Autor Tópico: Wireless com problema no Ubuntu 11.04  (Lida 13326 vezes)

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wireless com problema no Ubuntu 11.04
« Resposta #15 Online: 16 de Agosto de 2011, 10:19 »
Faça mais um teste, por favor. Em vez de pingar os servidores do google, tente pingar o endereço do próprio roteador, veja se nesse teste você tem a mesma taxa de perda de pacotes. Pq se não tiver, o motivo da perda está mais adiante (talvez na própria conexão internet).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eduardolara

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.04 no Acer 1410
    • Ver perfil
    • LinkedIn
« Resposta #16 Online: 18 de Agosto de 2011, 16:39 »
Valeu pela dica! Mudei o MTU de automático para 1492. Como vc descobriu que era problema de MTU?

Que bom que resolveu!

Por gentileza, acrescente no ASSUNTO da sua primeira mensagem como RESOLVIDO.

Eu tive esse problema com o Ubuntu 8.10 e depois no 10.04. Cheguei a pesquisar na época e ninguém dava uma solução. Teve um momento que até navegava em conteúdo "google" e dava ping nos sites, mas não carregava às páginas.

Comecei a estudar sobre MTU e entendi que o problema poderia estar na transmissão dos pacotes.

Quando diminui o MTU, direto no meu roteador, ficou tudo normal.

Anos mais tarde tive o mesmo problema em uma rede com mais de 20 máquinas conectadas. O caso era mais sério porque o MSN ficava oscilando entre online e offline.

Tive de diminuir o MTU até uma numeração que ficasse estável e não ocasionasse falhas na navegação.

Depois disto, sempre testo com o comando ping para verificar se o problema é realmente este.

* Moderadores, podem fechar o tópico se ele der como resolvido.

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Tenta a sorte que o azar é certo!
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2011, 09:29 »
Faça mais um teste, por favor. Em vez de pingar os servidores do google, tente pingar o endereço do próprio roteador, veja se nesse teste você tem a mesma taxa de perda de pacotes. Pq se não tiver, o motivo da perda está mais adiante (talvez na própria conexão internet).
Não, até quando pingo o próprio roteador há perdas de pacotes. Que mistério é esse?

renan@renan-E512xQ-E4129:~$ ping -c 4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_req=2 ttl=55 time=69.9 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_req=3 ttl=55 time=45.1 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_req=4 ttl=55 time=52.7 ms

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 3 received, 25% packet loss, time 3010ms
rtt min/avg/max/mdev = 45.109/55.958/69.989/10.406 ms
renan@renan-E512xQ-E4129:~$ ping -c 4 192.168.0.1
PING 192.168.0.1 (192.168.0.1) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=2 ttl=64 time=29.8 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=3 ttl=64 time=1.93 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=4 ttl=64 time=2.03 ms

--- 192.168.0.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 3 received, 25% packet loss, time 3011ms
rtt min/avg/max/mdev = 1.935/11.279/29.867/13.143 ms
renan@renan-E512xQ-E4129:~$

Notebbok Intel Core I5, 6 Gb de Ram, HD 500 Gb, Placa de vídeo 1 Gb, Ubuntu 11.04 64 bits.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2011, 10:59 »
Kira23, voltando à questão do sinal... seu Access Point/Roteador, eu já sei que ele é da Dlink, mas qual é o modelo dele, exatamente?

Você já experimentou trocar o canal em uso no roteador, por exemplo, pro canal 1 (que está livre de canais sobrepostos, no momento)?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2011, 01:50 »
Kira23, voltando à questão do sinal... seu Access Point/Roteador, eu já sei que ele é da Dlink, mas qual é o modelo dele, exatamente?

Você já experimentou trocar o canal em uso no roteador, por exemplo, pro canal 1 (que está livre de canais sobrepostos, no momento)?
Meu roteador é um Dlink DI-524 802.11g/2.4GHz. Não é problema no sinal de internet, pq quando uso direto no cabo, sem o roteador, não da problema nenhum! Já troquei para todos os canais, do 1 ao 11, e o problema é sempre o mesmo. Tambem não é problema do sistema, pois quando usava o Windows 7, o problema já existia. Estou começando a achar que pode ser problema da placa wireless do meu note, o q vc acha?
Notebbok Intel Core I5, 6 Gb de Ram, HD 500 Gb, Placa de vídeo 1 Gb, Ubuntu 11.04 64 bits.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #20 Online: 21 de Agosto de 2011, 11:59 »
Você sabe que esse roteador é problemático, não? Eu ponho todas as minhas fichas de que ele é a origem do problema.

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: 21 de Agosto de 2011, 12:23 »
Você sabe que esse roteador é problemático, não? Eu ponho todas as minhas fichas de que ele é a origem do problema.
Já ouvi falar que ele é problemático! Amanhã vou entrar em contato com o suporte da DLink para ver o que eles têm a me dizer. Talvez uma atualização de firmware resolveria o problema, o q vc acha?

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #22 Online: 21 de Agosto de 2011, 12:33 »
No meu não resolveu. Mas tente.

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: 21 de Agosto de 2011, 13:47 »
No meu não resolveu. Mas tente.
Mas qual firmware devo instalar? Qual a mais recente? Ah, outra coisa, meu modem também é um dlink 500 b, e está configurado em modo router. O roteador esta configurado em modo pppoe. Mudei o roteador para Dynamic ip Address, e o problema desapareceu, porém não consigo mais acessar a pagina do hotmail e nem o msn. Minha internet é Velox. Pq?

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #24 Online: 21 de Agosto de 2011, 16:50 »
Mas qual firmware devo instalar? Qual a mais recente?
O problema do aparelho é hardware ruim. O firmware mais novo melhora um pouco a estabilidade, mas não faz milagre.
Cada revisão de hardware tem um firmware pra ser usado, a página da Dlink explica como identificar a sua revisão de hardware pra escolher o firmware correto.

Ah, outra coisa, meu modem também é um dlink 500 b, e está configurado em modo router. O roteador esta configurado em modo pppoe.
É um ou outro. Ou você usa o modem em modo router, ou usa o roteador em PPPoE.

Mudei o roteador para Dynamic ip Address, e o problema desapareceu, porém não consigo mais acessar a pagina do hotmail e nem o msn. Minha internet é Velox. Pq?
Talvez vc esteja com problema de DNS.

Já que vc está com o modem em modo router, experimente ligá-lo ao roteador por uma das portas LAN do roteador, e desativar o DHCP do roteador [isso equivale a transformar o roteador em Access Point].

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #25 Online: 21 de Agosto de 2011, 16:56 »
Ah blz, vou tentar isso e posto aqui o resultado. O modem esta configurado em router pq segui os passos descritos no folheto de instalação.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 16:58 por Kira23 »

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2011, 07:53 »
infelizmente não deu certo. Fiz o seguinte: Configurei o modem para trabalhar em bridging, e desabilitei o DHCP. Já no roteador, deixei-o em pppoe e com DHCP habilitado. Até agora a conexão está mais estável. Mas notei uma certa redução na velocidade de conexão comparado a forma como estava antes. Reparei que a luz de internet no modem não está ficando mais acesa, só acende quando há transferência de dados, depois volta a apagar-se, pq isso? De acordo com o manual, após ser estabelecido uma conexão, essa luz tem que permanecer acesa constantemente. Vc tem alguma ideia do q possa ser?

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2011, 08:28 »
A luz DSL do modem fica acesa? Essa é que não pode apagar.

Offline Kira23

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #28 Online: 22 de Agosto de 2011, 09:04 »
A luz DSL do modem fica acesa? Essa é que não pode apagar.
Essa está acesa constantemente. Até agora a conexão está ótima! Apenas achei estranho que a luz de internet não permanece mais acesa. Será que o problema estava relacionado a configuração do modem em modo router com o roteador também em router? Ou seja, um conflito? Ainda não vou trancar o tópico, apesar de que aparentemente o problema foi resolvido, pois é muito cedo para tirar essa conclusão.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2011, 09:10 »
O DSL-500B trabalha melhor em modo bridge, pq trabalha mais frio. Mas quando dá problema, é problema fatal, ele trava de vez, e vc tem que desligá-lo pra ele voltar a funcionar.
Agora, o DI-524 é instável, funciona quando quer. E lento. Tinha um colega nosso que achava até que ele não era compatível com NetVirtua (mas é). Eu não daria o tópico por resolvido tão cedo.

PS: Aqui não se tranca tópico, a menos que esteja fora das regras. Você coloca ele como resolvido, pra facilitar a pesquisa das outras pessoas.