Digitalizador Simples

Iniciado por christiankiss, 25 de Agosto de 2011, 14:29

tópico anterior - próximo tópico

christiankiss

Boa tarde.

Uso um scanner HP G2410 e possuo tanto fotografias quanto documentos de texto para digitalizar.

O aplicativo nativo do Ubuntu, o Digitalizador Simples, possui duas opções de digitalização: Texto e Foto (ficam no menu "Documento -> Digitalizar").

Em "Documentos -> Preferências" é possível configurar uma qualidade em DPI para cada opção de digitalização. Eu deixei 150 dpi para Texto e 600 dpi para Foto.

Até aí, tudo OK. Quando eu vou escolher no menu Documento -> Digitalizar a opção "Texto" e clico no ícone para começar a escanear, ocorre o erro: "Falha ao Digitalizar / Não foi possível iniciar o digitalizador" (dentro de uma faixa vermelha na parte superior da tela do programa). Se eu mudar a opção para "Foto", ele escaneia direitinho.

Já mandei "Alterar o digitalizador" mas não há mais de uma opção lá.

OBS.: Não gosto do XSane. Prefiro a interface limpa do Digitalizador Simples padrão.

Desde já, agradeço.

rjbgbo

veja minha tela de configuração do digitalizador simples:

Uploaded with ImageShack.us

estou achando muito exagerado sua resolução p/ imagem, pode deixar de 200 a 300dpi
também não ficou claro se você pretende usar ocr nesses textos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

christiankiss

Citação de: rjbgbo online 26 de Agosto de 2011, 22:15
veja minha tela de configuração do digitalizador simples:

Uploaded with ImageShack.us

estou achando muito exagerado sua resolução p/ imagem, pode deixar de 200 a 300dpi
também não ficou claro se você pretende usar ocr nesses textos

Opa. Obrigado pela resposta. Esta configuração eu também já testei e infelizmente ocorre o mesmo erro. Está parecendo um problema de comunicação com o scanner, que infelizmente não possui suporte nativo no Ubuntu e tive que utilizar uma gambiarra com os drivers da HP pra ele funcionar. Este scanner é considerado de baixo custo e, como todos sabemos, não é possível ter suporte a driver para todos os periféricos do mundo.

P.S.: A resolução que eu uso de 600 dpi para imagens é porque, eventualmente, precisamos de imagens de alta qualidade para utilizá-las em banners ou painéis.

OBS.: Não pretendo usar registro OCR nos textos. Acho que posso continuar a digitalizá-los como imagem e deixar a opção defeituosa de "escanear como texto" de lado. Irei deixar o tópico como "Resolvido", porém, caso alguém encontrar uma solução de driver para o modelo HP Scanjet G2410, por favor poste aqui para mim e os demais usuários. Mas acredito que não exista, porque procurei extensivamente nos fóruns e na Internet sem sucesso.

Valeu pela ajuda.