Autor Tópico: /boot é necessária em caso de perda do Grub?  (Lida 1295 vezes)

Offline Caseoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
/boot é necessária em caso de perda do Grub?
« Online: 10 de Agosto de 2011, 16:51 »
Olá pessoal,

Passei um problemão com a perda do Grub, pesquisei aqui no fórum mais mesmo assim não teve jeito.

Resolvi então instalar novamente o Ubuntu e gostaria de saber se no momento da instalação é necessário criar a partição /boot?

Observo muitos tutoriais na internet mostrando apenas as partições mais conhecidas que são a "/", "/home" e a "swap".

É mesmo necessário a criação desta partição /boot?
Se sim, em que momento tenho que criá-la, antes das outras descritas anteriormente, durante ou após elas?
Qual tamanho devo reservar para a mesma?

Se for o caso, existe então algum programa para essa finalidade?

A idéia central é que quando passar novamente por esse problemão de perder o grub, seja mais fácil recuperá-lo.


Saudações,

Caseoli
« Última modificação: 16 de Agosto de 2011, 15:50 por Caseoli »

clodoaldops

  • Visitante
Re: /boot é necessária em caso de perda do Grub?
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2011, 17:49 »
Eu nunca criei essa partição boot.
Qdo perco o grub/boot  do ubuntu uso esta dica p/ recuperar-lo
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: /boot é necessária em caso de perda do Grub?
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2011, 17:50 »
Ola Caseoli, na minha opiniao ao invez de ajudar vai atrapalhar a recuperação do grub, sendo que em uma instalação com a partição /boot separado vc tera que montar tbm essa partição para que vc conseiga recuperar o sistema.

Lembrando que a vc tera links do kernel apontando para o sistema em / ou seja, um fator de dificuldade a mais e que e desnecessario para usuario padrao de desktop. Se os links estiverem quebrados ou errados nao vai funcionar. Em instalações complexas a grosso modo, vc pode ter cada parte do sistema em uma maquina diferente, mas nao é o caso.

De uma olhada nesse PDF;

http://linuxdicas.wikispaces.com/file/view/tutorial_grub_ubuntu-10.10.pdf

O processo seria dessa forma com o boot separado;

sudo fdisk -l

sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt

sudo mount -t ext4 /dev/sda2 /mnt/boot

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Esse e so uma exemplo.

Eu nao aconselho ter a partição de boot separada -experiencia propria- somente as partiçoes /home swap e / quanto a ordem o sistema nao obedece a ordem dos discos e sim a arvore de diretorios, entao tanto faz vc criar uma primeiro que a outra, mas se vc quiser organizar pode criar swap  /  /boot  /home na sequencia, a partição de /boot vc pode deixar em torno de 500 megas para o kernel se vc vai ter um ou dois instalados.

Resumindo na minha opiniao vc so vai ter dor de cabeça, mais que a restauração do grub normal.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, 01:56 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Caseoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: /boot é necessária em caso de perda do Grub?
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2011, 15:50 »
Ok pessoal!

Valeu pelas dicas.