Hd e pastas ilegíveis?

Iniciado por al linux, 04 de Outubro de 2011, 17:03

tópico anterior - próximo tópico

al linux

Helloiá
Estou no modo teste do cd de instalação...
preciso acessar o hd externo para terminar de retirar meus dados de lá, para que possa reinstalar o sistema.
O ícone de hd não é trazido à tela principal, só podendo ser encontrado na pasta "media", dentro do proprio hd interno, este sim iconizado nesta tela principal da zona de testes do ubuntu, que está mais pelada que cachorro do Seu Evil!
O ícone do hd externo apresenta o sinal do quadrado com o xis no meio, ou seja, apresenta-se ilegível, e inacessível... e com este quadrado!!!
Como estou em modo de seguran... digo, de testes, não me é possível, até onde venha a saber, alterar quaisquer propriedades de quaisquer dados ou midias no computador...
O que preciso então é encontrar um método seguro, e isso comigo é um risco, a conseguir acessar este meu hd externo dentro desse modo de teste, e insisto nisso pq, lá mesmo, consigo acessar o mp3 player, um outro hd meu, e creio que qualquer outra coisa que venha a enfiar-se no usb, menos o trambolhão de 2 toros do qual dependo pra terminar de retirar os dados.
Quem me disser pra comprar outro hd, vai tomar praga! :o
Não é problema desse hd, o problema foi do computador, como enunciado em tópico anterior, e não me resta mais a menor curiosidade em descobrir a solução daquele problema, eu só quero reinstalar o sistema!

obriigado

jopeu

amigo, vc está com problemas por que pensa que o linux é como um rwindows da vida. Aqui tem segurança.

1) Se vc tiver um problema com hd, tente usar o ddrescue junto com o ddhelp, são programas excelentes feito para isso.

2) Se vc tem problemas de permissões, é conveniente que diga o sistema e versão do linux que está usando.

Tente, mas como é um hd não garanto:

Entrar em /media como root e digite:

chown root [seu usuario] [nome do hd em questão] (se mudou o nome faça)
chmod -R 777 [nome do hd em questão]

Como falei, não sei se funciona com o hd.

al linux

Olá!
Eu não posso por o meu nome de usuário, pq eu estou no modo teste do cd, a única forma que encontrei de voltar a ele!
O login dado é o de root, então, basicamente, oque eu preciso é descriptografar as pastas para obter acesso a elasn nesse
modo de teste, e eu queria saber se isso é possível, pq eu estou achando que não! Eu posso levar os dois hd pra outro computador
para a transferencia de dador até que tudo se resolva e eu ja tenha instalado novo sistema, me possibilitando pleno acesso a tudo aqui,
o problema é que o hd da samsung é um tijolo, e precisa ser colocado na tomada, e não estou tendo forma disso.
Por isso, quero saber, se no modo teste do cd, é possível alterar as permissões!

jopeu

Bom amigo, se vc entrou pelo cd vc tem dar a partição os direitos de escrita.

Presuponho que entrou pelo live cd e consegue visualizar o hd, assim faça:

mount -o remount rw particao_do_hd (ex  do meu home hds5- o sistema em hds1)

al linux

Na verdade não foi pelo live, foi pelo cd de instalação mesmo do megalinux, onde há as opções de testar o sistema, instalar, verificar memória...
vou tentar com o live... mas a questão é que eu nunca consegui voltar ao sistema com ele, só voltei ao mé, devido as frustrações com isso, pois quando pus o comando que me sugeriram, me foi dado outro erro que nunca ninguém tinha ouvido falar! ( ver penúltimo tópico relacionado... ou não) 8)

al linux

então se o comando "chmod [permissão] [nome do diretório ou caminho do diretório]" pode alterar a permissão, então "[nome do hd em questão]" é o seu caminho?... mas se assim for, o que coloco no " permissão", que está com nome root, e no "caminho", uma vez que o hd externo se encontra na pasta media dentro do hd interno... e isso é demais pra mim!!!  :-* Lembro que o hd interno está iconizado, e não incorporado, pois não estou no modo instalado, e sim do cd de instalação, que é só uma fachada que permite, além de testar... acessar, ou não, aquilo que está no dvd ou usb! :o :o :o
...e pra tudo isso, eu abro o terminal... e se ele me disser que eu não tenho permissão? (não pude testar nada ainda)
dicas... obrigado!

jopeu

As pstassão difrentes dos hds, nas pastas vc resolve com chmod. Mas os hds devem ser montados, por isso vc precisa usar o comando mount. Esse comando vem padronizado no inicio do sistema, no boot, onde ele le o arquivo fstab. O comando tem diferenças na distribuição, no ubuntu se usa a UID do hd.

Mas algumas vezes quando os hds são montados desde cd sem instalação, vc precisa dar o comando de escrita na partição, pois ele só foi montado como somente leitura.

Não é dificil nem para assustar. As respostas são dadas de acordo ao que eu entendo da sua pergunta. Por isso é que é bom ao perguntar dizer o sistema que usa e como é que vc está usando isso.

Eu tenho um velho kurumin 7 que é uma joia, ele me permite montar os hds com script incluindo a leitura em ntfs.

Vai com paciência que:

1) O linux vale a pena
2) Vc é capaz e pode superar as confusões do momento
3) No inicio todos nós passamos por essas coisas.