problema na inicialização

Iniciado por falesou, 23 de Agosto de 2011, 13:56

tópico anterior - próximo tópico

falesou

Ao ligar o Ubuntu aparece as seguintes informações. Preciso urgente desse computador. Espero que me ajudem!

mount : mounting /dev/ disk/by-uuid/d5a222f8-9127-4cbf-a 16f-2a7fc9e 740c 5 on/root
failed: Invalid argument
mount : mounting /dev on/root/dev failed : No such file or directory
mount : mounting /sys on/root/sys failed : No such file or directory
mount : mounting /proc on/root/ proc failed : No such file or directory
Target  filesystem doesn't  have /sbin/init.
No init found. Try passing init = bootarg.
BusyBox v 1.13.3 (Ubuntu 1 : 1.13.3 - 1 Ubuntu11) bult - in shell (ash)
Enter 'help' for a  list of built-in commands.

Abraço!

Johnny Stark

Parece impossível mas é simples.
Vamos lá:

Consiga o Live-CD do seu ubuntu.Dê o boot por ele

Quando o seu computador tiver arrancado com o Ubuntu LiveCD (o Ubuntu em memória), deverá tentar entrar na sua partição que contém a raiz do Ubuntu de forma a ter a certeza que será mesmo este o seu problema. Como normalmente o Ubuntu não dá nomes às partições, se tiver mais que uma partição, deverá ver pelo tamanho da partição qual é a da raiz do Ubuntu. No caso da partição estar realmente com problemas, o Ubuntu deverá dar uma mensagem semelhante à seguinte:

Incapaz de montar o Sistema de FIcheiros 11GB

Error mounting: mount: wrong fs type, bad option, bad
superblock on /dev/sda1,
missing codepage or helper program, or other error
in some cases useful info is found in syslog - try
dmesg | tail or so

Ora, neste caso, o mais provável é ter mesmo o journal corrompido e deve então abrir o terminal e escrever o código seguinte com o nome da partição referido na janela que foi aberta (que está a vermelho na transcrição anterior), conforme o seu computador indicar. No meu caso foi /dev/sda1, no entanto, poderia ser /dev/sda2 ou mesmo /dev/sdb1:
sudo fsck -fyv /dev/sda1

O processo de recuperação do Journal é demorado e varia de computador para computador (no meu caso demora alguns minutos).
  No final deve aparecer algo como: FILE SYSTEM WAS MODIFIED.

Para ter a certeza que a partição a partir deste momento funciona (o que significa que o Ubuntu já irá arrancar normalmente), tente abri-la e navegar pelas pastas.
  Caso consiga navegar pela partição, então ela está em perfeito funcionamento. Deverá então reiniciar o computador e arrancar com o Ubuntu como normalmente o faz!

flw! !!  Mande respostas.
Aguardo aflitamente por uma luz que iluminará meu caminho e mostrará-o para os demais que me cercam e não descobriram o que criticam...Linux é não só meu pai.É meu professor.

AMD Athlon II X2 2.5GHz,Nvidia Geforce 7025 256MB 128 bits,4GB RAM DDR3,Placa Phitronics N68C-M,Ubuntu11.04 amd64 e mais...

Mariah

E se for um netbook, devo agir da mesma forma com o pendrive de instalação ?

7oninho

Tive este problema de arranque e vi a minha vida a andar para trás com a hipótese de perder centenas de ficheiros muito importantes para mim. Segui o tutorial e resolveu-me o problema. Obrigado pela dedicação à comunidade Linux.