Problema no Terminal

Iniciado por x-cloud, 07 de Agosto de 2011, 09:02

tópico anterior - próximo tópico

x-cloud

Bom dia pessoal, sou novato no linux e estou com o seguinte problema quando eu aperto CTRL + ALT + F1 abre o konsole mais as letras estão muito grandes a algum jeito de diminuilas na primeira vez que fui lá as letras eram normais mas na segunda ja aumentaram como deixar no mesmo tamanho de antes?

Para não precisar abrir outro topico alguem poderia me mostrar como é o esquema de pasta do linux tipo /etc = arquivos do que?
/module = arquivosdo que?

Obrigado.

Wagnesio

Sobre o terminal:
Vá em Editar > Preferências do perfil... e altere o tamanho da fonte

Sobre as pastas:
As pastas do seus arquivos estão em /home/<nome_de_usuario> (<nome_de_usuario> é o seu nome de usuário). Para saber sobre as outras pastas recomendo a leitura do Guia Foca em guiafoca.org
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

x-cloud

Citação de: Wagnesio online 07 de Agosto de 2011, 13:20
Sobre o terminal:
Vá em Editar > Preferências do perfil... e altere o tamanho da fonte

Sobre as pastas:
As pastas do seus arquivos estão em /home/<nome_de_usuario> (<nome_de_usuario> é o seu nome de usuário). Para saber sobre as outras pastas recomendo a leitura do Guia Foca em guiafoca.org

Oi amigo obrigado pelas dicas mais o terminal que me referi é o outro aquele que ocupa a tela inteira, ele se encontra com letras muito grandes ocupando praticamente a tela toda.
Quanto ao site Guia Foca obrigado ainda não li tudo mas irei ler.

Wagnesio

Esse é o terminal: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Gnome_Terminal_bash_command_line.png
Mostre uma imagem do programa que você está com problema, fica mais fácil de saber.
Ubuntu 12.10

Tota

Ola x-cloud

Se está se referindo ao modo console (tty1), ele fica residente em memoria antes da interface grafica (X11)

Por esta linha de raciocinio, para alterar o tamanho do mesmo ( incluindo as fontes ) eu poderia sugerir experimentos na parte de inicialização do grub.

Existe para isto a opção vga=xxx, que no seu pode estar ajustado numa resolução baixa como 640x480 resultando neste efeito "de letras gigantes"

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

[]'s

x-cloud

Citação de: Tota online 08 de Agosto de 2011, 06:10
Ola x-cloud

Se está se referindo ao modo console (tty1), ele fica residente em memoria antes da interface grafica (X11)

Por esta linha de raciocinio, para alterar o tamanho do mesmo ( incluindo as fontes ) eu poderia sugerir experimentos na parte de inicialização do grub.

Existe para isto a opção vga=xxx, que no seu pode estar ajustado numa resolução baixa como 640x480 resultando neste efeito "de letras gigantes"

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

[]'s

Obrigado é isso mesmo que é o problema na pasta do grup, mas agora não sei o que fasso para editar o comando #GRUB_GFXMODE=640X840 quero mudar para 1280x1024 mas quando tendo digitar la no terminal não muda em nada.

Wagnesio

Não esqueça de abrir o arquivo em modo root.
No Terminal digite sudo gedit /etc/default/grub
e edite a linha que você quer. Salve.
Ubuntu 12.10

Tota

Ola

E complementando o Wagnesio, digite o comando depois de editar:

sudo update-grub

Para atualizar o Grub.

[]'s

x-cloud

Citação de: Tota online 08 de Agosto de 2011, 14:29
Ola

E complementando o Wagnesio, digite o comando depois de editar:

sudo update-grub

Para atualizar o Grub.

[]'s

Epa!! eai fiz esses procedimentos que me passaram, modifiquei o arquivo grub mas inves de jogar dentro da do arquivo txt grub o sistema criou outro arquivo chamado grub só com o codigo que modifiquei. agora tem dois grub e não mudou em nada as letras estão grandes ainda.

Ioca100

Instale o Startup manager, pela central de programas, que existe a possibilidade de mudar a resolução.

Abrir startup manager>avançado>resolução do menu na tela do gerenciador de inicialização , abra a caixa e altere a resolução.
Usuário Linux- 449417

Tota

Citação de: x-cloud online 09 de Agosto de 2011, 16:52
Epa!! eai fiz esses procedimentos que me passaram, modifiquei o arquivo grub mas inves de jogar dentro da do arquivo txt grub o sistema criou outro arquivo chamado grub só com o codigo que modifiquei. agora tem dois grub e não mudou em nada as letras estão grandes ainda.

Com certeza voce digitou algo errado e criou um arquivo novo em alguma pasta.

[]'s

x-cloud

Citação de: Tota online 09 de Agosto de 2011, 18:01
Citação de: x-cloud online 09 de Agosto de 2011, 16:52

Com certeza voce digitou algo errado e criou um arquivo novo em alguma pasta.

[]'s

Então parceiro também pensei que era isso então eu conferi tudo o material que tentei editar, mas apenas criou um novo arquivo no formato Texto que não tem jeito de editar a não ser pelo comando sudo que me passaram logo acima, mas o problema que o arquivo criado foi na mesma pasta com o mesmo nome e só com a linha que eu alterei

esta assim se me lembro

#GRUB_GFXMODE=1280x1024 mas não surge o efeito.

sigur

desculpe me intrometer, mas queria perguntar algo: esse processo que sugeriram acima, para editar o grub, não seria apenas para alterar o tamanho da tela que aparece quando iniciamos o sistema? Depois que entramos no modo gráfico e usamos o tal terminal em tela grande, como ele disse, a aparência é também usada como no momento de iniciar?