Formatar dual boot ubuntu windows 7 deixando somente o ubuntu 11

Iniciado por nlsouza, 11 de Setembro de 2011, 07:39

tópico anterior - próximo tópico

nlsouza

Colegas,
eu tinha o dual boot windows 7 (50GB) / ubuntu 11.04 (50GB).  Formatei o sistema pois quero ficar apenas com ubuntu. Porem gostaria que o ubuntu ficasse com 100GB. Mas esses 100GB fossem dividos, ai deu deixaria assim:

1º Partição: 50GB (instalação dos programas ubuntu)
2º Partição: 50GB (armazenamento Arquivos gerais - aqui terei uma maquina virtual rodando com o windows7)
3º Partição: 214GB(Aqui vou manter o Drive D que criei no windows (nts) pois tenho muitos arquivos pessoais e não quero perder
Estou deixando 2GB para swap

O jeito que fiz, não estou visualizando a antiga partição de 50GB do window no ubuntu.
Se  não se importasse, poderiam me dar um passo a passo, pois não tenho muita experiencia em formatar.
Obrigado desde já.

anp

Qual o sistema de arquivos dessa partição que você não consegue enxegar ? E qual o sistema de arquivos da partição ubuntu ?
Use o gparted para formatar a partição windows.

clodoaldops

Uma instalação tipica do ubuntu tem 3 partições: raiz, swap e home.
Com 100gb eu deixaria assim:
sda1...20gb... /...raiz
sda2.. 2gb...swap
sda3...78gb.../home

Kriptolix

minha sugestao é:

1) instale o gparted caso ainda nao o possua, ele sera o programa que usaremos para fazer o trabalho (caso vc ja tenha instalado tudo, se nao, basta ver o resto)

2) nao é necessario uma partiçao pra armazenamento de arquivos so pro linux se vc ja tem uma ntfs e quer mante-la, a VM com win7 pode perfeitamente ser colocada na sua partiçao ntfs ja existente, nesse caso eu particionaria assim:

* 50 giga pro sistema ubuntu, na hora de instalar crie uma partiçao de 50 gigas, em ext4 (ou outra formataçao de sua preferencia) e mande ela montar o "/"

* crie um partiçao de 2g como swap.

* redemensione a sua partiçao de 214 gigas usando o espaço que sobrou, ela sera sua partiaçao de dados, nao mande montar ela em nenhum lugar (deixe o ponto de montagem em branco e depois podemos ver onde como monta-la no boot).

isso pode ser feito ja durante a instalaçao no aplicativo de particionamento manual, ele nao tem muito segredo, basta ir lendo.

Se voce ja instalou, esses procedimentos podem ser realizados via gparted (inclusive redimensionar partiçoes) e nesse caso basta voce redimensionar o que quiser.

Ubuntu Linux 10.10