Autor Tópico: É necessário Atualizar o Kernel?  (Lida 3074 vezes)

Offline fernando_pinhal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Jurassico
É necessário Atualizar o Kernel?
« Online: 28 de Setembro de 2011, 18:04 »
Olá pessoal.

Sou usuário de Ubuntu desde a versão 9.04... diga-se de passagem gostava muito dela, mas tinha problemas com o Wireless nele...  então um dia descobri a 11.04... fiquei maravilhado, era bonita mas o Unity é muito pesado, considero ele tão pesado quanto o KDE e... descobri o Lubuntu... achei maravilhoso por ele ser LXDE... muito rápido e tal... mas tenho problemas com suspensão e hibernação no lubuntu que nunca consegui resolver... por isso, resolvi escolher uma versão de ubuntu que reconheça meu hardware, roe tudo direitinho e não haja necessidadades de ficar atualizando, correndo o risco de ter problemas na atualização e por aí vai, por isso escolhi a 10.04.3 LTS...

Enfim... toda essa histórinha, foi para explicar por que eu quiz ficar com a 11.04.3, então a minha próxima pergunta é a seguinte: quando o sinaptics mostra atualizações, as vezes ele mostra atualizações de Kernel... eu preciso baixar as atualizações de Kernel? Aquelas que cada imagem tem 30 mb... eu preciso ficar atualizando o Kernel? Qual a vantagem de atualizar ele?

E aproveitando, quero fazer uma segunda pergunta... cada versão nova de Ubuntu, eles resolvem coisas como gerenciamento de energia mais eficaz e coisas assim? Pergunto isso pois tenho um Netbook que não vai trocar de hardware, então há necessidade de eu ficar atualizando o Ubuntu para as versões mais novas? É vantajoso fazer isso?

Valeu pessoal, obrigado pelo apoio.

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2011, 18:20 »
Vai depender única e exclusivamente da sua necessidade. Sempre que atualiza-se o kernel coisas boas são implementadas. É conveniente atualizar ...

Offline fernando_pinhal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Jurassico
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2011, 19:05 »
hum... obrigado... desculpe a pergunta imbecil, mas essas coisas úteis que são atualizadas, incluem versões do driver, ou coisas assim? Pode existir entre essas coisas melhores instruções para melhorar o desempenho de hardware e/ou diminuir o consumo de energia a fm de maximizar a duração da bateria?? Heheh...

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2011, 23:09 »
Por nada ! Sua pergunta não foi imbecil não ! Muito pelo contrário ...
Dê uma olhada nesse tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.0.html , ele é extenso, mas acredito que você conseguirá tirar algumas dúvidas.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2011, 22:00 »
Eu uso o 10.04LTS, que instalei há mais de um ano. Uso num netbook para exibir filmes e apresentações no datashow. Particularmente, com o kernel padrão 2.6.32, era um tormento... A imagem sumia no datashow e quando eu alternava pela Fn+F8 o vídeo esticava e deformava a imagem.

Depois que atualizei para o kernel 2.6.38, o sistema ficou muito mais estável e esse problema da imagem deixou de existir. Até a bateria passou a durar mais... Mas, ainda restava um problema, relativo ao wireless atheros, que pelo que pesquisei estava bugado até a versão 2.6.39-4.

Então, atualizei por ppa backport para o kernel 3.0.0-8.11, disponível para o lucid. Agora sim, funciona tudo.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline fernando_pinhal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Jurassico
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2011, 12:31 »
Pois é pessoal...

No fim, descobri que é necessário pesquisar pelas mudanças do Kernel... ou se estiver com preguiça na dúvida alterar...

Essa questão que você levantou sobre durar mais a bateria, puxa... isso é fundamental para mim que também possuo um netbook.

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 12:48 »
Man!!

Mais do que atualizar o kernel, sempre é bom recompilar o mesmo, já que ele vem configurado de forma generica.

Claro que seu uso do PC for basico, facebook, amsn e ver videos e musicas..é desnecessário..mais siando desse padrão..voce verá um otimo ganho...


Offline fernando_pinhal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Jurassico
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 13:39 »
Mas brow... eu prezo essas coisas... tenho mania de leveza e de desempenho... melhor ainda se ele maximizar a duração da minha bateria.

Mas recompilar o Kernel deve-se fazer de quanto em quanto tempo, e como eu recompilo ele?

OBS: Valeu pela dica.

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: É necessário Atualizar o Kernel?
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2011, 13:51 »
Tem esse...http://www.howtoforge.com/kernel_compilation_ubuntu

Qualquer dúvida, so postar...

Eu por exemplo...a cada nova versão RC do kernel, eu recompilo...nesse momento eu uso fontes do kernel 3.1-rc4, com patchs do kernel 3.1-rc10 do ubuntu 11.10, com optimize for size, 1000hz, preemtible, e tirando suporte a notebooks, aos arquivos risefrs, brtrfs e nesse momento compilando novamente para tirar mais coisas..vou compilando aos poucos..pra chegar num ponto onde o kernel só terá coisas essenciais......mais essa é minha opção