Autor Tópico: (RESOLVIDO) Nº maximo de partições lógicas  (Lida 3861 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
(RESOLVIDO) Nº maximo de partições lógicas
« Online: 28 de Setembro de 2011, 17:48 »
Sabemos que num HD podemos criar 4 partições primarias ou 3 primarias mais 1 estendida, na qual podemos criar varias partições logicas.
Minha duvida é: há um numero máximo de partições logicas que podem ser criadas dentro da partição estendida? Ou o nº maximo é apenas limitado pelo tamanho da partição?
« Última modificação: 01 de Outubro de 2011, 17:11 por clodoaldops »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Nº maximo de partições lógicas
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2011, 18:35 »
Em eoria o numero é limitado apenas pelo tamanho da partiçao, mas na pratica ha um limite de 256 partiçoes devido a uma particularidade do modo como a tabela de partiçoes é registrada. (eu acho suficiente :) )
Ubuntu Linux 10.10

clodoaldops

  • Visitante
Re: Nº maximo de partições lógicas
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2011, 17:00 »
Dividi meu hd de 500gb, na verdade 466gb,  em xp/65gb + bkp/300gb + estendida/101gb.
Na estendida criei mais 5 partições logicas, sendo 4 ext4/25gb , uma p/ raiz de cada distro, e uma swap/1gb.


Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: (RESOLVIDO) Nº maximo de partições lógicas
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2011, 22:54 »
Aproveitando o tópico, qual a vantagem de criar uma partição separada para /boot numa instalação? Até entendo a /home separada como segurança para não perder dados pessoais e poder recuperar ou mesmo atualizar a versão com mais tranquilidade, mas as outras...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

clodoaldops

  • Visitante
Re: (RESOLVIDO) Nº maximo de partições lógicas
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2011, 22:56 »
Só utilizo 3 partições: raiz, home e swap

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: (RESOLVIDO) Nº maximo de partições lógicas
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2011, 07:45 »
uma partiçao separada para o boot so tem alguma utilidade quando o sistema de arquivos usado no / nao pertimite boot, isso acontece com frequencia quando um nono sistema de arquivos é lançado e ainda nao ha suporte a ele pelo boot, de resto nao vejo muito utilidade.

eu so uso duas partiçoes, swap e /, e swap so pq pro notebook hibernar ela é necessaria, senao nem utilizaria.
Ubuntu Linux 10.10