Como dividir vídeos em várias partes iguais?

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 23 de Agosto de 2011, 10:02

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Olá, bem minha dúvida é bem simples e até há uma grande quantidade de informação na internet porém, não era bem a forma que eu queria. Sei que o programa Avidemux permite cortar um trecho de um vídeo e salvar esse trecho. Porém, o que quero é algo do tipo: "pegar um vídeo que tenha uns 500 megas e dividir esse vídeo em uns 10 vídeos de 50 megas cada parte". Tudo bem que posso fazer isso no Avidemux, mais poxa, ficar fazendo passo a passo? queria somente que aquela barra de seleção de início e fim, ficasse disponível para "n" seleções, aí sim. Porque ter que fazer o mesmo processo dezenas de vezes é um saco, nada prático.

Valeu.

navegantesdailusao

Olá, já tentou o

KDEnlive ou Openshot???

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

JoaoDamasceno.ufc

Já sim... só encontrei ferramentas semelhantes as do Avidemux, ou seja, cortar uma parte, depois seleciona e corta a outra e depois mais outra... etc etc... agora, já pensou, se o tal vídeo tiver 800 megas e eu quiser ele todo em vídeos de 5 megas !?!?! terei uma verdadeira luta, um martírio pra fazer algo que não posso acreditar que não tenha uma forma mais simples.

pigdin

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

JoaoDamasceno.ufc

caramba... mais afinal de contas, qual a sintaxe a ser usada? passos bastante confusos no site sugerido anteriormente !!!!

JoaoDamasceno.ufc

split -d -b 5m video.flv
Porém, somente o primeiro vídeo gerado funciona, o restante, nenhum funciona e avisa que não "foi possível determinar o fluxo" ?!?!

fpissarra

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 23 de Agosto de 2011, 12:24
caramba... mais afinal de contas, qual a sintaxe a ser usada? passos bastante confusos no site sugerido anteriormente !!!!

Seu objetivo é particionar o vídeo em vários vídeos ou "quebrá-lo" em diversos arquivos?

Se for o primeiro caso, algum trabalho é necessário... Com ffmpeg você pode fazê-lo por linha de comando.
$ ffmpeg -i video.avi | grep Duration
Com o comando acima vc obtém o tamanho (em hh:mm:ss.xxx) do vídeo. Daí pode usar as opções -t e -ss para gerar vídeo com  "tamanhos" diferentes. Suponha que seu vídeo tenha 1h de duração:
$ ffmpeg -i video.avi -t 00:30:00.000 -vcodec libx264 -vpre normal -acodec ac3 -sameq video.parte1).avi
$ ffmpeg -i video.avi -ss 00:30:00.000 -vcodec libx264 -vpre normal -acodec ac3 -sameq video.parte2.avi

O primeiro ffmpeg gera video.parte1.avi com 30 mins. O segundo, continua de onde o outro parou.

-t é o tempo do vídeo
-ss é a posição

Eu coloquei outras opções que uso por aqui (codecs). Vocẽ pode querer estabelecer o bitrate para os vídeos e audios também, já que o ffmpeg assume 200 kbps para vídeo e 64 kbps para audio. Vc sempre pode usar "-vcodec copy -acodec copy"...

Com isso, é possível fazer um script para dividir o filme pelo tempo de duração. Para fazê-lo considerando o tamanho final de cada vídeo vocẽ terá que calcular, com base nos bitrates do vídeo e do áudio, a duração de cada uma das partições.

[]s
Fred

JoaoDamasceno.ufc

Meu objetivo é pegar por exemplo: um vídeo de 100 megas e dividi-lo em 10 vídeos de 10 megas, ou ainda 20 vídeos de 5 megas... (preferencialmente, mantendo o formato que no meu caso é *.flv).

platao

Ola se eu entendi....clique com o direito e escolha comprimir selecione a extenção 7z e marque dividir em volumes e coloque o valor em megas.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

JoaoDamasceno.ufc

Platão, sua dica é muito interessante, extremamente prática, porém, uma dúvida: "após pegar um vídeo e usar o procedimento sugerido, apenas o primeiro arquivo aparece como "comprimido"... o restante fica como arquivo que não é reconhecido pelo sistema". E uma dúvida, "se eu for enviar esses arquivos, a pessoa só poderá ver o filme se eu mandar todos os arquivos"? Por exemplo, "fiz um teste, e mandei o primeiro arquivo pra mim mesmo, e... deu erro logo no processo de descompactação do arquivo" !!!

JoaoDamasceno.ufc

Estranho eu ceder e passar a acreditar que o processo de pegar um vídeo grande e cortá-lo em partes menores seja mesmo pegar o Avidemux, abrir o filme e cortar pedaço por pedaço... um a um... o que pra mim parece algo extremamente insano. Como eu comentei antes "já pensou, eu com um filme de 1 giga... se quiser dividir esse filme em partes iguais de 5 megas, terei que fazer o processo no Avidemux 200 vezes ?!?!?!?!" Parece que sim !!!!

RaiJorge

Tem o Lxsplit na central de programas:

Uso: lxsplit [OPÇÃO] [ARQUIVO] [SPLITSIZE]

Opções disponíveis:
  -j: juntar os arquivos começando com o nome dado
  -s: dividir o arquivo de dados. requer um tamanho válido
exemplos: 15M, 100m, 5000k, 30000000b

JoaoDamasceno.ufc

Jorge, essa de usar o lxsplit, deu certo sim (no sentido de que a divisão do filme foi realizada e foi até bem rápido)! porém, todos os vídeos gerados não funcionam, não são reconhecidos pelo sistema.

Obs. Os vídeos que tenho que dividir estão no formato *.flv (será que é esse o problema?).

RaiJorge

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 26 de Agosto de 2011, 21:19
Jorge, essa de usar o lxsplit, deu certo sim (no sentido de que a divisão do filme foi realizada e foi até bem rápido)! porém, todos os vídeos gerados não funcionam, não são reconhecidos pelo sistema.

Obs. Os vídeos que tenho que dividir estão no formato *.flv (será que é esse o problema?).

Este programa divide os arquivos porém eles só serão reconhecidos quando forem juntados novamente usando o programa. Inclusive várias pessoas disponibilizam vídeos na internet desse jeito e informando como os arquivos devem ser unidos novamente. Como neste site: http://goo.gl/U40vN

JoaoDamasceno.ufc

Poooooxa... que droga... assim, rola não. Tem que ser vídeos em "pedaços", porém, onde cada um dos "pedaços" possa ser exibido na medida em que as pessoas baixam. Sem a necessidade de juntar, baixar todos etc.