Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722

Iniciado por vicentepietrobon, 29 de Agosto de 2011, 23:32

tópico anterior - próximo tópico

vicentepietrobon

Galera boa noite,

Sou novo por aqui e novo também na utilização do Linux. Fiz o download da ultima versão e criei um boot usb e instalei no netbook que chegou essa semana. É um modelo novo da Acer com processador AMD Dual Core C-50.
A instalação rolou normal, o sistema inicializa porém em poucos minutos ele já trava mesmo que eu deixei ele parado sem fazer nenhuma atividade, caso eu tente por exemplo abrir o navegador de internet ele já trava na hora.
Pode ser incompatibilidade com esse processador?
A configuração da maquina é processador amd dual core c-50, 2gb ram ddr3, placa de video amd radeon HD 6250 e o hd é de 500gb da western digital.
Alguém aqui também tem esse mesmo modelo? Se tiver e estiver funcionando normalmente o ubuntu agradeceria muito se pudesse me dar algumas dicas e explicações de como proceder para que funcione no meu também, pois não pretendo utilizar windows nele.
Desde já agradeço as futuras respostas.
Obrigado.

hermesdsb

vicentepietrobon
Utilizo Linux no Desktop a vários anos.
comprei o mesmo netbook e também estou tentando fazer o ubuntu funcionar no mesmo.
1. Instalação normal, inclusive já reinstalei 2 vezes.
2. Notei que o problema somente ocorre quando utilizo a conexão wireless. Usando a bateria trava mais rápido do que usando ele com o plugue ligado na tomada.
3. Com conexão via cabo e alimentação por energia da tomada e sistema funcionou mais de 2 horas seguidas sem congelar.
4. alterei o kernel, (não sei se nossa placa é uma atheros) conforme este artigo e também continuou congelando.   http://www.tiagohillebrandt.eti.br/blog/2011/06/resolvendo-o-problema-das-placas-atheros-no-ubuntu-11-04-natty-narwhal/
5.Vou tentar agora mudar as opções de boot (ACPI ou outras). Gostaria de saber como colocá-las no menu do grub e em qual sequencia.

vicentepietrobon

Boa tarde Hermes, verifiquei ontem em um post na internet em um site da gringa e segundo o cara ele disse que tambem tem o mesmo modelo que o nosso mais que tem 4gb de memória e talz e que também estava travando direto e que segundo ele, a placa de wireless era o problema devido a ser de outro fabricante e não atheros e sim ser da broadcom, por fim acabei perdendo esse link do post, mais creio que o caminho seja remover esse driver da atheros e instalar o driver da broadcom, mais eu nem manjo fazer isso, vou ter q pesquisar na net como proceder com essa solução, mais creio que o caminho seja esse.
Pois ontem utilizei ele normalmente tambem através de um adaptador wireless usb, funcionou beleza e sem travar, ai fui novamente tentar com a wireless onboard na hora travou. Há e usei apenas na bateria.

Abraços, caso vc consiga fazer essas alterações que te falei e puder me explicar como devo proceder eu ficaria muito agradecido.

hermesdsb

Ola Vicentepietrobon

O tópico abaixo dá uma dica de como instalar o driver da broadcom. Infelizmente estou sem tempo para testar. Muito trabalho e um parente internado em um hospital.....

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,86648.0.html

Joaomartins

Boa tarde pessoal, tenho também a Acer 722 com as mesmas características do netbook do vicentepietrobon, e fiz a mesma coisa, instalei o ubuntu 11.04 em dual boot com W7 starter, e também está travando direto. Muitos estão dizendo que é a placa wireless, mas já cheguei a desativar o modulo da placa (não lembro como, mas pode-se consultar a internet), e utilizando-o sem wireless ele também travou diversas vezes. Desinstalei o unit 3d e instalei o unit 2D,ativei o wireless, e ele funcionou perfeitamente por uma hora e meia(o netbook tava muito rápido com ubuntu em comparação com W7 starter muito lerdo), ja tava animado pensando que tinha achado a solução (bug no unity 3D), mas ele voltou a travar novamente. Sou novato em linux, e fiquei impressionado com tal sistema, tenho uma outra máquina com ubuntu 10.10 com a famosa placa de vídeo sismirage (sem aceleração 3D infelizmente) e não tenho queixa. Não sei mais o que fazer, este netbook acer 722 tem uma placa de vídeo modesta mas com boa performance, um bom custo benefício em relação a netbooks com intel Atom, comprei também por casou da portabilidade. E não adianta instalar versões anteriores do ubuntu (10.10 ou 10.04 LTS), pois em alguns fórums dizem que continua o mesmo problema.
Estou em dúvida se aguardo novas atualizações para corrigir o problema, ou se instalo uma distro mais estável (dizem que a Debian é bastante estável), enquanto isso, fico infelizmente utilizando o Ruindows Seven Starter.

hermesdsb

É o negócio tá dificil.
Testei o Mandriva 2011 e Linux Mint 11 e também deu crash. Nem cheguei a instalar, usando diretamente do Pendrive, funcionou um tempo, mas depois parou.
vou tentar trocar os drivers de vídeo este final de semana.

hermesdsb

Para aqueles que como eu necessitam de usar Linux, informo que estou usando normalmente o Mandriva 2011 sem problemas neste Netbook
Percebo que o mesmo fica um pouco mais lento que o Ubuntu e o Linux Mint, mas nada que complica muito.
Devo tirar alguns dias de férias após o feriado de 7 de setembro, então vou tentar procurar alternativas para o Ubuntu, se conseguir posto aqui.

andersonborjinha

Estou com o mesmo problema, no mesmo netbook, tbm fico no aguardo de alguma solução. Caso eu a encontre postarei aqui!

or4kulo

pessoal tambem tenho esse netbook com o mesmo problema, por favor quem souber de algo e como resolver esse travamento com o ubuntu ajude-nos.

obrigado.

Ainfopop

Boa tarde amigos,
Sou novo aqui no fórum escrevendo, mais sempre acompanho para tirar minha dúvidas.
Bom vamos para o problema que todos estamos passando, sinceramente tinha desistido de usar o Ubuntu e o próprio Linux com nossos Acer 722, mais com muito paciência formatei pela décima vez. (a quem quer tentar o erro dá em Mandriva, Red hat, Debian).
Zeradinho e atualizado o meu tá rodando direitinho 1 semana sem travamentos. Mais agora estou instalando o pacote JDK sun-java, Chrome, RVM com o Ruby e por último o RubyMine.
Percebi que depois de instalar este 4 aplicativos o micro começo a ter problema de travamento, gostaria de saber se vocês instalaram algum destes aplicativos?
Minha maquina veio com o Wi-Fi Atheros.
Espero que possa ser algum problema com algum pacote.
Agradeço novamente a atenção de todos.
Rodrigo.

Joaomartins

Boa noite a todos, dando uma olhada em alguns sites gringos com ajuda de programas tradutores, observei que em alguns tópicos relatavam o nosso mesmo problema, e em alguns davam como solução entrar no setup da bios, colocando a primeira opção de boot pela placa de rede. Procedi desta forma, como não utilizo cabo de rede mas apenas o wifi, o netbook procura o boot pela rede mas não encontra, e aí inicializa o sistema pelo grub. Após este procedimeno, o net só travou uma única vez (após colocar o boot pela rede), e reinicializando novamente não travou mais. Passei o dia todo hoje mexendo no ubuntu 11.04, reinicializei outras vezes e ele não travou. Espero que esta seja a solução. Tentem fazer o mesmo nos nets de vocês para ver se funciona. A esperança é a ultima que morre!

Ainfopop

Bom dia a todos,
Como falei anteriormente, formatei a maquina deixei zerada só usando o basico, internet, ver e-mail. (isso já travava minha maquina principalmente acessar o GMAIL)
Ai começei a instalar aos poucos os programas.
Maquina Virtual SUN-JAVA OK
RVM - Ruby on Rails OK
RubiMine - OK
Chrome - Crash......

Não sei se tem haver, após baixar e instalar o Chrome pelo site da google o micro começou a travar direto navengando. E não só apenas no Chrome, mais no Firefox, procurando atualização.

Por isso volta a perguntar, vcs instalaram o Chrome?! Tentem fazer como eu 1 passo de cada vez.
Espero ter ajudado.

Informação não sei se é relevante, quando vc entra no Windows no gerenciador de de dispositivo ele falar que a placa WI-FI é uma Atheros AR5B97(algo assim) e no Linux AR9287 acabei descobrindo que no linux é o modelo do chipset e não é um drive errado.

Joaomartins

Como eu tinha postado antes, coloquem a primeira opção de boot na bios  de "boot pela rede" (se não me engano network boot, ou algo parecido), após ter feito isso o netbook só travou uma única vez após reiniciar e depois não travou mais, estou utilizando meu netbook desde ontem com ubuntu de forma perfeita.

hermesdsb

Joãomartins
Fiz a alteração e esta funcionando normalmente, obrigado pela solução.

Ainfopop
O problema não está nos softwares instalados. Tenho muita coisa instada aqui e esta funcionando normalmente, antes da alteração da linha de boot, somente conectava o netbook utilizando um cabo de rede, pois era usar o wirelles e travava.

Caynan

Pessoal alguma dica, para o meu problema?? Eu não estou conseguindo nem terminar a instalação do Ubuntu que trava, ja tentei com 3 pendrives diferentes, ja coloquei para ele fazer o boot pela rede primeiro, mas ai da um erro no grub...

Alguem por favor...

Agradeço desde já