4G   1% /dev/shm
tmpfs                 1,4G   16K  1,4G   1% /tmp
none                  1,4G   84K  1,4G   1% /var/run
none                  1,4G     0  1,4G   0% /var/lock
/dev/sda2             358G  239G  119G  67% /media/Novo volume
/dev/sdc2             250G   79G  172G  32% /media/58D00717D006FB50
/dev/sdc1             1,6T  143M  1,6T   1% /media/SAMSUNG

dd if=/dev/sda3 of=/mnt/ubuntu.img conv=sync,noerror bs=4K
Esse comando afirma que nao tem espaço suficiente.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, 13:42 por Walyson20 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clonar partições
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2011, 14:31 »
Cadê a partição do /mnt? Esse sistema de arquivos está montado?

df -h /mnt
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2011, 17:01 »
Gente estou tentando clonar uma partição que esta instalado o ubuntu 11.04 para um hd externo de 2TB que também esta particionado. A partição que é exclusiva para a clonagem é de 250GB, á partição onde o ubuntu esta é de 30GB e na hora da clonagem diz que não tem espaço suficiente. Detalhe uso dois sistemas e já clonei o windows que esta na partição de 84GB para partição de 250GB e no meus cálculos tem espaço suficiente para caber 30GB. O comando a ser usado foi dd if=/dev/sda3 conv=sync,noerror bs=100M > /mnt/ubuntu.img
Agradeço muito pela atenção.

Qual o motivo de você copiar uma partição para um arquivo de imagem .img se o que você pretende é clonar uma partição para outra?

Pelo que entendi do seu comando você está clonando para um arquivo de imagem cuja localização do mesmo como destino deve ser em /mnt, portanto uma pasta do seu sistema atual dentro da raiz (/) e talvez por isso sem espaço suficiente. Agora se fosse para outra partição montada em /mnt é outra coisa.

O correto não seria:

sudo dd if=/dev/sda3 of=/dev/sda4

considerando que você quer clonar a parição /dev/sda3 para a partição /dev/sda4 sendo que a partição de destino deve ter no mínimo o mesmo tamanho da partição de origem.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, 17:06 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clonar partições
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2011, 17:19 »
Citar
Qual o motivo de você copiar uma partição para um arquivo de imagem .img se o que você pretende é clonar uma partição para outra?
Talvez ele não queira clonar pra esse HD que está em uso no momento, ele pode estar usando esse HD como apoio pra criar as imagens e depois jogar de volta no HD definitivo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2011, 17:32 »
É... tinha imaginado isso que você falou, mas entendi que, aparentemente, ele está dando como destino a própria partição que ele quer clonar e não outro local com espaço suficiente.

Melhor fazer isso com um livecd.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clonar partições
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2011, 17:42 »
Pra mim ele está jogando no diretório sem montar o HD externo, daí a tentativa de gravar acontece na partição raiz, que obviamente não vai ter espaço livre.

Mas vamos esperar ele dar retorno...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2011, 18:09 »
isso mesmo como ele não especifica onde e apenas usa /mnt, está tentando gravar na própria partição raiz (/).

Agora uma coisa a partição não deve estar desmontada para realizar a cópia? Por isso usar um livecd e /dev/sdax e /dev/sday ao invés de /mnt/sdax e /mnt/sday como origem e destino.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, 18:11 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:49 »
Citar
Qual o motivo de você copiar uma partição para um arquivo de imagem .img se o que você pretende é clonar uma partição para outra?
Talvez ele não queira clonar pra esse HD que está em uso no momento, ele pode estar usando esse HD como apoio pra criar as imagens e depois jogar de volta no HD definitivo.


Tenho um hd externo de 2TB que esta particionado assim 1.6TB é para arquivos multimídia e 250GB é para salvar os clones da partição do meu notebook. 

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:51 »
Cadê a partição do /mnt? Esse sistema de arquivos está montado?

df -h /mnt

A partição que esta montada é a de 250 GB.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Clonar partições
« Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2011, 15:04 »
Eu sei que essa é a sua intenção... mas é preciso confirmar se é isso que acontece, por isso eu preciso da saída do comando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Walyson20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Clonar partições
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2011, 15:15 »
Gente estou tentando clonar uma partição que esta instalado o ubuntu 11.04 para um hd externo de 2TB que também esta particionado. A partição que é exclusiva para a clonagem é de 250GB, á partição onde o ubuntu esta é de 30GB e na hora da clonagem diz que não tem espaço suficiente. Detalhe uso dois sistemas e já clonei o windows que esta na partição de 84GB para partição de 250GB e no meus cálculos tem espaço suficiente para caber 30GB. O comando a ser usado foi dd if=/dev/sda3 conv=sync,noerror bs=100M > /mnt/ubuntu.img
Agradeço muito pela atenção.

Olha como fica quando tento clonar:
dd: escrevendo em "/mnt/ubuntu.img": Não há espaço disponível no dispositivo
2782561+0 registros de entrada
2782560+0 registros de saída
1424670720 bytes (1,4 GB) copiados, 33,2032 s, 42,9 MB/s

A partição que esta instalado windows é de 80GB e o ubuntu é de 30GB o windows foi clonado, agora quero clonar o ubuntu mas no formato img.