Autor Tópico: driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?  (Lida 8312 vezes)

Offline rsalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?
« Online: 24 de Julho de 2006, 10:45 »
Qual a diferença de instalar o driver da nvidia pelo synaptic ou baixar o driver pelo site da nvidia e instalar ? qual a melhor forma ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2006, 23:31 »
As diferenças são: a facilidade e a certeza de ter um Driver proprietário testado pela equipe do Ubuntu que realmente vai funcionar nele.

Você pode encontrar um driver mais recente no site da Nvidia mas vai ter um trabalhão para instalar. Além disso, toda vez que o Ubuntu atualizar o  kernel  você terá que reinstalar o Driver da Nvidia. Já com o pacote do Driver da Nvidia do Ubuntu e o linux-restricted module instalado, ele vai atualizar tudo pra você sem dor de cabeça. Se quiser usar o do site da Nvidia vai ser um grande aprendizado para você.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2006, 06:44 »
Citar
As diferenças são: a facilidade e a certeza de ter um Driver proprietário testado pela equipe do Ubuntu que realmente vai funcionar nele.
Isto não é assim tão correcto, no máximo tem a certeza é de que o driver fica instalado da melhor forma possível no seu sistema, o driver pode não funcionar correctamente na sua placa, por ser proprietário há muito pouco que a equipe do Ubuntu possa fazer.

Citar
Você pode encontrar um driver mais recente no site da Nvidia mas vai ter um trabalhão para instalar. Além disso, toda vez que o Ubuntu atualizar o  kernel  você terá que reinstalar o Driver da Nvidia. Já com o pacote do Driver da Nvidia do Ubuntu e o linux-restricted module instalado, ele vai atualizar tudo pra você sem dor de cabeça. Se quiser usar o do site da Nvidia vai ser um grande aprendizado para você.
Tambem não está muito correcto, instalar o driver da nvidia a partir do site não custa mais do que 2 ou 3 comandos, quanto às actualizações do kernel está correcto, terá que actualizar manualmente.

Muita gente coloca a questão entre utilizar os pacotes ubuntu ou utilizar os originais mais recentes, a minha sugestão é utilizar sempre os pacotes do ubuntu, estão melhor integrados e facilita as actualizações, utiliza apenas programas originais se este resolver um problema ou tiver uma funcionalidade que não tem no pacote de ubuntu.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2006, 10:42 »


Tambem não está muito correcto, instalar o driver da nvidia a partir do site não custa mais do que 2 ou 3 comandos, quanto às actualizações do kernel está correcto, terá que actualizar manualmente.

Lamego, o que é mais fácil para um iniciante que nunca viu um terminal, usar o Synaptic ou colocar comandos numa tela preta que ele nunca usou?


Isto não é assim tão correcto, no máximo tem a certeza é de que o driver fica instalado da melhor forma possível no seu sistema, o driver pode não funcionar correctamente na sua placa, por ser proprietário há muito pouco que a equipe do Ubuntu possa fazer.

Então quer dizer que a equipe do Ubuntu coloca um pacote do Driver da nividia no repositório oficial sem testar?

Mas enfim, o que importa é que o cara consiga usar o Driver!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rsalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 15:08 »
valeu instalei aqui pelo synaptic, minha dúvida era se o driver do synaptic era um driver genérico igual ao que o windows costuma instalar. Mas já que é o driver completo instalei por ele mesmo.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: driver nvidia pelo synaptic ou pelo site ?
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2006, 16:13 »
galactus,
Citar
Lamego, o que é mais fácil para um iniciante que nunca viu um terminal, usar o Synaptic ou colocar comandos numa tela preta que ele nunca usou?
Eu acho mais fácil digitar um comando que não tem que enganar do que procurar um pacote entre milhares, mas é a minha opiniao :)
Citar
Então quer dizer que a equipe do Ubuntu coloca um pacote do Driver da nividia no repositório oficial sem testar?
Não, o que eu quero dizer que a equipa do Ubuntu testa principalmente é a integração do driver no sistema, não o fucionamento com as placas, a NVidia certamente tem ao seu dispôr muito mais recursos para testar o correcto funcionamento do driver para as suas próprias placas.

Sim claro, mas podemos aproveitar para esclarecer que no caso de drivers proprietários a equipa do Ubuntu não tem a capacidade de corrigir problemas tão fácilmente como os pode fazer nos drivers de código aberto. Por isso se encontrar problemas com o driver tem que tentar suporte junto da Nvidia, não da equipe do Ubuntu.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu