Autor Tópico: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+  (Lida 7600 vezes)

Offline hopugop

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Online: 24 de Agosto de 2011, 08:55 »
Adquiri recentemente um notebook CCE modelo 746PE+ com processador Intel i7 2630QM (Sandy-bridge). Ele vem com Windows 7 porém prefiro, obviamente, um sistema Linux afinal uso o notebook apenas na faculdade num curso de Segurança da Informação, quase totalmente voltado a Linux.

Imediatamente após sua chegada tentei instalar o Ubuntu 10.10 64x (único que havia já gravado em CD) porém sem sucesso. O CD carregava mas a tela inicial (acho que é uma versão do GRUB com as opções de boot, instalação direta, testar LiveCD, etc) estava como um glitch (exatamente o mesmo problema reportado neste http://askubuntu.com/questions/49700/livecd-not-booting-cant-install bug) e eu não conseguia ler nada. Pensando ser um problema com a gravação do CD, baixei a nova versão do Ubuntu 11.04 64x e para minha surpresa, a tela ao carregar era a mesma. Tentei bootar em outra máquina (um notebook HP) e a imagem carregava normalmente, conseguia também bootar e utilizar o LiveCD normalmente.

Como último recurso, baixei a versão Ubuntu 10.04 64x e esta funcionou. Bootei o LiveCD e completei a instalação. O problema com esta versão é com minha placa gráfica (integrada, vide Sandy-Bridge) que só funciona normalmente com um update de Kernel para 2.6.38. Baixei este kernel manualmente e instalei na máquina e finalmente o vídeo estava 100% funcionando. Porém eu não gostaria de manter uma versão desatualizada do Ubuntu, visto que uso o linux especialmente devido as tecnologias que evoluem diariamente e a versão antiga não possui suporte automático a diversas atualização que as releases mais novas possuem.

Cansado de me manter desatualizado, tentei como ultimo recurso a versão 32bits do Ubuntu 11.04 e para minha total surpresa, esta bootou normalmente. Não entendendo o que estava acontecendo com a máquina, tentei então versões 64x atualizadas de diversos linux flavors (Fedora, SuSE, Red Hat, Arch, Debian, Slackware) e todas falharam ao carregar o LiveCD em 64x, mas tiveram sucesso em carregar na versão 32x.

Alguém está passando pelas mesmas dificuldades ou pode ajudar?

Offline BlazeDrak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2011, 11:33 »
Primeiramente, parabéns pela compra, apesar do "Certamente Comprou Errado" que o pessoal fala, é uma maquina muito boa. Tambem adquiri um  :)

Tive o mesmo problema, e tento até hoje solucionar, mas até então nenhuma solução conclusiva...

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2011, 22:28 »
Já tentou usar o Kubuntu 11.04 64 bits??

Tenho um CCE mas é um core i3 Sandy-bridge, funciona perfeitamente :)

Offline BlazeDrak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2011, 19:31 »
Hoje no serviço pensei nisto (Com base na dica do Andry, ahh e valeu  :D), tentar o Kubuntu depois mudar a interface gráfica para o Gnome, ai lembrei de um tópico que eu havia aberto há algum tempo, e esquecido (Obs.: Tadinho do tópico  :P)

E para a minha surpresa, solucionado *-*

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85981.0.html



Estou com Ubuntu 11.04 Amd64 aqui já =D

Desempenho aumentou notavelmente no CCE =)
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 19:33 por BlazeDrak »

Offline pabloeliseu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:49 »
ola!!!

por acaso vc ja tentou a versao 64 bits da versao 11.10 do ubuntu?

pelo que eu andei pesquisando a versao 32 bits funciona bem.

tenta a versao 64 bits da 11.10 e quem sabe esta versao ja venha com o driver para 64bits do video incorporada.

informa para nos aqui!

rptt,
pablo.

Offline thiago19

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2011, 09:57 »
baixe a vesao novamente na net e baixe o yumi e crie o pendrive de boot é mais facil

Offline Daniel Mattoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • [b]Padwan Linux[/b]
    • Ver perfil
    • Daniel Mattoso
Ubuntu em CCE i7 Sandy Bridge
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2011, 12:34 »
Tenho visto alguns usuários com Dificuldade em tentar instalar o Ubuntu em computadores CCE com processador i7. Alguns desses com este problema, pelo consegui ver que tem a BIOS Phoenix Core Tiano, neste caso em especifico não há opções de escolher o tipo de SO no boot.

Sou um dos que compraram essa ótima máquina, apesar de ser um CCE, há muitas pessoas culpando a empresa, e creio que os mesmos devem rever seus conceitos após lerem a solução abaixo.

Este problema é mais genérico, não se trata somente dos CCE com Intel Core i7, e sim parece-me ser mais generalizado (o hopugop deu exemplo de um link onde se trata de um "Intel Core i5 2400 Intel HD 3000 4gb DDR3").

Também não se trata somente do Ubuntu, tentei usar o Xubuntu e tive o mesmo problema. Pode ser um problema entre os Sandy Bridge e Distros baseadas na Canonical. Em todo caso, essa solução pode valer em vários casos, assim peço que divulguem ela, quem sabe a mesma poderá ajudar outros Foruns e usuários.

Mas vamos a solução que encontrei... em outros Foruns... sorry.................rs
Citar
tiagoveloso no Forum do ClubedoHardware (http://forum.clubedohardware.com.br/archive/review-cce-745b/939158/3)

"1) Dê um boot com o CD. A tela vai ficar esquisita, sem nada legível.
2) Tecle "c".
3) Digite "exit" seguido de <ENTER>, mesmo sem ver o que digitou.
4) Pronto! Aparecerá o menu normal do CD"

Eu ja tinha tentando instalar o Ubuntu sem essa opção, esperava quase 15min pro boot começar em ingles sozinho, mas parece que o grub ficava mal configurado e ao reiniciar ele não carregava, assim so o W7 carregava. Creio que como o grub estava "mal carregado" ele também era instalado e configurado desse modo pelo processo de instalação do Ubuntu.

Ao sair do processo, creio que esse erro é deixado de lado, e a grub é recarregada corretamente, assim no processo de instalação, ela também é instalada corretamente.

Espero ter ajudado, e aguardo o feedback.
Daniel Mattoso
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 12:54 por Daniel Mattoso »

Offline Ed Chantal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 64x em CCE 746PE+
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2013, 10:03 »
A Sugestão abaixo resolveu no meu caso . Estava com o problema ao instalar o ubuntu 12.10 64bits no meu CCE core i5 4mb . A tela ficava preta . Dai segui a dica abaixo e  vualá.... estou agora com o CCE ubuntu 12.10 64 bits e tá um show. Valeu fórum.



Hoje no serviço pensei nisto (Com base na dica do Andry, ahh e valeu  :D), tentar o Kubuntu depois mudar a interface gráfica para o Gnome, ai lembrei de um tópico que eu havia aberto há algum tempo, e esquecido (Obs.: Tadinho do tópico  :P)

E para a minha surpresa, solucionado *-*

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85981.0.html



Estou com Ubuntu 11.04 Amd64 aqui já =D

Desempenho aumentou notavelmente no CCE =)