Autor Tópico: redimensionar a partição do ubuntu  (Lida 1348 vezes)

Offline kefir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
redimensionar a partição do ubuntu
« Online: 19 de Setembro de 2011, 06:10 »
tenho o ubuntu 11.04, numa partição com cerca de 7,5 Gb.
agora comecei a receber a mensagem que o disco tinha pouco espaço.
penso que aqui não deveria ser disco , mas partição, pois o  disco tem mais de 100 gigas livres.
Com o editor de partições gparted, tentei redimensionar a partição, mas o sistema não aceita o comando "desmontar", e aconselha a desmontar manualmente, coisa que não sei fazer.

Assim agradecia que algum amigo me informasse como fazer para desmontar manualmente a partição
obrigado

kefir

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: redimensionar a partição do ubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2011, 07:28 »
Para você redimensionar a partição, dê um  boot pelo live cd do Ubuntu , vá ao terminal e digite: sudo gparted
Usuário Linux- 449417

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: redimensionar a partição do ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2011, 07:45 »
penso que aqui não deveria ser disco , mas partição, pois o  disco tem mais de 100 gigas livres.

Ola

Apenas para informação, o GNU/Linux trata partições como discos independentes ( ex.: /dev/sda1, sda2, sda3, etc)

Daí ser possivel se desmontar apenas uma partição mantendo o restante do disco funcional, ao contrário do windows que até o Vista não tinha esta possibilidade.

A melhor maneira de reparticionar um hd, movendo os espaços alocados é utilizando o live cd do Ubuntu.

Faça backup de todos os seus dados importantes, pois operações deste tipo estão sujeitas a perda de dados. Lembre que a Lei de Murphy existe nestes casos. ("Se algo tiver que dar errado, vai dar errado no pior momento possivel").

[]'s

Offline kefir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: redimensionar a partição do ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:10 »
problema resolvido.
obrigado a todos
kefir

PS.só não entendo a razão pq o gparted, trabalha sobre o espaço antes da partição e  não trabalha sobre o espaço a seguir.
No meu caso, a seguir à partição do ubuntu eu tinha 200gigas sem alocação e tinha cerca de 2 gigas antes também sem alocação .Só pude aproveitar o espaço antes.
será que me está a escapar alguma coisa?

Kefir