Autor Tópico: Filmadora  (Lida 5238 vezes)

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Filmadora
« Online: 27 de Setembro de 2011, 18:15 »
Ola pessoal , estou tentando capturar imagens da  minha filmadora e não estou conseguindo. Em outro post , mais antigo achei umas dicas, mas o topico para no mesmo problema q eu estou tento. Ja descobri pelo outro q a filmadora é reconhecida pelo sistema.
Espero que alguem possa me ajudar.
Agradeço desde ja.
 Juliana

Creto

  • Visitante
Re: Filmadora
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2011, 18:50 »
Olá Nana132,

Essa ainda não é uma reposta, mas pressupondo que você como você comentou que sua filmadora é reconhecida e seja conectada ao PC via USB.

E você não disse marca, modelo, etc. Espete sua filmadora no PC abra o terminal e digite lsusb copie a saida e cole o resultado aqui para o pessoal ter mais informações para poder lhe auxiliar no seu problema.

PS: No comando a primeira letra é o "L" minusculo, ficando lsusb.

T+ e boa sorte!

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2011, 19:15 »
Então , ela é reconhecida pelo USB, eu fiz um tal de sudo  . . . no terminal ( eu to aprendendo esse negocio de terminal pra tudo , não sou programadora) e ela aparece lá. So q qdo eu abri o Kino eu conecto pelo firewire, e la da a seguinte mensagem: warning:raw 1394 kernel module not loaded or failure to read/write/dev/raw1394!

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2011, 19:23 »
continuando : Bus 001 Device 023: ID 04da:231e Panasonic (Matsushita) DVC DV Stream Device

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2011, 22:52 »
Não funcionou! Mas obrigada pela dica.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2011, 23:30 »
warning:raw 1394 kernel module not loaded or failure to read/write/dev/raw1394!

Verifique se o modulo raw1394 foi inserido no kernel
Código: [Selecionar]
sudo modprobe raw1394se não mostrar nada, ele foi carregado, caso contrario um erro sera mostrado.

Depois do comando, se não der mensagem de erro, tente o kino novamente.

Ao desligar a maquina o modulo raw1394 (o driver para firewire) será descarregado.

Obs.: se sua camera for USB ela não irá funcionar no kino, pois este só aceita cameras com interface firewire. Tente outro pacote de captura como o camorama ou outro.

[]'s
« Última modificação: 27 de Setembro de 2011, 23:33 por Tota »

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2011, 23:37 »
Então. fiz o lance do sudo modprobe raw1394 , nao apareceu mensagem ,mas no KINO continua a mesma mensagem de erro!

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2011, 06:41 »
Pode ser q a placa de captura não tenha sido reconhecida pelo Ubuntu? Como eu posso descobrir isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:10 »
Placa de captura?

Voce não citou placa de captura anteriormente.

Então vamos do começo.

Sua cam é USB, não funciona no Kino, isto já sabemos, pois como já citei o kino só com cameras firewire.

Para testar, instale o pacote VLC

Escolha abrir dispositivo de captura com sua cam ajustada para exportar video.

[]'s

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2011, 10:17 »
Como assim a minha Cam é USB? Pq vc diz isso? Eu sempre usei ela com firewire qdo usa Windows. 
Realmente não tinha falado na placa de captura, é q eu achei obvio , ja que tinha citado firewire e "captar" imagens da filmadora,mas depois vi alguma coisa sobre placa em outro tópico e pensei q talvez isso não fosse tão obvio pra todos qto era pra mim.

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2011, 10:42 »
VLC instalad.  A resposta  q dá qdo eu entro em" dispositivo de captura VIDEO LINUX"  é :
A entrada não pode ser aberta:
O VLC não é capaz de abrir o MRL 'v4l2://'. Verifique o registro de erros para maiores detalhes.
A entrada não pode ser aberta:
O VLC não é capaz de abrir o MRL 'v4l://'. Verifique o registro de erros para maiores detalhes.

Em "VIDEO LINUX 2" : ele passa a exibir a imagem da camera  do momento no monitor da cam, mesmo estando em modo reprodução, mas no pc so vejo um contador , não ha imagem nenhuma,presumo q esteja registrando o audio sem salvar em qualquer pasta .

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:01 »
warning:raw 1394 kernel module not loaded or failure to read/write/dev/raw1394!

Verifique se o modulo raw1394 foi inserido no kernel
Código: [Selecionar]
sudo modprobe raw1394se não mostrar nada, ele foi carregado, caso contrario um erro sera mostrado.

Depois do comando, se não der mensagem de erro, tente o kino novamente.

Ao desligar a maquina o modulo raw1394 (o driver para firewire) será descarregado.

Obs.: se sua camera for USB ela não irá funcionar no kino, pois este só aceita cameras com interface firewire. Tente outro pacote de captura como o camorama ou outro.

[]'s

Ola amigos, ha bastante material disponivel sobre esse assunto, agregando ao que o tota reportou, Tota eu dei uma olhada e ha alguns modulos iee1394 blaklistados, talvez tenha que remover o modulo da black list, para funcionar.

O que tbm entendi é que estao la por uma questao de segurança, quem se enteressar, pode ir mais a fundo nesse assunto.

http://www.kinodv.org/
http://www.youtube.com/watch?v=vtpfS8ZVgWE
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=KinoManualBasico
https://help.ubuntu.com/community/Firewire

achei tbm um interessante no manual do cinelerra, mas eu perdi o link, e so entrar no site do Cinelerra e dar uma procurada por la, quem sabe ajuda.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Nana132

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:33 »
Platao
 eu fiz isso que estava uma das paginas q vc mandou

>>In a Terminal, enter 'gksu gedit /etc/modprobe.d/blacklist-firewire.conf'.
Uncomment (remove the #-character at the beginning of the line) ohci1394, sbp2, dv1394, raw1394, and video1394. Then, comment (add a #-character to the beginning of the line) out the firewire-ohci and firewire-sbp2 lines. Save and Quit gedit.
Next, run 'sudo update-initramfs -k all -u' and finally reboot.<<<

 Não deu resultado.

 As outras explicam como usa o fireware, mas o erro continua o mesmo , ou seja o programa (Kino) não reconhece a camera , alias, nem esse nem o VLC( ou VCL, me perdi).  Vc tem dica de programa de captura e edição alem do Kino?

 Ah e pra explicar, a filmadora está plugada na placa de captura pelo fireware, existe possibilidade da placa nao esta reconhecida pelo sistema? Como eu descubro isso.

Pessoas, obrigada pela ajuda!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Filmadora
« Resposta #14 Online: 30 de Setembro de 2011, 11:52 »
Ola

Conecte sua camera, já ajustada para saída de video seguindo o manual dela no computador.

Entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo dmesg | tail -20
Poste aqui o resultado.

[]'s