Pessoal.
Estou com uma dúvida quanto a quantidade de memória RAM que posso instalar no meu Netbook Asus Eee PC 1000HA. Pesquisei no site da intel e conferi que, diferentemente do que eu acreditava, o processador Atom N270 embora tenha dois núcleos de 1.6 GHz não é compatível com instruções 64 bits.
Esse Netbook, com placa Intel 945GME Express, veio de fábrica com o Windows XP SP3 e com apenas 1GB de memória RAM. Li em outro fórum que, por questão de contrato, existe uma restrição na BIOS ao reconhecimento de mais de 1GB de memória, embora a documentação da intel afirme que o chipset reconhece até 4GB (portanto, dois canais para colocar pentes de memória).
Ocorre que desde o ano passado aboli o Windows de minha vida e atualmente uso nesse netbook o Ubuntu 10.04LTS x86 com o kernel 3.0. Funciona bem melhor que com o windows xp, no boot e principalmente no desligamento. No entanto, em algumas tarefas como exibição de filmes com resolução HD, a imagem fica quadro a quadro, embora o som funcione tranquilamente. Além disso, na primeira sessão, depois de tudo carregado, o tempo de resposta entre clicar no firefox e aparecer o aplicativo é maior que 10 segundos.
Pretendo instalar mais memória nesse aparelho, mas antes preciso decidir qual memória devo comprar. O que veio nele é um pente de 1GB 667MHz, mas no mercado está difícil de achar pentes dessa frequência(encontro sempre 800MHz).
Então:
1) Se eu comprar um pente de memória de 2GB 800MHz e instalá-lo nesse Netbook, cuja a especificação do barramento FSB é 533/667 MHz o pente funcionará com velocidade reduzida ou nem será reconhecido?
2) Posso colocar um pente de 2 GB 800MHz junto com um pente de 1GB 667 MHz?
3) O Ubuntu 32bits funciona corretamente com 4GB de memória RAM ou isso é para distro 64bits (que é incompatível com as instruções do processador)?