Autor Tópico: Modems 3G : Compatibilidades ?  (Lida 7393 vezes)

Offline quarkao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Modems 3G : Compatibilidades ?
« Online: 25 de Julho de 2011, 09:10 »
Bom dia Ubunteiros !


Seguinte, estou precisando saber quais modems estão com sucesso de compatibilidade com o Ubuntu, pois vou ter que comprar um e estou receoso quanto ao investimento.

1 - Podem postar seus modelos e suas operadoras de conexão / acesso ?

2 - Foi fácil ou menos problemática a configuração ?



PS: Só complementando o tópico ..: *Mas que não tem haver com o objetivo desse tópico, apenas complemento.
Encontrei uns tópicos interessantes de instalação de modems no Ubuntu :
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83991.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85230.msg470356.html#msg470356


Grato e atenciosamente.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, 14:20 por quarkao »
Conclusão ao usar Linux : É Artesanal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2011, 17:57 »
Eu tenho um modem Onda MSA405HS da Tim, funciona bem com o usb-modeswitch.
Minha esposa tem um Sony MD300 da Claro, também funciona bem, usava este antes de comprar o outro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2011, 18:34 »
Opiniões?

Tenho um Hawei E1756 Vivo

Offline quarkao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2011, 22:47 »
Eu tenho um modem Onda MSA405HS da Tim, funciona bem com o usb-modeswitch.
Minha esposa tem um Sony MD300 da Claro, também funciona bem, usava este antes de comprar o outro.

Para um usuário não tão avançado, é fácil configurar pelo :

Sistema > Preferência > Conexões de Rede > Banda larga móvel > Adicionar / Editar   ?

Gostaria de algo simples, se possível.

Obrigado zekkerj.
Conclusão ao usar Linux : É Artesanal.

Offline quarkao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2011, 22:47 »
Opiniões?

Tenho um Hawei E1756 Vivo

Ele foi fácil configurar ?

Obrigado, Paulo Correa.
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 22:53 por quarkao »
Conclusão ao usar Linux : É Artesanal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2011, 23:50 »
Eu tenho um modem Onda MSA405HS da Tim, funciona bem com o usb-modeswitch.
Minha esposa tem um Sony MD300 da Claro, também funciona bem, usava este antes de comprar o outro.

Para um usuário não tão avançado, é fácil configurar pelo :

Sistema > Preferência > Conexões de Rede > Banda larga móvel > Adicionar / Editar   ?

Gostaria de algo simples, se possível.

Obrigado zekkerj.
Não, nenhum dos dois funcionou de primeira. Mas não foi difícil colocá-los pra funcionar, com as instruções corretas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2011, 06:38 »
Opiniões?

Tenho um Hawei E1756 Vivo

Ele foi fácil configurar ?

Obrigado, Paulo Correa.
Acho que no caso do Hawei, apanhei, mas por pura inexperiência como nunca tinha pelo menos visto um GNU/Linux em funcionamento completo. O modem tava lá pronto para uso e eu mandando mensagens para o fórum pensando ter problemas.
Enfim é só espetar ele no ubuntu ir no aplicativo de redes marcar conectar automaticamente e pronto; tem também a opção de disponível para todos os usuários que marco também.

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2011, 09:43 »
Prezados,

quando vocês falam que o modem funcionou bem, vocês também conseguiram enviar e receber sms? Pois no meus caso só consigo conectar na net e navegar. Gostaria também de poder enviar e receber sms como no windows. Alguém tem alguma dica?

Não postei aqui o modelo do modem pois não estou com ele em mãos no momento, mas é um da vivo, já utilizei ele com chip da vivo (próprio para internet), com um chip da vivo pré pago (chip normal para ligações com o pacote de 9,90) e também com o chip da TIM.

A configuração no meu caso foi bem tranquila, foi tudo automático pelo Sistema > Preferência > Conexões de Rede > Banda larga móvel > Adicionar / Editar. Já tem até a operadora para escolher. Só que o chip já tem que estar previamente preparado, como por exemplo com crédito ou pacote.

Eu uso o Ubuntu 10.04 LTS

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2011, 10:15 »

Para um usuário não tão avançado, é fácil configurar pelo :

Sistema > Preferência > Conexões de Rede > Banda larga móvel > Adicionar / Editar   ?

Gostaria de algo simples, se possível.

Obrigado zekkerj.
quarkao com o Hawei E1756 foi assim, acho que com mais facilidade, pois é só cclicar com o direito no ícone de rede e editar conexões.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2011, 10:21 »
Prezados,

quando vocês falam que o modem funcionou bem, vocês também conseguiram enviar e receber sms? Pois no meus caso só consigo conectar na net e navegar. Gostaria também de poder enviar e receber sms como no windows. Alguém tem alguma dica?

Não postei aqui o modelo do modem pois não estou com ele em mãos no momento, mas é um da vivo, já utilizei ele com chip da vivo (próprio para internet), com um chip da vivo pré pago (chip normal para ligações com o pacote de 9,90) e também com o chip da TIM.

A configuração no meu caso foi bem tranquila, foi tudo automático pelo Sistema > Preferência > Conexões de Rede > Banda larga móvel > Adicionar / Editar. Já tem até a operadora para escolher. Só que o chip já tem que estar previamente preparado, como por exemplo com crédito ou pacote.

Eu uso o Ubuntu 10.04 LTS
Amigo cnemer no Linux Ubuntu não sei se dá para fazer o que você pretende, sei como é enviar e receber mensagens pelo próprio discador é isso?
Se sim e é isso que estou dizendo "eu" particularmente desconheço se há essa opção de ter um discador no Ubuntu.
Mas quem sabe os gurus daqui não saibam de alguma coisa para solucionar esse seu problema; até porque uso meu modem exclusivamente para navegar e não gosto de receber mensagens nele, por isso o meu desinteresse em um discador para o meu modem.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2011, 12:16 »
...quando vocês falam que o modem funcionou bem, vocês também conseguiram enviar e receber sms?

Ola

Eu não uso, mas pesquisando no google por => Linux+sms

Encontrei => http://jsms.com.br/

Explicação do pacote=> http://www.tuxresources.org/blog/archives/65


Este usa outra abordagem => http://designbuildtestrepeat.wordpress.com/2008/04/29/huawei-e220-on-linux-for-sms/

Tem até servidor de sms => http://ziggi.uol.com.br/downloads/linux/sms-server-tools

[]'s e boas pesquisas

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2011, 13:49 »
O Gerenciador de Redes (Network Manager) não tem a função de gerenciar SMS. Está na lista de desejos pra implementação futura.

Mas existe um programa pra KDE chamado kmobiletools que faz controle de SMS. Está no repositório.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2011, 16:59 »
Que funcione de primeira, só espetar e usar eu conheço 2:

-Huawei E226
-ZTE MF100

O ZTE eu uso atualmente com chip TIM; ele funciona com as informações padrão que o wizzard coloca.
O Huawei, na época que usava (2009) era com a Claro, mas eu precisei trocar o DNS dele nas configurações do Gerenciador de Rede.
Testei uns xing lings mas não funcionaram no Linux (no win funcionaram beleza). Outro detalhe sobre o ZTE é que o leitor de cartão que ele tem embutido não funciona sem muita configuração, só o modem mesmo.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline cnemer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2011, 08:58 »

Estou tentando a dica do Tota
Citar
Encontrei => http://jsms.com.br/
estou tendo alguns erros mas vou passar para o suporte deles.
Tentei também a dica do zekkerj
Citar
existe um programa pra KDE chamado kmobiletools
mas também não consegui. Estou utilizando o gnome, não sei se pode ser por isso mas tenho erro que acredito que seja referente à string de inicialização do modem. Bom, não entrarei em detalhes aqui pois não é o objetivo deste tópico.

Voltando ao assunto do tópico. Agora estou com o modem em mãos. Uso o ZTE MF100. Tranquilo como um grilo.

Offline krathos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Modems 3G : Compatibilidades ?
« Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2011, 20:39 »
o meu modelo é um huawei e173 da claro.

não tive problemas em usá-lo já que ele veio com o discador para linux.
só tive que instalar o mesmo.