Autor Tópico: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n  (Lida 14092 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Online: 25 de Agosto de 2011, 10:13 »
Sou muito inexperiente em uso de roteadores,acabei de encomendar meu primeiro que é esse WR 941nd da TP link.  Fui no site da TP link e vi lá um manual ensinando configurar o Windows para se ter acesso ao roteador:

http://www.unicoba.com.br/uploads/tplink/manuais/routers/080424_acessando_tela_config_roteador.pdf

Se o usuário tem acesso ao roteador pelo navegador,qual utilidade de se configurar o Windows para se ter acesso? mesmo porque eu não sou usuário de Windows, ou será eu entendi mal e se trata de coisas diferentes? Alguém aí já teve essa mesma dúvida uma dia? Obrigado.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline jdn76

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2011, 11:02 »
Bom dia, uso um tp-link, não esse modelo, mas não precisei de configurar nada no windows... tudo no roteador. Só acessar pelo navegador 192.168.1.1 e colocar admin e admin para acessar ao roteador e fazer a configuração necessária. No meu caso não mexi em nada no windows ou ubuntu.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2011, 11:40 »
Ótimo amigo,obrigado pela resposta. pelo manual do link acima,ficou subentendido que era necessário ter Windows ou que o Windows facilitaria mais as coisas,que bom saber que não é essencial.

Mais uma pergunta de leigo em redes: minha antena virá com 3 dBi de alcance,a antena da placa receptora necessariamente também terá que ter 3 dBi?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2011, 13:44 »
Sou muito inexperiente em uso de roteadores,acabei de encomendar meu primeiro que é esse WR 941nd da TP link.  Fui no site da TP link e vi lá um manual ensinando configurar o Windows para se ter acesso ao roteador:

http://www.unicoba.com.br/uploads/tplink/manuais/routers/080424_acessando_tela_config_roteador.pdf

Se o usuário tem acesso ao roteador pelo navegador,qual utilidade de se configurar o Windows para se ter acesso? mesmo porque eu não sou usuário de Windows, ou será eu entendi mal e se trata de coisas diferentes? Alguém aí já teve essa mesma dúvida uma dia? Obrigado.
Tenho um roteador desses e não há necessidade nenhuma de ter windows (eu não tenho), funciona perfeitamente e tem um bom alcance.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2011, 14:41 »
Oi Andry, sua casa é grande,pega sinal em todos os cômodos? você saberia me dizer quantos dBi tem sua antena? obrigado
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:26 »
Sou muito inexperiente em uso de roteadores,acabei de encomendar meu primeiro que é esse WR 941nd da TP link.  Fui no site da TP link e vi lá um manual ensinando configurar o Windows para se ter acesso ao roteador:

http://www.unicoba.com.br/uploads/tplink/manuais/routers/080424_acessando_tela_config_roteador.pdf

Se o usuário tem acesso ao roteador pelo navegador,qual utilidade de se configurar o Windows para se ter acesso? mesmo porque eu não sou usuário de Windows, ou será eu entendi mal e se trata de coisas diferentes? Alguém aí já teve essa mesma dúvida uma dia? Obrigado.
Alguns roteadores exigem pra configuração inicial que você rode um programa, que --- claro ::) --- só funciona no windows. Mas depois disso, vc pode configurá-lo pelo navegador. E aí, qualquer aparelho que tenha um navegador, até um celular, pode configurar o aparelho.

Ótimo amigo,obrigado pela resposta. pelo manual do link acima,ficou subentendido que era necessário ter Windows ou que o Windows facilitaria mais as coisas,que bom saber que não é essencial.

Mais uma pergunta de leigo em redes: minha antena virá com 3 dBi de alcance,a antena da placa receptora necessariamente também terá que ter 3 dBi?

Pra você ter alcance máximo, a antena deve ser igual ou superior à do roteador/ponto de acesso. Mas dificilmente você vai precisar de alcance máximo, então uma antena de 2dBi (que é a que vem na maioria dos adaptadores) já deve ser suficiente.

Como esse roteador é do padrão N, esse padrão permite um alcance um pouco maior do que o conseguido com um equipamento da mesma potência/ganho no padrão G. Acredito que vc consiga boa recepção num apartamento médio (70-100m²).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:46 »

Alguns roteadores exigem pra configuração inicial que você rode um programa, que --- claro ::) --- só funciona no windows. Mas depois disso, vc pode configurá-lo pelo navegador. E aí, qualquer aparelho que tenha um navegador, até um celular, pode configurar o aparelho.



Beleza zekkerj :D

Mas deixa eu te falar: essa configuração inicial não é obrigatória não,né? Dá pra fazer tudo acessando pelo navegador como o amigo acima mencionou,né? por favor,me diga que sim porque eu não gostaria de me arrepender de ter encomendado esse roteador,que já está a caminho.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2011, 18:23 »
Citar
Mas deixa eu te falar: essa configuração inicial não é obrigatória não,né?
Infelizmente é. Sem isso, o rádio do aparelho fica desativado --- é como ele vem de fábrica.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2011, 19:06 »
Citar
Mas deixa eu te falar: essa configuração inicial não é obrigatória não,né?
Infelizmente é. Sem isso, o rádio do aparelho fica desativado --- é como ele vem de fábrica.
Aqui não foi preciso configuração inicial não, e o alcance é muito bom sim, cerca de uns 120 m + ou -, pega em todos os comodos sim, até na rua, hehe.
Só liguei o roteador e acessei pelo navegado, simples e pratico.
com a senha padrão e o endereço padrão também.
Há e esse ai ainda é superior ao meu, esse ai tem 3 antenas e o meu tem uma (TL-WR740N), mas vai fundo, não precisará do windows não.
Meu pai tem um desses com 3 antenas e fui eu quem configurou para ele, e foi direto pelo navegados e com Kubuntu.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 22:05 por Andry »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2011, 19:15 »
Citar
Só liguei o roteador e acessei pelo navegado, simples e pratico.
Mas você não teve que fazer a primeira configuração conectando por cabo, e daí ativar o rádio?

(Não sei se ficou claro, mas quando eu digo configuração inicial, é essa, acessar por cabo, uma vez, daí ativar o rádio, definir senha e segurança da rede wireless, etc. Não é necessariamente com o programa windows, isso é só pra um ou outro roteador, Graças a Deus só uma minoria precisa disso)
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 19:16 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2011, 22:05 »
Citar
Só liguei o roteador e acessei pelo navegado, simples e pratico.
Mas você não teve que fazer a primeira configuração conectando por cabo, e daí ativar o rádio?

(Não sei se ficou claro, mas quando eu digo configuração inicial, é essa, acessar por cabo, uma vez, daí ativar o rádio, definir senha e segurança da rede wireless, etc. Não é necessariamente com o programa windows, isso é só pra um ou outro roteador, Graças a Deus só uma minoria precisa disso)
Não a wireless já veio ativada, e não tinha senha, dai entrei e fiz todas as configurações, alterei o nome da rede, senha wpa2 etc, atualizei o firmware etc.
Tanto no meu (WR740), quanto no do meu pai (WR941).

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2011, 11:47 »
Andry,seu pai usa programas tipo torrent e p2p? meu modem é roteado e com portas abertas para programas de compartilhamento de arquivos,quando eu tiver o roteador aqui será que terei que liberar também as portas do roteador?

zekkerj, o que você chama de rádio é o sinal emitido pelas antenas?


Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2011, 12:58 »
Citar
zekkerj, o que você chama de rádio é o sinal emitido pelas antenas?
Não, o que eu estou chamando de rádio é o módulo de hardware do aparelho responsável por gerar o sinal wireless.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2011, 17:23 »
Andry,seu pai usa programas tipo torrent e p2p?
Não, não usa, e nem eu  8)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:31 »
Obrigadão amigos ubunteiros de plantão,vou aguardar meu roteador chegar e qualquer coisa eu volto pro tópico,até mais. ;)
Ubuntu é tudo de bom!!!