Controlar acesso/permissão de partição pelo fstab

Iniciado por eaxgrande, 11 de Setembro de 2011, 20:39

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Olá pessoal do fórum!

Resolvi formatar tudo por aqui novamente. Agora meu HD está assim:

/dev/sda1-- ntfs   104,8 GB      WIN XP (C:)
/dev/sda5-- ntfs   356,5 GB                 (D:)
/dev/sda6-- ext3    10,4 GB      Ubuntu 10.04 (/)
/dev/sda7-- ext3    24,1 GB      Ubuntu 10.04 (/home)
/dev/sda8-- swap     4,1 GB      Ubuntu 10.04 (swap)

Meu objetivo é guardar meus arquivos de mídia em um só lugar, acessável pelos dois SO, mas sem estar num ou noutro fisicamente...(D:)

A partição /dev/sda5 é vista no Ubuntu como "Sistema de Arquivos de 357GB" no painel do gnome→locais.

No XP ela aparece como (D:)

Ela, assim com /dev/sda1, estão sendo montadas com apenas um simples click do mouse em cima dos respectivos ícones de partição.

Pra desmontar os volume acontece o mesmo.

Minha preocupação: quando clico com o botão direito do mouse para desmontar qualquer uma delas, a opção "Formatar" está ali, bem do lado de "Desmontar", habilitada e prontinha pra ferrar com a minha vida...

Pergunta: como coloco uma restrição qualquer nessas partições, que se estenda pra qualquer usuário do meu PC?

Pensei em algo como uma permissão de "somente leitura" e acesso completo só com senha, ou então montagem e desmontagem por senha de administrador pelo fstab, etc...

Agradeço por qualquer informação
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Andreson Goveia

Já tentou clicar com o botão direito do mouse, ir em propriedades e em permissões???

eaxgrande

Ola, Andry

Sim, foi a primeira coisa que eu tentei. 

Resultado (para as duas partições) "Não foi possível determinar as permissões de..etc.."

Também tentei mudar as permissões no terminal sem sucesso.
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Andreson Goveia

Se não me engano tem um programa que mexe com partições ntfs (inclusive permissões), mas infelizmente não me lembro o nome dele
:(