Autor Tópico: Reinstalar o Ubuntu 10.10  (Lida 1041 vezes)

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Reinstalar o Ubuntu 10.10
« Online: 05 de Setembro de 2011, 20:08 »
Olá.

A situação é a seguinte:

1. Instalei o Hardy há muito tempo, num PC onde já tinha o Windows XP. A instalação correu bem, (não sabia na altura que devia ter deixado a /home numa partição diferente) e as sucessivas actualizações, desde o Intrepid Ibex, passando pelo Jacky e sucessivamente até ao 10.10 foram sempre efectuadas com sucesso.

2. Numa das ultimas actualizações do 10.10 o ambiente gráfico desapareceu, bem como o Grub deixou de responder correctamente, quer dizer, não sei,  ??? mas até se seleccionar o XP este inicia mas já não corre até aparecer o desktop.

3. Pretendo reinstalar o 10.10 a partir do CD mas recuperando a maior parte de informação possível. Não tenho qualquer problema com os dados, uma vez que estão gravados em discos diferentes e dos quais tenho cópias de segurança. Gostava era de manter as configurações dos programas e aqueles dado(zinho)s de blocos de notas e outras aplicações similares que, sei agora, guardam os dados na pasta /home/user

Como é que devo proceder para salvaguardar os dados da pasta home/user, colocar esta pasta numa partição independente, formatar(?) a partição onde está instalado o Ubuntu e tornar a tê-lo operacional?  ;D

Pretendia manter o Windows também funcional, embora não seja uma condição essencial, porque já nem me lembro da última vez que o utilizei. Se necessário posso instalá-lo de novo embora não me agrade a ideia devido ao número astronomico de actualizações e de restarts que irei ser obrigado a fazer.  >:(
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

clodoaldops

  • Visitante
Re: Reinstalar o Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2011, 22:45 »
Use o remastersys e faça um bkp completo do seu sistema

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Reinstalar o Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2011, 18:31 »
Use o remastersys e faça um bkp completo do seu sistema

Olá clodoaldops
Obrigado pela resposta.
Estive a procurar informação sobre o remastersys, mas não me parece que vá resolver o meu problema, uma vez que vai copiar para um suporte o meu sistema que já não funciona e que provavelmente (ou antes, o mais certo, é que) contém erros. Não vi uma opção para guardar pelo menos só a minha pasta de utilizador. Há opções para backup do sistema com ou sem os dados, mas não só para os dados. Pelo menos não vi como.

Já tentei fazer uma coisa que parecia simples. Tenho a cópia dos dados, como já disse, mas queria salvaguardar todos os dados que estão na pasta de utilizador (pois só fazia backup dos que conhecia e usava mais). Coisas como o Get Things Gnome, notas do Tomboy e todos os programinhas que já nem me lembro, não salvaguardava. Então liguei uma drive USB que é reconhecida pelo sistema, e tentei copiar a pasta /home/vkthor para lá. Só que em alguns programas, informa que não tenho previlégios para copiar a pasta requerida e não executa a cópia. Já era um princípio para ir resolvendo o problema.

Agora a questão é: como é que consigo no Ubuntu inicializado a partir do CD, fazer essa cópia? Ou seja, a partir da actual /home/ubuntu copiar a antiga pasta vkthor para a drive USB?
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor