ubuntu 32 ou 64 bits ??

Iniciado por Servo, 12 de Agosto de 2011, 15:23

tópico anterior - próximo tópico

Servo

Comprei um notebook com core i3 e 4 gb de ram e gostaria de saber qual seria a melhor opção de instalação do ubuntu, se 32 ou 64 bits. Ainda tem problemas com o flash a versão 64, quais os prós e contras? obrigado pela atenção!

platao

Ola pros;

-Possibilidade de usar mais de 3g por processo, ou seja, maior quantidade de memoria por processo em comparação com o 32bit.

-Melhor performance em aplicativos que exigem alto poder de processamento e decodificação, como encodar videos, compressao, compilar programas e games com ganhos significativos em tempo, na compilação.

-Compativel com aplicaçoes 32bit e 64bit

-Flash player nativo e funcionando bem sem tantos problemas quanto nas versoes anteriores. http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66098.msg370033.html#msg370033

-Tem praticamente os mesmos programas dos repositorios para ambas arquiteturas.

-Ha ganho de performance no sistema de um modo geral, endereçamento maior de memoria.

Contras;

-Necessario por algumas vezes a instalação de bibliotecas de 32bits.

-Em algumas circunstancias e necessario criar links para bibliotecas 32bit no sistema, que por algum motivo nao sejam criadas automaticamente.

-Menor tempo de desenvolvimento em comparação com o 32bits

-Pode consumir mais memoria para um aplicativo 32bits que nao tem o seu codigo customizado, inclusive rodando mais lento ou igual a versao 32bits.

-Tem uma base instalada menor que o 32bits

-Alguns drivers de dispostivos serem melhores nas versoes 32 como wifi, e modems de internet discada que na versao 64bit.

-Pode exigir alguns passos a mais na instalação de programas de terceiros ou ate mesmo nao existir versao para arquitetura 64bit de um determinado programa, o que e raro mas pode ocorrer.

Que eu me lembre e isso.....eu uso o 64bit desde o Ubuntu 7.10 quando começei a fazer os testes passando a usar definitivamente na ver 9.10 e posteriormente na versao 10.04, nao tenho do que reclamar, alem de uma evolução natural eu vou de 64 bit novamente na proxima LTS sem duvida alguma.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

eduardolara

Platão, sua resposta foi incrível.  :D
Estou usando o 64 bits e todas as minhas dúvidas foram sanadas neste tópico. Obrigado.  ;)

Servo

Obrigado pela resposta, vou testar 64bits, valeu!